CRM para Indústrias: o que Considerar nessa Decisão de Escolha
Assim como qualquer empresa, uma indústria também tem a necessidade de estabelecer relações sólidas com os seus clientes, otimizar os seus processos de vendas e contar com dados precisos para decisões mais assertivas. Um software CRM para indústrias pode impactar de forma muito positiva o funcionamento desse modelo de negócios. Você já conhece o delicado processo de vendas nas indústrias? Confira neste artigo:
- Como é o processo de vendas nas indústrias?
- Como um CRM para indústrias otimiza os processos de vendas?
- As vantagens de um CRM para indústrias
- CRM para indústrias: o que considerar nessa decisão de escolha?
1. Como é o processo de vendas nas indústrias?
Você tem o conhecimento do que é uma indústria? Indústrias são definidas como locais de transformação da matéria-prima até o seu produto final, pronto para o seu consumo. As indústrias podem produzir desde minérios, metais e madeira até alimentos, tecidos e eletrônicos.
As indústrias também possuem um processo de vendas, no entanto, diferente dos diferentes tipos de empresas, o processo de vendas dentro das indústrias pode ser um pouco mais complexo e demorado, além de tratar valores mais altos do que vendas de diferentes segmentos.
Pela questão dos altos valores e o tipo de produto que pode estar sendo negociado, o processo de vendas dentro das indústrias tende a ser um pouco mais delicado, equívocos ou uma má relação com os clientes pode ocasionar em imensas perdas e comprometer diretamente nos lucros da empresa.
E por essa razão – entre outras – um software CRM para indústrias oferece inúmeros benefícios no desenvolvimento da empresa e no relacionamento com a carteira de clientes. Conheça a seguir como um CRM para indústrias otimiza os processos de vendas e quais são as vantagens do uso dessa ferramenta.
Dica de leitura: Carteira de clientes: Como criar a sua?
2. Como um CRM para indústrias otimiza os processos de vendas?
De uma forma geral, as indústrias vendem e fornecem as suas produções para outras empresas (modelo de negócios B2B), funcionando como um fornecedor de produtos, peças e equipamentos. Dessa forma, o principal foco das indústrias deve ser no seu relacionamento com os clientes.
Um relacionamento sólido e transparente com a sua carteira de clientes é fundamental para a fidelização dos mesmos. Uma ferramenta de CRM para indústrias é FUNDAMENTAL para manter essa boa relação com os seus compradores diretos.
Em um software CRM, ficam armazenados (e organizados) todos os dados, conversas, mensagens, negociações, ligações e reuniões realizadas com os seus clientes, tornando o trabalho da equipe de vendas mais simples e otimizada.
Além disso, um CRM para indústrias também ajuda no atendimento personalizado com cada integrante da sua carteira de clientes, você sabia disso? Lidar com pessoas não é sempre a mesma coisa, cada consumidor tem a sua personalidade, suas particularidades e suas necessidades. Com históricos e dados armazenados, é possível oferecer um atendimento único para cada um dos compradores, focando em suas necessidades e criando uma relação sólida e fiel.
3. As vantagens de um CRM para indústrias
Uma ferramenta de CRM apresenta inúmeras vantagens para indústrias de diferentes segmentos, desde a organização e otimização das tarefas de seus colaboradores, mas também influencia no relacionamento com cada cliente de forma geral ou individualizada. Confira a seguir 5 benefícios do CRM para indústrias.
Gestão da carteira de clientes
Os processos de vendas das indústrias são majoritariamente voltados na venda para outras empresas (B2B), o que pode tornar o processo bastante delicado e dependendo de uma boa relação e fidelização de seus clientes.
O sistema CRM para indústrias é uma das ferramentas mais eficientes para a organização e o gerenciamento da carteira de clientes. O armazenamento de informações, dados e interações com cada cliente, localizados em um único lugar (muitas vezes, disponível na palma da mão através dos dispositivos móveis) garante um melhor relacionamento com os compradores da indústria.
Dessa forma, sempre que o vendedor precisar entrar em contato com o cliente, poderá contar com um histórico das interações anteriores, já tendo em mente as necessidades e exigências do seu consumidor. Um CRM para indústrias no gerenciamento dos compradores significa praticidade, dinamismo e fidelização do seu público.
