Vantagens do CRM para Pequenas Empresas
Ninguém mais duvida da força das pequenas e médias empresas na economia brasileira, mas poucas ainda aproveitam as vantagens do CRM para pequenas empresas.
Elas são vitais na geração de empregos, na capacidade de inovar e no crescimento do país.
Ainda assim são poucas as que usufruem das vantagens do CRM para pequenas empresas para profissionalizar seu departamento de vendas.
O motivo? Poucos micros e pequenos empresários sequer sabem da existência da ferramenta.
O software de CRM online auxilia na profissionalização da gestão comercial e no gerenciamento no relacionamento com o cliente.
Mais do que isso, é decisivo para aumentar as vendas ao definir um norte para o vendedor.
Algumas vantagens que você verá nesse post:
- Atrair e reter talentos
- Feedback
- Gestão das vendas nas nuvens
- Processos de vendas bem definidas
É sabido que nas pequenas empresas a rotatividade de pessoas é sempre um problema.
Atrair e reter talentos não é fácil para quem tem poucos recursos e ainda uma pequena estrutura para competir com os grandes players do mercado.
Ainda assim, quem tem um pequeno negócio, não deve usar os argumentos acima como desculpas para a desorganização e excesso de centralização em suas operações.
Gerir uma equipe de vendas requer uma liderança proativa e que tenha como qualidade maior saber dar feedback.
Feedback nos aspectos comportamentais e em relação a aplicação do método de vendas definidos pela organização.
Assista ao vídeo – Como dar um feedback
O software de CRM para pequenas empresas, como o Clientar, sinaliza a quantas andas o desempenho de cada vendedor.
Assim evita o achismo e traz foco nas ações da sua equipe comercial.
Outra qualidade de qualquer CRM de Vendas é o fato de estar nas nuvens.
Isso significa agilidade na busca de informações.
Acesso em qualquer lugar que tenha internet e sensível melhora na comunicação.
O que reduz drasticamente os custos operacionais e traz enormes vantagens do CRM para pequenas empresas.
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Está mais do que na hora da pequena e média empresa começar a “pensar grande”.
Longe de querer só aumentar sua estrutura o “pensar grande” significa um alto grau de profissionalização.
Isso quer dizer definição clara de processos, metas e indicadores de gestão e o alinhamento entre o planejado e o executado na área comercial.
Um software de CRM como o Clientar não se preocupa somente com a gestão das vendas, estoque ou emissão de NF, isso é para o ERP, mas sim com o desempenho da estratégia comercial definida.
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Informações sobre como anda a:
- prospecção de novos clientes,
- recuperação de inativos,
- quem são os maiores ou menores clientes ativos de um determinado período, e
- gestão das propostas emitidas, ganhas ou perdidas.
O que citei acima são apenas alguns poucas vantagens do CRM para pequenas empresas e exemplos de como o pequeno e médio empresário pode se beneficiar do CRM na gestão do seu negócio.
Normalmente o sonho de qualquer pequeno empresário e ver seu negócio crescer, frutificar, ser rentável e sustentável.
Sem ferramentas de gestão como o sistema de CRM essa missão fica praticamente impossível.
O caos se instala e apagar incêndios corporativos passa a ser a tônica diária, o que consome tempo, esforço e capital de quem já tem pouco para investir.
O recado deste artigo é bem simples:
Sim, existem enormes vantagens do CRM para pequenas empresas e elas podem e devem fazer uso de ferramentas de gestão, como o software de CRM ou qualquer método que ajude a empresa a crescer, se modernizar e, principalmente, profissionalizar seu método de trabalho e assim criar uma percepção de valor junto ao seu cliente.
Ser pequeno está longe de significar amadorismo na gestão.
No final das contas o modo de pensar do empresário e quem define se o seu negócio será eternamente pequeno ou grande e isso só depende de você.
Dica de leitura – Qual o melhor CRM para pequenas empresas?