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Vendedoras: Qualidades da Mulher em Vendas

Você já parou para pensar em todas as qualidades que tornam as mulheres ótimas vendedoras? Pois neste artigo vamos falar justamente sobre isso.

As mulheres já ocupam uma parte importante no setor de vendas.

De acordo com o mais recente relatório da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), do total de empreendedores especializados em vendas diretas no país, 42,2% são mulheres.

Apesar dos grandes desafios que as mulheres enfrentam para conciliar suas rotinas de trabalho, estudo e família, hoje vamos focar nas qualidades que as tornam realmente diferenciadas no setor de vendas.

As qualidades das vendedoras são as seguintes:

Vamos falar sobre cada uma delas agora mesmo!

As vendedoras sabem expressar suas ideias

As mulheres conseguem expressar de forma mais clara as suas ideias, seja no próprio ambiente de trabalho ou em contato com seus clientes.

Além da clareza, as vendedoras também têm a tendência de serem mais objetivas nas negociações – mesmo nas que envolvem uma conversa mais alongada. Afinal, elas sabem gerenciar melhor seu tempo (a agenda do dia está sempre em suas mentes), o que falaremos logo a seguir aqui no artigo.

Sabem se colocar no lugar de seus clientes

Empatia: palavra tão mencionada ultimamente, mas que as vendedoras já tiram de letra há tempos.

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e, no dia a dia das vendas, isso é fundamental para se criar um relacionamento duradouro com os clientes.

Essa qualidade também é essencial para resolver demandas urgentes e também problemas no atendimento ao cliente.

Mas aqui vale uma atenção especial: vendedoras (e vendedores) precisam de treinamento constante para terem equilíbrio emocional na hora do atendimento; afinal, é sempre um desafio lidar com diferentes tipos de clientes.

Sabem como ninguém organizar a informação no software de CRM e usar para novas estratégias de vendas.

Elas sabem pedir ajuda quando precisam

Outra qualidade interessante das vendedoras é que elas têm mais facilidade na hora de pedirem ajuda e aconselhamento a seus superiores.

Elas sabem que isso não é sinônimo de fraqueza ou de incapacidade, mas de saber que existem pessoas que podem ajudá-las nesse processo de aprendizado e desenvolvimento, encurtando caminhos e tornando o atendimento ao cliente mais rápido.

Não se acomodam em suas carreiras

Vendedoras que se destacam são aquelas que não se contentam com a zona de conforto. Elas sabem que são capazes de atingirem resultados maiores e vão à luta para superar seus limites.

Geralmente, as mulheres têm mais facilidade de verem suas vidas a longo prazo e, por isso, conseguem traçar melhor os caminhos para suas trajetórias profissionais. Ponto para elas!

As vendedoras se adaptam mais rapidamente às mudanças

As mulheres são naturalmente mais adaptáveis às mudanças – e isso é uma ótima habilidade para as vendedoras.

Elas sabem quando precisam utilizar o plano B, como falar com determinado cliente, quais argumentos ajudarão o consumidor voltar a fechar negócio. Elas não se intimidam com mudanças de rota e geralmente seguem suas intuições para tomarem certas decisões.

Leitura complementar – Como acabar com a falta de criatividade em vendas

Organizam melhor o tempo

Por fim, as mulheres que ocupam cargos na área de vendas são muito organizadas. Elas sabem gerenciar o tempo – afinal, não faltam tarefas ao longo do dia, ainda mais fora do ambiente de trabalho.

Por isso, as vendedoras se esforçam ao máximo durante o seu tempo de trabalho e conseguem separar a vida profissional da pessoal – aliás, a empresa também precisa ajudá-las nesse quesito, certo?

O fato é: as vendedoras precisam ser valorizadas nas empresas. É claro que homens e mulheres precisam disso, mas aqui estamos falando delas.

Dica de leitura: Como prospectar pela LinkedIn

Por isso, se você dirige uma empresa com mulheres, vale a pena ouvir suas ideias, seus pontos de vista e como fazer para que elas tenham um ambiente de trabalho saudável e promissor. Isso é um verdadeiro investimento!

E então? Qual é a sua opinião sobre este assunto? O nosso objetivo aqui não foi o de comparar homens com mulheres, mas sim, o de exaltar as características que tornam as vendedoras essenciais no ambiente de trabalho.

No próximo post, vamos falar sobre outro assunto importantíssimo: como desenvolver o controle emocional em vendas – tanto homens quanto mulheres.

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