Gestão de novos clientes
Qual empresa não prioriza atrair novos clientes e mantê-los fieis? As indústrias não são diferentes, no entanto, este processo de negociação com novos compradores pode ser demorado e depender de inúmeros orçamentos, especificações de prazos, valores, quantidades, entre outros fatores.
Se uma indústria se aventurar em realizar uma dessas novas negociações de forma manual, sem o auxilio de uma ferramenta CRM, o risco de perder todas as informações ou até mesmo entrar em uma desavença com o possível cliente por conta de informações imprecisas é muito grande.
Com um software CRM para indústrias, é possível manter os dados, interações e orçamentos feitos com um determinado cliente armazenados em um único lugar, além de acompanhar cada etapa da negociação, transparecendo um processo de vendas sólido e bem estruturado, demonstrando maior confiança para o seu comprador e garantindo ainda mais que a venda seja concluída.
Emissão de propostas e orçamentos
Como já citamos anteriormente, o processo de vendas dentro de uma indústria é um pouco diferente dos demais segmentos, por se tratar de valores mais altos. Devido a isso, um CRM para indústrias deve também contar com um recurso de emissão de propostas e orçamentos, que garantem uma melhor negociação entre o vendedor e o cliente.
Além de que, uma das funcionalidades básicas de uma ferramenta CRM, é possibilitar que um vendedor gerencie mais de um processo de vendas ao mesmo tempo de forma organizada, rápida e centralizada.
Otimização das tarefas
Um software CRM para indústrias auxilia também na organização e gerenciamento das tarefas atribuídas para cada equipe ou funcionário. Crie e organize tabelas, listas e adicione lembretes que facilitam na produtividade diária e evitando atrasos.
Outra vantagem oferecida por está função, é a possibilidade de organizar as tarefas através das etapas, podendo visualiza-las por completo, do que já foi feito até o que está em pendencia. Esse recurso é perfeito para otimizar os processos do time de vendas.
Análise completa de dados
Você sabia que um sistema CRM também é uma excelente ferramenta para apoiar a tomada de decisões assertivas dentro de uma indústria? Através da emissão de relatórios precisos e analise completa de dados em tempo real, é possível identificar os principais obstáculos no processo de vendas e desenvolver estratégias para resolve-los antes mesmo de gerarem prejuízos.
Através das métricas e indicadores disponíveis em uma ferramenta CRM, é possível ter uma ampla visualização dos resultados obtidos. Essa função não é só eficiente na criação das previsões de lucros, receita e despesas, mas também para real visão do desempenho da equipe e estabelecer metas e objetivos de maneira assertiva, munidas de argumentos e dados reais.
Outra função muito interessante e muito eficiente de um software CRM para indústrias, é a analise completa do processo de vendas. Dessa forma, é possível estudar de forma detalhada todas as etapas, vendas concluídas, vendas perdidas e vendas em potencial e identificar os principais pontos do que precisa ser aperfeiçoado em cada uma das etapas através da analise dos dados em tempo real.
4. CRM para indústrias: o que considerar nessa decisão de escolha?
Quando estamos falando sobre indústrias não podemos deixar de considerar o seu delicado e demorado processo de vendas, por isso organização e centralização dos dados e informações sobre a sua carteira de clientes, monitoramento das atividades, relatórios detalhados sobre o desempenho das vendas, são algumas das vantagens que citamos, que devem ser consideradas na decisão de escolha de um CRM para indústrias.
Primeiramente, tenha em mente que, o melhor software CRM para indústrias, é aquele que se adequa ao seu modelo de negócios e ofereça as funções que preencham as necessidades da rotina de trabalho da sua equipe de vendas.
Caso você ainda não tenha ideia de como escolher a melhor plataforma CRM para indústrias, que supra todas as suas necessidades e traga melhores resultados para a sua rotina de trabalho, sugerimos que conheça primeiro os diferentes tipos de CRM antes de tomar uma decisão. No entanto, tenha em mente que investir em um software, é também investir no desenvolvimento da sua equipe de vendas e na fidelização de seus clientes.
Gostou das nossas dicas? Qual outra particularidade deveria ser considerada na escolha da melhor ferramenta de CRM para indústrias que ficou de fora dessa lista?