Software CRM | Sistema CRM de Vendas

Walt Disney – Biografia e Legado

Walt Disney – Biografia e Legado

Você sabe quem foi Walt Disney?

Tenho quase certeza de que esse nome não é desconhecido por você, já que essa marca criada por esse visionário, possivelmente fez parte da sua infância, e talvez, permanece sendo parte da sua vida até os dias atuais!

Aqui falaremos sobre como foi o início da jornada deste empreendedor, o qual criou um verdadeiro universo mágico que encanta tantas gerações ao redor do mundo. Logo, não podemos deixar de comentar também sobre a vida e os ensinamentos de Walt Disney.

Confira:

Quem foi Walt Disney?

Walter Elias Disney, ou simplesmente Walt Disney, foi um animador, cineasta, produtor cinematográfico, roteirista, dublador e empresário.

Disney foi uma das personalidades mais famosas do século XX e permanece sendo até os dias de hoje, por conta do seu legado deixado ao criar a Walt Disney Company, uma das 10 marcas mais valiosas do mundo em 2021, de acordo com a pesquisa anual da Brand Finance.

Podemos afirmar que Walt Disney foi o pioneiro em oferecer uma imersão completa ao público nas histórias que contava através de suas animações e filmes live action, criando um mundo imaginário e único que faz o público acreditar que os sonhos podem ser reais.

Curiosidade: Walt Disney é o maior indicado ao Oscar até hoje, levando 22 das 59 indicações ao prêmio.

Todavia, nem tudo foi um sonho no início…

Walter Disney nasceu em 5 de dezembro de 1901, na cidade de Chicago, em Illinois, nos Estados Unidos. Vindo de uma família de imigrantes (pai de ascendência irlandesa e mãe alemão e inglesa), foi o 4º filho de uma família de cinco irmãos.

Na época em que nasceu, o pai de Walt tinha um pequeno negócio de construção civil que não estava indo nada bem, isso fez com que a família enfrentasse grandes dificuldades financeiras e realizasse diversas mudanças em suas vidas.

A família precisou se mudar para o Canadá para tentar superar as dificuldades, mas se estabeleceu, por um período de tempo, em uma fazenda, na cidade de Marceline, estado de Missouri.

Foi no Missouri que Walt começou a rascunhar seus primeiros desenhos, retratando os animais com quem convivia naquele ambiente, em especial com os cavalos. Seu pai, por outro lado, reprimiu fortemente o interesse do filho em desenhos e sua proximidade com animais.

Em 1910, quando Walt tinha nove anos, sua família precisou se mudar novamente, e dessa vez foram para o Kansas City, já que o patriarca da família estava adoecendo.Foi então que Walt começou a trabalhar.

No Kansas, o pai de Walt adquiriu o direito de distribuição de um jornal local, o que fazia o menino levantar por volta das 3h30 da manhã e realizar a entrega de cerca de 700 exemplares em aproximadamente duas horas, antes de ir para a escola. E não era um trabalho remunerado.

Para ganhar seu dinheiro, em seu tempo livre, trabalhava em uma doceria ou em uma farmácia da região, como também vendia seus desenhos para os vizinhos, lembrando que a persistência de Walt de ganhar a vida com suas ilustrações, apesar da repulsa de seu pai, é uma atitude louvável.

Ainda que tivesse uma rotina desgastante, desde muito novo, já morando em Kansas City, o menino passou a frequentar o curso de desenho do Instituto de Artes da cidade, como formas de aprimorar seus traços e se profissionalizar.

Walt via seus irmãos mais velhos saindo de casa para fugir do difícil convívio de seu pai, Disney se alistou em 1918 para lutar na Primeira Guerra Mundial, porém foi recusado por ser menor de idade. Todavia, conseguiu uma vaga na Cruz Vermelha atuando no conflito como motorista de ambulância, na França.

Após voltar da Primeira Guerra Mundial, Walt voltou a trabalhar com seu pai em Chicago, mas em 1920 percebeu que era o momento de se aventurar em seu sonho de ser artista no Kansas City.

