Vendas porta a porta – quando vale a pena usar esse método?

vendas porta a porta

O método de vendas porta a porta tem como intuito identificar que a venda é ativa e não passiva. Ou seja, o cliente não vai até a sua loja para questionar sobre o preço do produto que você está vendendo ou ainda retratar as dores dele.

O objetivo é o vendedor ir até ele, no conforto de sua casa e descobrir suas dores e ainda fazer ofertas irresistíveis.

A venda nada mais é que a junção de dois fatores sendo eles, a oferta de valor seguida pela recompensa por essa oferta. Sendo essa a ideia inicial de venda, você já parou para pensar sobre a eficiência de fato da venda porta a porta?

Veja a seguir os tópicos que separamos para responder essa pergunta!

  • O que é vendas porta a porta?
  • 7 dicas de como vender porta a porta
  • CRM o software que te ajudará com as vendas

O que é vendas porta a porta?

Como já dito anteriormente, a venda porta a porta consiste em ofertar um valor na casa da pessoa. É o que chamamos de prospecção fria que acontece por meio de visitas demonstrando produtos e serviços para os consumidores.

Essa ação direta aos possíveis consumidores garante uma maior oportunidade de vendas e um ganho por parte daqueles que praticam esse sistema comercial.

Uma das apostas das vendas porta a porta são os produtos de consumo continuado, já que é por isso que eles conseguem garantir tanto uma carteira de clientes quanto a fidelização de vendas.

O que faz esse método dar muito certo são os seguintes fatores:

  • Necessidade: Há necessidade por parte de consumidores;
  • Tempo: ganha-se tempo, visto que os consumidores recebem o produto sem sair de suas casas;
  • Dinheiro: para os revendedores, há a oportunidade de ganho;
  • Confiança: afinal, há todo um marketing direto no qual gera confiança e garantia de entrega do que se oferta.

De acordo com dados estatísticos disponibilizados pela Associação Brasileira das Empresas e Vendas Diretas (ABEVD), mais de 4 milhões de empreendedores movimentaram cerca de R $45 bilhões utilizando o método de vendas porta a porta.

Tais resultados foram impulsionados principalmente pelo período de crise econômica, o qual fez muitas pessoas desempregadas irem atrás das vendas porta a porta para conseguirem uma fonte extra de renda.

Lembrando que os produtos comercializados por essa modalidade são vários, como cosméticos, roupas, calçados, joias e bijuterias, artigos de cama, mesa e banho, planos de telefonia e internet e muito mais.

A venda direta é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam trabalhar de forma autônoma ou ainda ter uma renda extra.Afinal, vender é a principal atividade de um negócio, independentemente do tamanho e do segmento.

Leia também: Programa de fidelidade- Vale a pena criar um? 

7 dicas de como vender porta a porta

Caso você esteja seguindo as mesmas estratégias de pessoas que vendem por telefone, com ajuda de marketing digital ou até mesmo dentro de um estabelecimento pessoal, esqueça agora tudo o que já aprendeu e siga as dicas a seguir!

1. Saiba tudo sobre o produto que está vendendo

A primeira dica de como vender porta a porta é conhecer bastante o produto que você deseja vender. Pense em chegar na casa do cliente e não saber nada sobre as funcionalidades e características do que está vendendo, seria uma situação bem desagradável.

Por isso, estude e conheça ao máximo aquilo que está vendendo para ter argumentos válidos na hora de convencer seu consumidor em potencial a comprar, transmita segurança e confiança no momento da venda.

2. Nas vendas porta a porta estude antes o seu público-alvo

É de vital importância conhecer o público-alvo dos seus produtos para que o sucesso das suas vendas seja garantido!

Antes de iniciar todo o processo de venda, faça as seguintes perguntas:

  • Quais são as principais necessidades e características dos seus prospects?
  • Quem é o decisor de compras na casa que você está visitando?
  • Qual o perfil socioeconômico dos seus potenciais clientes?

A partir dessas respostas comece seu processo de vendas mais focado e com mais certeza de que está indo em direção ao sucesso!

3. Ofereça demonstrações do seu produto

Nas vendas diretas, o cliente gosta de ter certeza sobre o produto que estará prestes a adquirir. Assim, seja aquele vendedor que oferece ao consumidor demonstrações do seu produto para que ele possa testar a solução antes de comprá-la.

Um exemplo dessa ação são as amostras grátis de perfume que costumam vir em embalagens cilíndricas menores. Dessa forma, mesmo que seu cliente não compre naquele momento, ele se lembrará do seu produto e pensará em fechar negócio com a sua marca posteriormente.

4. Utilize a tecnologia a favor das suas vendas

Com os avanços das tecnologias, as empresas podem contar cada vez mais com os softwares como aliados. Mesmo em vendas porta a porta as tecnologias são aliadas, pois podemos enviar fotos das ofertas por mensagem em aplicativos de conversas instantâneas para os prospects, por exemplo.

Além disso, há aplicativos que podem facilitar no agendamento de visitas e ainda enviar alertas sobre os lançamentos e promoções.

5. Planeje as rotas que você irá seguir

É preciso planejar as rotas que seus vendedores porta a porta irão seguir, senão suas vendas não serão eficazes.

Engana-se quem pensa que esse modelo de vendas consiste em sair batendo aleatoriamente de porta em porta oferecendo produtos. É necessário planejar as casas que vocês pretendem visitar naquele dia estabelecendo a periodicidade adequada.

6. Não seja inconveniente ao tentar vender seus produtos na vendas porta a porta

Poucas são as coisas desagradáveis que um vendedor pode fazer, mas saiba que fazer um cliente comprar o seu produto a qualquer custo é a coisa mais desagradável que um vendedor porta a porta pode fazer. Não seja um vendedor chato!

A partir do momento que o cliente expressar desinteresse na sua oferta, não force nada. Agradeça pela atenção e mostre que você está à disposição caso ele mude de ideia.

7. Destine um bom orçamento para a capacitação do seu time

Procure cursos, mantenha-se sempre informado sobre o setor dos seus produtos, participe de workshops e de qualquer outra atividade cujo objetivo seja o aprimoramento das suas estratégias de vendas.

Quanto mais capacitado um vendedor é, maior é a credibilidade que ele conseguirá passar aos seus clientes.

Dica de leitura: Capacidade de aprender e de aplicar

E aí, gostou de saber mais sobre o método de vendas porta a porta? Viu como ele pode ser muito favorável para a sua empresa?

Como dissemos ao longo do texto, as tecnologias estão chegando para revolucionar o mercado de vendas e elas são cada vez mais capazes de ajudar os vendedores, uma prova disso é o sistema CRM, o qual está ajudando cada vez mais os empresários, quer saber como? Confira o tópico a seguir.

CRM, o software que te ajudará com as vendas

O Customer Relationship Management está revolucionando as vendas, pois ele é capaz de fazer a gestão de dados e ainda emitir relatórios que vão te ajudar a identificar onde estão os gargalos que impedem o alavanque das suas vendas.

No caso das vendas porta a porta, o software CRM pode te ajudar a organizar quais são os clientes que serão visitados e os que já foram, impedindo que um mesmo cliente receba a sua visita duas vezes em um curto período de tempo e um outro não receba nenhuma visita.

Não perca mais tempo, saiba agora o que é o CRM de fato e alavanque ainda mais suas vendas.

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Vídeo bônus – Vendedor Chato o Persistente

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