Vender pelo telefone exige muito conhecimento sobre o perfil do seu cliente, pois só assim, será possível oferecer uma solução 100% eficaz e consequentemente, acelerar o processo de compra para ele.
Existem muitos vendedores que não são muito fãs de realizar sua prospecção pelo telefone, mas mesmo com diversos outros canais de comunicação, o telefone é o carro-chefe das negociações em diversas empresas.
Por esse motivo, é essencial voltar esforços neste formato para aumentar o número de vendas. Preparamos esse artigo para você aprender a vender pelo telefone e maximizar seus resultados!
Confira os tópicos que você vai ler hoje:
- Qual a importância desse canal de vendas?
- Como aprimorar sua abordagem ao vender pelo telefone?
- 9 dicas que realmente funcionam para vender pelo telefone
- É hora de maximizar seus resultados!
Qual a importância desse canal de vendas?
É fato que a transformação digital vem revolucionando, a cada dia que passa, a área de vendas em diversos aspectos, entre eles os canais de atendimento. Existem diversos canais que facilitam a comunicação entre os vendedores e prospects, como: e-mails, whatsapp, redes sociais, formulários e é claro, a boa e velha ligação telefônica.
Quando o vendedor possui habilidades e bons argumentos, se torna mais fácil o processo do lead entender os benefícios do que está sendo oferecido e ficar mais inclinado a fechar o negócio.
Mas lembre-se, não basta apenas realizar uma ligação e empurrar o produto! É essencial que você estude o cliente, o nicho que está inserido e entenda tudo sobre o produto ou serviço que irá oferecer, para demonstrar autoridade sobre o assunto e realmente conseguir vender pelo telefone.
Nesse artigo iremos focar na importância do telefone, afinal, ele é um grande diferencial para estabelecer uma relação próxima com o seu lead e ganhar a sua confiança.
Agora vamos mostrar algumas dicas para aprimorar a sua abordagem e aumentar a chance de sucesso durante uma negociação. Continue lendo e descubra mais sobre o tema!
Dica de leitura: Métodos de Vendas – Conheça os mais Famosos
Como aprimorar sua abordagem ao vender pelo telefone?
Antes de falarmos sobre as dicas para te ajudar a vender pelo telefone, você precisa entender que esse canal é muito pessoal e precisa de bastante atenção, pois qualquer deslize pode ser invasivo, estamos entendidos? Então vamos lá!
Existem 3 indicadores essenciais que podem ser utilizados para metrificar esse trabalho. São elas:
- Tempo médio de cada ligação;
- Quantidade de ligações feitas por determinado período;
- Feedbacks dos clientes.
9 dicas que realmente funcionam para vender pelo telefone
Agora vamos compartilhar com você 9 dicas que realmente funcionam durante o momento de vender pelo telefone. Continue lendo e descubra abaixo:
1. Conheça seus leads
A melhor maneira de realizar o contato com cada pessoa, é conhecê-lo bem previamente, desde os dados mais superficiais até os mais complexos, incluindo suas dores e o grau de urgência da sua demanda.
Portanto, antes de realizar qualquer abordagem, pesquise a respeito do seu cliente. O site da empresa e o LinkedIn são duas fontes importantes para colher as informações necessárias para vender pelo telefone.
2. Coloque-se no lugar do outro
Ter empatia é fundamental! Vale lembrar que através do telefone, não existe interação face a face, portanto é necessário demonstrar muita confiança para o seu lead. confira algumas dicas que ajudam a demonstrar empatia:
- Chame o cliente pelo nome;
- Não demore para respondê-lo e tirar as dúvidas;
- Mantenha um tom de voz entusiasmado;
- Demonstre interesse;
- Seja educado e honesto.
Durante a sua abordagem, é importante manter o tom de voz agradável e positivo, sem subestimar o cliente ou achar que ele não sabe determinadas informações. Como diz o ditado ‘’o cliente tem sempre razão’’, então cuidado, e esteja sempre a disposição para resolver os problemas que surgirem no decorrer da conversa.
