Venda direta – quando usar essa metodologia?
Venda direta em muitos casos é fortemente associada ao marketing multinível, pois ambos possuem a mesma força motriz de divulgação e conversão, em outras palavras, a venda acontece de uma pessoa para outra, sem precisar de alguém intermediando esse comércio.
A venda direta acontece quando eu vendo um quadro que eu fiz para uma pessoa, ou uma pessoa pode comprar o meu quadro em uma galeria de arte, por exemplo. Na primeira situação ocorre o que chamamos de venda direta, e a segunda acontece por meio de um intermediário.
No caso do marketing multinível, o consumidor também pode comprar o quadro do vendedor, mas esse, além de ter o lucro da compra, também terá ganhos com os percentuais das vendas de outros vendedores que tenha indicado, criando níveis abaixo dele.
Perceba que as vendas são parecidas, mas não são iguais! Elas contam acima de tudo com estratégias diferentes, tanto para quem deseja ser um vendedor quanto para as empresas que pensam em adotar esse modelo de vendas em seu negócio.
Confira a seguir as dicas que separamos para ajudar você, empreendedor!
- O que é venda direta?
- Quais os benefícios da venda direta
- Dicas para otimizar seus resultados
O que é venda direta?
Para aqueles que estão imersos no mundo das vendas, o melhor jeito de definir o método de venda direta é dizer que ele se trata de um modelo de distribuição e vendas, o qual aposta na forma de trabalho de vendedores independentes, autônomos ou freelancers para a realização de produtos.
Dessa forma, esse método pode ser praticado tanto por aqueles que produzem o produto, quanto por um representante de uma empresa ou empreendedor que monta seu próprio estoque de vendas e vende diretamente para o seu público-alvo.
Podemos afirmar que os principais modelos de venda direta são:
- Porta a porta
- Catálogo
- Party Plan
- Consultoria
Diferentemente dos vendedores CLT ( Consolidação das Leis Trabalhistas), aqueles que praticam a venda direta são remunerados exclusivamente pela comissão sobre cada conversão realizada.
Não podemos deixar de citar que também é responsabilidade dos vendedores diretos as contribuições previdenciárias e enquadramentos fiscais, como e se a modalidade da venda estiver enquadrada, tornando-se um microempreendedor individual (MEI).
Os meios e materiais de promoção de suas vendas fazem parte de sua estratégia, e por isso, precisam estar incluídos nos investimentos particulares que precisam ser feitos.
Assim, fica claro que são os vendedores diretos os responsáveis pela determinação das estratégias de vendas, carga horária que pretendem dedicar ao trabalho, canais de divulgação que serão utilizados e acima de tudo pelo público-alvo que pretendem trabalhar.
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Quais os benefícios da venda direta
A priori, a quantidade de obrigações e desafios da venda direta parecem ser maiores do que os benefícios que ela traz para os vendedores e empresas que adotam essa metodologia, entretanto, muitas empresas de expressão mundial puderam crescer a partir do momento em que adotaram as vendas diretas para alavancar seus resultados.
Veja a seguir a lista de benefícios que a venda direta pode trazer para a sua empresa:
1. Crescimento notável do mercado
O mercado de venda direta possibilita muito espaço para crescer, e um público muito aberto para recebê-lo. Os clientes almejam e valorizam boas experiências de consumo que sejam personalizadas e únicas, e nada melhor do que oferecer uma negociação próxima ao seu consumidor.
Assim, para os vendedores isso se torna um ponto positivo, afinal, as empresas passarão a investir nesse modelo de abordagem para expandir seus resultados comerciais.
Com isso, as lojas e empresas que investirem nesse modelo de distribuição também se beneficiarão pelo público sendo mais receptivo para esse tipo de venda e também com a versatilidade dos vendedores, uma vez que nem todas as empresas dessa modalidade possuem exclusividade para seus representantes.
2. Na venda direta há maior proximidade do cliente com a empresa
A proximidade com o consumidor também é um benefício que ganha destaque quando falamos sobre venda direta, afinal, quando se tem um relacionamento frequente as chances de receita recorrente aumentam, a fidelização e até a indicação para outros consumidores em potencial.
Lembrando que esse modelo também permite a coleta de feedbacks e percepções sobre os produtos e serviços de forma mais clara e realista.
3. Custo reduzido
As empresas entendem que os recursos humanos são um dos maiores custos para um negócio, principalmente para aquelas que precisam de uma força de vendas grande.
Quando adotamos o modelo de venda direta, a empresa é capaz de eliminar custo considerável de suas finanças e outros indireto, como a redução dos investimentos em divulgação.
Custos com a impressão de revistas e catálogos, contratação de influencers e outras estratégias de marketing podem, portanto, ser recuperados de forma simples, devido a força de venda mais engajada na hora da conversão.
Há outras vantagens que podemos listar, são elas:
- Facilidade que o consumidor encontra para comprar os produtos da marca, visto que estão sendo oferecidas de maneira mais próxima ao cliente;
- Permissão para conquistar a renda extra por profissionais que estejam atuando em outros mercados, garantindo que tenham diferentes públicos que podemos oferecer os produtos;
- Aumento na cobertura territorial de vendas, ou seja, os representantes podem se inscrever para realizar as vendas diretas onde quer que estejam.
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Dicas para otimizar os seus resultados
Sabendo que há diversas maneiras para facilitar uma venda, é preciso ter foco na hora de planejar uma boa estratégia que tenha como retornos bons resultados tanto para a empresa quanto para o vendedor.
Estude sobre seu público-alvo
O relacionamento com o cliente é muito próximo quando adotamos o método de venda direta e por isso, é dever do vendedor compreender as necessidades, desejos e dificuldades para conseguir elaborar a melhor forma de abordar e os melhores produtos para oferecer para esse cliente.
Há muitos vendedores que adotam as redes sociais como seu principal meio de divulgação e distribuição, já que o seu público está todo concentrado no meio digital. A criação de uma persona pode ajudar a personalizar as ações de marketing.
Saiba tudo sobre os produtos e serviços que estão sendo vendidos
Nada melhor para o consumidor do que comprar seus produtos com vendedores que possuem pleno domínio e conhecimento daquilo que estão vendendo. Saber responder todas as dúvidas, benefícios e características dos produtos para o seu cliente aumentam suas chances de concluir uma venda.
Faça um atendimento personalizado
A venda direta, já pode ser considerada como um modelo personalizado, todavia, é mais do que necessário ir além das relações interpessoais, já que nem sempre conseguimos adotar o modelo porta a porta.
Assim, mesmo quando usamos a tecnologia como email marketing, por exemplo, é de vital importância criarmos soluções que personalizem o atendimento e façam com que o cliente se sinta único e especial durante aquela oferta.
Faça a gestão do seu estoque de produtos
Para todas as empresas, independente do modelo adotado, a fidelização e satisfação total do cliente são cruciais. Por isso, fazer o relacionamento pós-venda é determinante para garantir uma receita regular.
Com o avanço das tecnologias ficou mais fácil encontrar recursos que podem te ajudar a organizar seu estoque de vendas e o seu relacionamento com os clientes através da comunicação nas redes sociais.
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Não deixe de conhecer as maravilhas que o software CRM pode fazer na sua vida! Afinal, esse sistema de gestão vai te ajudar na hora de organizar os dados das suas vendas e ainda pode emitir relatórios que vão te auxiliar a descobrir onde estão os gargalos que impedem que suas vendas alavanquem.
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