Você é um vendedor carismático ou há uma dessas pessoas em seu time comercial?
Quem consegue conquistar a atenção e uma boa avaliação por parte de outras graças a essa característica pessoal podem ter um acesso mais fácil a clientes. Afinal, nem tudo se trata de técnicas, funis e outros conceitos importantes de vendas.
A grande pergunta que geralmente fazemos é: afinal, vendedor carismático vende mais?
De primeira, posso responder a você que o carisma, por si só, não garante melhores resultados. Afinal, estamos falando de relações comerciais, não de amizades. Agora, se esse traço de personalidade é combinado com técnicas, aí a coisa muda de figura.
Neste post, vamos debater um pouco mais sobre os impactos de pessoas vendedoras carismáticas no processo de vendas e de que maneira isso pode gerar melhores resultados.
Para isso, passaremos pelos seguintes tópicos:
- O que é o carisma pessoal?
- De que maneira vendedores carismáticos se destacam?
- Como conciliar carisma e atuação técnica?
Acompanhe o post e entenda mais sobre o assunto!
O que é o carisma pessoal?
O carisma pessoal é uma característica de pessoas que conseguem gerar simpatia mais facilmente em outras. Quem tem esse traço de personalidade, geralmente, faz amigos rapidamente e é bem aceito em qualquer círculo social em que chegam. Em outras palavras, são aquelas pessoas que todo mundo gosta e você mal sabe explicar o motivo!
A grande questão quando falamos de carisma é que isso é algo natural. Pessoas carismáticas simplesmente não fazem nenhum esforço para isso. Sua personalidade as torna mais capazes de acessar outras pessoas, seja por um gesto de educação, um bom papo ou a forma de se colocar.
O carisma pessoal é marcado por algumas características mais comuns. Conheça as principais na sequência!
Simpatia
Pessoas carismáticas, geralmente, são também muito simpáticas. Elas sempre transmitem um ar positivo, que nem sempre precisa ser alegre. Por si só, isso já abre caminhos para um aperto de mão firme, um olhar fixo e também uma conversa que se desenvolve naturalmente. Além disso, essa simpatia está sempre ligada a uma abertura e um sorriso.
Capacidade de conquistar pessoas
Quem tem carisma consegue rapidamente conquistar a confiança de outras pessoas. E o principal é que não há realmente nenhum esforço para isso, ao menos na maioria das vezes. A junção de características pessoas faz com que outras pessoas se sintam à vontade e também confiem mais rapidamente, criando um bom sentimento sobre quem é carismático.
Habilidade com as palavras
Pessoas carismáticas também conseguem conversar melhor, já que se sentem à vontade com as palavras. Geralmente, são pessoas que sempre têm assunto e conseguem desenvolver uma boa conversa, leve e descontraída, por horas. Isso, é claro, pode ser muito útil para quem trabalha com pessoas, no caso, vendedores.
De que maneira um vendedor carismático se destaca?
Vendedores carismáticos não necessariamente sabem que são assim. Porém, em alguns casos, essas pessoas sabem que têm maior facilidade para negociações comerciais e criação de vínculos. Essas características abrem muitas portas e, muitas vezes, são um fator a mais para conseguir fazer com que clientes reduzam suas objeções em vendas ao máximo.
A seguir, entenda de que maneira um vendedor carismático consegue aplicar essas características para vender mais!
Capacidade de criar vínculos de confiança
Quem tem carisma consegue se aproximar de pessoas de maneira muito orgânica, sem que aquilo pareça algo forçado. Por mais que vendedores estejam estabelecendo uma relação profissional com clientes, isso também é facilitado pelo carisma. Afinal, é nos detalhes que se consegue criar uma conexão sólida entre pessoas.
A forma de falar, a credibilidade transmitida no tom de voz, a simpatia e a boa conversa são alguns fatores que garantem a criação de vínculos de confiança. Se falamos de vendas, acredite: isso simplesmente faz toda a diferença! Logo, um vendedor carismático conquista clientes com maior facilidade.
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Facilidade de demonstrar autoridade
Um vendedor carismático tem maior atenção das pessoas com as quais negocia. Isso é fundamental para que ele consiga falar sobre o produto, as soluções e, principalmente, de que maneira o que vende é capaz de resolver a dor desse cliente. Tudo que esse vendedor fala é encarado como algo relevante e realmente concreto.
Quem tem essa abertura, naturalmente, consegue construir autoridade em torno de si em relação a um determinado assunto, no caso, o segmento de produto vendido. Dessa maneira, vendedores carismáticos têm maior voz em relação aos clientes e conseguem ser ouvidos como pessoas que realmente entendem do que falam.
Habilidade para escutar
Carisma não se constrói apenas com discursos e com a posição de voz ativa em negociações. Pessoas que têm essa característica, geralmente, também costumam ser atenciosas e boas ouvintes. Afinal ninguém gosta de pessoas que só falam e não dão espaço para outras. Em vendas, saber ouvir é fundamental!
Um vendedor carismático, portanto, é um excelente ouvinte e faz isso com toda atenção para entregar a melhor oferta para o cliente em potencial, ou cliente fidelizado. Afinal, se você entende as dores do consumidor, consegue saber o que ele precisa. Logo, a oferta é muito mais adequada e tem chances muito maiores de conversão.
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Como conciliar carisma e atuação técnica?
Um vendedor carismático não pode apoiar seu trabalho e negociações e gestão de vendas apenas e suas caraterísticas pessoas. De fato, vendedores carismáticos vendem mais, mas só quando sabem que essa qualidade precisa ser usada como algo a mais em meio às técnicas de negociações e recursos de vendas necessários.
Bons vendedores precisam trabalhar com a gestão de relacionamento com o cliente, ou seja, precisam ter um sistema CRM no suporte de suas rotinas. Isso vai garantir organização para conseguir fechar mais vendas, abordar pessoas na hora certa e ainda conseguir fidelizar pessoas que já são clientes.
Um vendedor carismático também precisa estar sempre atento aos resultados de vendas! Dados de consumo, preferências de consumidores e indicadores de vendas ajudam muito a dar suporte ao trabalho. Unir isso tudo ao carisma é o caminho para crescer na profissão e conseguir grandes resultados.
Um vendedor carismático tem características que o ajudam muito, mas não vendem por si só. É preciso trabalho estratégico e técnico, o que se consegue com esforços e com o suporte das tecnologias existentes atualmente.
A prospecção de clientes é uma das rotinas que vendedores precisam fazer. Saiba como conseguir melhores resultados e como executá-la da melhor forma!
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