3. Ao vender pelo telefone priorize abordagens humanizadas
A empatia tem muita ligação com realizar uma abordagem humanizada, podemos dizer que as duas dicas andam de mãos dadas.
Se colocar no lugar do outro faz com que o lead perceba que você não está apenas interessado em realizar a venda, mas também em garantir a satisfação durante a compra.
Escute-o atentamente, quanto mais você demonstrar interesse, mais informações irá conquistar durante a ligação, isso facilitará no momento de contornar as objeções de vendas.
Dica de leitura – Vendas Humanizada: conceito e prática
4. Tenha um bom script
Possuir um bom script é essencial para conseguir vender pelo telefone, personalizar esse contato, pode garantir o engajamento dos leads com o produto ou serviço que você está oferecendo.
Quando você toca nas dores reais do seu lead, ele entende os motivos de investir na solução que está sendo oferecida, além de aumentar a satisfação e demonstrar o custo-benefício do negócio.
Comece perguntando se o seu cliente tem um tempo disponível para conversar, é essencial conduzir de maneira genuína os 30 primeiros segundos para captar a atenção do cliente.
Nesse momento descubra qual a melhor hora o para retornar a ligação (se for o caso), não esqueça que essa apresentação deve conter informações como seu nome, empresa e, o mais importante, qual o objetivo do seu contato.
5. Mostre cases de sucesso
Cases de sucesso, depoimentos, prêmios e reconhecimentos são maneiras de provar o que você está dizendo, os dados são provas e dão mais relevância aos argumentos que você está compartilhando com o lead, além de aumentar a relevância da sua oferta.
Nunca divulgue mentiras e informações falsas, compartilhar informações honestas e reais é uma regra que você deve aplicar diariamente.
6. Não force a venda!
Considerando que o seu lead realmente não possua interesse no que está sendo oferecido, fique atento em não forçar a barra e passar do ponto na hora de ofertar o seu produto ou serviço, afinal, isso pode gerar uma má impressão.
Agradeça o contato e encerre a sua abordagem, sem deixar de lado a educação, pois esse contato ainda pode continuar fazendo parte do seu mailing e ser adequado para futuras oportunidades.
7. Método AIDA
Esse método ajuda a guiar o consumidor no funil de vendas durante uma venda pelo telefone e a sigla desse método significa: atenção, interesse, desejo e ação.
Para conquistar a atenção, utilize alguns gatilhos mentais para despertar os desejos subconscientes do seu cliente.
Na fase de despertar o interesse, crie uma proposta de valor irresistível para o seu lead e foque logo em seguida no desejo que ele possui, para isso você precisará conhecer muito bem as dores e dificuldades que o consumidor possui para ser assertivo na sua oferta.
Por último, a ação é o momento de oferecer a solução e fechar a venda. Foco na sua estratégia e boa sorte!
Leitura complementar – O que é o Método AIDA?
Dica Bônus
Agora a dica de ouro para vender pelo telefone, é investir em um bom CRM de vendas, já que ele é capaz de identificar os perfis adequados para cada tipo de abordagem.
Ou seja, o software CRM permite que você construa uma abordagem mais assertiva, alinhando todos os integrantes do seu time e aumentando as chances de sucesso.
Tenha em mente que você não irá conseguir fechar o negócio em uma única ligação, construa uma sequência de ligações e crie um histórico de dados para ter em mãos todas as informações necessárias durante cada contato.
Leitura complementar: Software CRM – Controle Total das suas Vendas
É hora de maximizar seus resultados ao vender pelo telefone!
Esperamos que todas as dicas que foram compartilhadas aqui, sejam úteis para aumentar suas vendas pelo telefone e agora chegou o momento de maximizar seus resultados.
Coloque todos os conhecimentos adquiridos em prática, colha os frutos do sucesso e veja seu negócio prosperar!