O que faz um vendedor externo?
Quando pensamos no cargo de vendedor externo, geralmente pode nos vir à mente a ideia de um profissional que bate de porta em porta oferecendo produtos ou serviços.
Mas, na prática, a história é bem diferente. Um vendedor tem várias atribuições, e, para isso, um bom planejamento de vendas precisa fazer parte delas.
Isso quer dizer que o vendedor trabalha tanto fora quanto dentro da empresa. Por isso, ele precisa saber exatamente quais são suas funções para que consiga organizar sua rotina.
Além disso, é importante que os próprios empregadores também tenham consciência dessas atribuições para que também consigam oferecer uma boa estrutura para seus vendedores externos.
Por isso, hoje vamos falar sobre as atribuições de um vendedor externo. São elas:
- Ele precisa mapear as oportunidades de venda;
- Precisa elaborar as propostas comerciais;
- O vendedor externo precisa saber mostrar os produtos e serviços ao cliente;
- Ele negocia preços e condições de pagamento;
- O vendedor também precisa redigir os contratos;
- Cabe ao vendedor externo acompanhar a entrega das mercadorias e dos serviços;
- O vendedor externo também realiza o pós-venda.
A seguir veremos com mais detalhes sobre cada uma dessas funções. Vamos lá?
1. O vendedor externo precisa mapear as oportunidades de venda
Para não cometer o erro de sair batendo de porta em porta na esperança de fechar uma venda, cabe ao vendedor externo fazer o mapeamento das oportunidades de negócio.
Para isso, a empresa precisa fornecer a ele as características do perfil de cliente ideal, para que ele inicie a etapa de prospecção de clientes para, enfim, agendar uma visita.
Aliás, em empresas grandes, geralmente quem faz esse mapeamento prévio é a equipe de marketing – mas, caso isso não seja possível, caberá ao vendedor externo essa função.
2. O vendedor externo precisa elaborar as propostas comerciais
A partir da fase de prospecção de clientes, cabe ao vendedor externo a elaboração das propostas comerciais para cada um deles, de acordo com seus objetivos de compra.
Foi justamente na fase de prospecção que as necessidades dos potenciais clientes foram levantadas e, por isso, fica mais simples elaborar a proposta que será apresentada pessoalmente.
3. O vendedor externo precisa saber mostrar os produtos e serviços ao cliente
Aqui parece meio óbvio, mas um bom vendedor externo precisa realmente entender sobre os produtos e serviços que está vendendo.
Quando ele entende de verdade, além de conseguir fazer demonstrações práticas ao potencial cliente, ele também conseguirá derrubar todas as objeções à compra com argumentos fortes.
4. O vendedor externo negocia preços e condições de pagamento
O vendedor externo precisa ter a liberdade de negociar os valores, as condições de pagamento e outras condições contratuais – dentro do que foi acordado com a empresa.
E é aqui que as empresas precisam se atentar: o ideal é que a própria empresa estipule as margens de negociação em vendas, ou seja, o percentual máximo de desconto e as condições de pagamento. Dessa forma, o vendedor consegue fazer uma negociação que seja vantajosa para os dois lados.
5. O vendedor também precisa redigir os contratos
Cabe ao vendedor a redação dos contratos de venda, pois isso faz parte do processo de fechamento de negócio.
Geralmente, a empresa já possui modelos prontos de contrato e que precisam apenas atualizar algumas informações. Isso reduz o tempo de fechamento da venda.
É importante lembrar que o contrato precisa especificar detalhadamente os direitos e deveres tanto da empresa quanto do cliente.
6. Cabe ao vendedor externo acompanhar a entrega das mercadorias e dos serviços
Essa atribuição também separa os bons dos maus vendedores externos. É importante acompanhar de perto as etapas de entrega dos produtos ou serviços ao cliente.
Isso é importante porque o cliente teve contato com o vendedor – ou seja, ele é o representante da empresa, e, por isso, precisa ter a confiança de que ele está cuidando de todas as etapas da venda.
E caso haja algum imprevisto, o próprio vendedor externo também avisa ao cliente e o tranquiliza, informando que está trabalhando para que o problema seja resolvido.
7. O vendedor externo também realiza o pós-venda
Por fim, também é atribuição do vendedor externo realizar o pós-venda – e, de preferência, presencialmente.
Isso reforça o relacionamento entre cliente e empresa, ajudando no processo de fidelização e compras futuras. O objetivo do pós-vendas é garantir que o comprador tenha uma boa experiência de compras e também de uso do produto ou serviço.
Dica de leitura: 5 Técnicas para Pós-Vendas
Viu como são várias atribuições deste profissional? Pode parecer complicado, mas no dia a dia da empresa e com a prática, todos esses procedimentos ficam simples.
Mas, para isso, os vendedores precisam contar com uma plataforma de CRM e outras ferramentas tecnológicas que ajudem a otimizar processos e a fornecer análises sobre o histórico de visitas, de negociações e de vendas.
Por isso, no próximo post, vamos falar sobre a importância de um bom CRM para aumentar as vendas.
Leitura complementar – Como criar uma estratégia comercial de sucesso!