No Kansas chegou a trabalhar como cartunista em um jornal local, mas foi demitido, pois alegaram que faltava criatividade em suas criações. Depois foi trabalhar como criador de anúncios para um amigo de seu irmão, enquanto não conseguia um emprego como artista.

Embora seu início tenha sido sem sucesso, Walt ganhou bastante conhecimento da área publicitária e, em 1920, com apenas 19 anos e junto ao seu amigo Ub Iwerks, criou a Iwerks Disney, uma empresa de animação sediada em um celeiro.

Leia também: Propaganda – O que é e como criar uma campanha eficaz

O legado de Disney

O sonho da empresa própria, a Iwerks Disney durou apenas um mês, e os dois sócios tiveram que voltar ao mercado de trabalho, mas dessa vez como empregados.

Mas dessa vez, Walt Disney conseguiu um serviço como animador de desenhos que eram passados no cinema local antes dos grandes filmes (um curta-metragem, por assim dizer), que o fez ganhar conhecimento e confiança em suas habilidades de animação.

Em meados de 1922, Walt pediu demissão do emprego de animador para abrir a Laugh-O-Gram, uma empresa de animação. A ideia principal era realizar espécies de sátiras animadas de notícias regionais a serem passadas antes dos filmes, no cinema da região.

Posteriormente, para realizar novos trabalhos Walt Disney fez um empréstimo a um banco, porém, antes da conclusão do serviço, a empresa que ele iria prestar serviço fechou as portas, resultando no não pagamento dos produtos entregues.

Logo, Disney ficou endividado e veio à falência, perdendo todos os seus bens, aos 22 anos de idade.

Em 1923, mesmo endividado, mudou-se para a Califórnia, com o desejo de tornar-se diretor de cinema, como seu ídolo Charles Chaplin. Após o fechamento da Laugh-O-Gram, o único projeto que lhe restou foi Alice Comedies, um curta que ainda não havia sido vendido e que mesclava o live action com animação.

Em 17 de maio de 1928 foi exibido, pela primeira vez, o filme “Crazy Plane”, curta protagonizado pelo ratinho que mudaria o mundo do entretenimento, o famoso Mickey Mouse.

A popularidade de Mickey Mouse só veio alguns meses depois, com a exibição do famoso curta “Steamboat Willie”, em 18 de novembro de 1928, que foi um sucesso absoluto, tornando-se uma febre nacional, transformando Walt Disney na primeira celebridade mundial das animações da história.

Em 1932 Walt Disney ganhou seu primeiro Oscar pelo filme “Flower and Trees”.

Depois de alguns anos, em 17 de julho de 1955, em Anaheim, na Califórnia, foi inaugurado o seu novo parque que serviria de vitrine para divulgação de seus personagens e propaganda.

De acordo com Walt Disney, a construção de prédios ao redor do seu parque na Califórnia, após a sua inauguração, estava “quebrando o encanto” que desejava transmitir. Sendo assim, para que nada impedisse a imersão desejada, o empresário adquiriu um espaço de 100 km² e batizou esse novo complexo de parques de Walt Disney World.

Além de imergir nesse mundo mágico, Walt queria que fosse um lugar que transparecesse tecnologia, um espaço verdadeiramente à frente do seu tempo, uma das ideias iniciais era construir uma seção do parque chamada Epcot.

Todavia, esse projeto não foi para frente e Walt não conseguiu ver nem o Epcot e nem o Walt Disney World idealizados, pois em 15 de dezembro de 1966 o mesmo veio a falecer devido a um câncer pulmonar.

Ainda que tenha falecido cedo, com apenas 65 anos, Walt Disney deixou um legado incrível para muitos empreendedores se inspirarem em sua visão de estratégia, coragem e persistência! Além disso, seus parques são capazes de promover experiências surreais para todos aqueles que visitam.

Dica de leitura: Como definir missão, visão e valores da sua empresa

E-books

Vídeo Bônus – A mágica história de Disney

Compartilhe
Sair da versão mobile