Software CRM | Sistema CRM de Vendas

Webinar: conceito e dicas práticas

Webinar basicamente é um seminário online em vídeo, podendo ser gravado ou ao vivo, o qual em diversos casos a interação da audiência acontece via chat.

Durante a pandemia de Covid-19, o Webinar se tornou uma importante ferramenta de palestras para muitos jovens universitários, já que muitas empresas e profissionais de diversas áreas se disponibilizaram para conversar com esse público.

O Webinar foi capaz de gerar leads, com um custo relativamente mais barato. E em casos em que a transmissão acontece ao vivo, dificilmente sofrem atrasos ou mudanças bruscas.

Muitas organizações descobriram inúmeros benefícios ao executarem um Webinário e passaram a adotá-lo como prática recorrente!

Veja os tópicos que separamos para te ajudar a realizar um webinário de sucesso:

O que é Webinar?

Webinar pode ser encontrado nas redes como “Webinário”, isso acontece, pois é uma abreviação para “web-based-seminar” que em sua tradução livre para o português significa “Seminário feito na internet”. Assim, o Webinar pode ser entendido como um seminário online.

Dessa forma, percebemos que o objetivo principal do webinário seria a criação de um espaço para a apresentação de ideias, só que em ambientes totalmente virtuais, possibilitando o acesso de pessoas ao redor do mundo.

Na contemporaneidade, o Webinar passou a ser a nova forma de apresentar seminários, palestras e apresentações.

Há muitas pessoas que fazem o webinar ao vivo, através de videoconferência ou transmissões ao vivo, quando isso acontece, todo mundo pode acompanhar a apresentação em tempo real e ainda dialogar com os apresentadores via chat.

É possível realizar um webinário ao vivo via Google Meet, Zoom, Youtube ou Instagram, são opções para todos os gostos.

Leia também: Palestra motivacional – vale a pena contratar?

Motivos para organizar um Webinar

Há várias possibilidades de resposta para essa pergunta, já que quem palestra pode estar fazendo isso por conta de diferentes motivos, podendo ser:

É a partir das necessidades da sua empresa e da sua criatividade que seu Webinar irá surgir e o tema também. Mas, não podemos deixar de lado os desafios por trás da organização de um grande webinar, são eles:

Ainda que essa lista seja bastante extensa, todo o esforço se torna válido no momento em que tudo o que foi planejado acontece de forma organizada e conforme o esperado.

Leia mais: Alinhe seus times de marketing e vendas

Como fazer um webinar de sucesso

Ao contrário do que muitos pensam, realizar um webinário é bastante simples e não é preciso de um estúdio profissional e nem de computadores e câmeras de última geração, para começar você só precisa de um computador e um objetivo claro!

Com a finalidade de ajudar você a entender cada passo dessa jornada, separamos as principais atividades que envolvem a criação de um evento ao vivo. Foi preciso separar por datas para que a compreensão seja melhor.

·  3 semanas antes

Lembrando que seu palestrante pode ter uma agenda lotada, convide-o com antecedência.

· 2 semanas antes

· 7 dias antes do evento

· 1 dia antes do evento

· No grande dia do evento

· Após a transmissão

Ufa! Ainda que exista muitas etapas a serem percorridas até o momento final do Webinar, tudo acaba por acontecer de uma maneira bem natural.

Por exemplo, a interação do público, quanto mais eles se interessarem pelo conteúdo abordado, mais eles irão reagir ao chat!

A chave mestra de todo grande webinar de sucesso é a organização que o envolve, afinal, fazer um seminário para tantas pessoas de lugares e com perfis diferentes envolve muita organização e boa vontade!

E-books

Vídeo Bônus – Webinar – como preparar o seu!

Compartilhe
Sair da versão mobile