Vantagens do CRM para Pequenas Empresas

gestor aprendendo sobre as vantagens do CRM para pequenas empresas

Ninguém mais duvida da força das pequenas e médias empresas na economia brasileira, mas poucas ainda aproveitam as vantagens do CRM para pequenas empresas.

Elas são vitais na geração de empregos, na capacidade de inovar e no crescimento do país.

Ainda assim são poucas as que usufruem das vantagens do CRM para pequenas empresas para profissionalizar seu departamento de vendas.

O motivo? Poucos micros e pequenos empresários sequer sabem da existência da ferramenta.

software de CRM online auxilia na profissionalização da gestão comercial e no gerenciamento no relacionamento com o cliente.

Mais do que isso, é decisivo para aumentar as vendas ao definir um norte para o vendedor.

Algumas vantagens que você verá nesse post:

  • Atrair e reter talentos
  • Feedback
  • Gestão das vendas nas nuvens
  • Processos de vendas bem definidas

É sabido que nas pequenas empresas a rotatividade de pessoas é sempre um problema.

Atrair e reter talentos não é fácil para quem tem poucos recursos e ainda uma pequena estrutura para competir com os grandes players do mercado.

Ainda assim, quem tem um pequeno negócio, não deve usar os argumentos acima como desculpas para a desorganização e excesso de centralização em suas operações.

Gerir uma equipe de vendas requer uma liderança proativa e que tenha como qualidade maior saber dar feedback.

Feedback nos aspectos comportamentais e em relação a aplicação do método de vendas definidos pela organização.

Assista ao vídeo – Como dar um feedback

O software de CRM para pequenas empresas, como o Clientar, sinaliza a quantas andas o desempenho de cada vendedor.

Assim evita o achismo e traz foco nas ações da sua equipe comercial.

Outra qualidade de qualquer CRM de Vendas é o fato de estar nas nuvens.

Isso significa agilidade na busca de informações.

Acesso em qualquer lugar que tenha internet e sensível melhora na comunicação.

O que reduz drasticamente os custos operacionais e traz enormes vantagens do CRM para pequenas empresas.

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Está mais do que na hora da pequena e média empresa começar a “pensar grande”.

Longe de querer só aumentar sua estrutura o “pensar grande” significa um alto grau de profissionalização.

Isso quer dizer definição clara de processos, metas e indicadores de gestão e o alinhamento entre o planejado e o executado na área comercial.

Um software de CRM como o Clientar não se preocupa somente com a gestão das vendas, estoque ou emissão de NF, isso é para o ERP, mas sim com o desempenho da estratégia comercial definida.

Leia também – Automação comercial – ERP e CRM

Informações sobre como anda a:

  • prospecção de novos clientes,
  • recuperação de inativos,
  • quem são os maiores ou menores clientes ativos de um determinado período, e
  • gestão das propostas emitidas, ganhas ou perdidas.

O que citei acima são apenas alguns poucas vantagens do CRM para pequenas empresas e exemplos de como o pequeno e médio empresário pode se beneficiar do CRM na gestão do seu negócio.

Normalmente o sonho de qualquer pequeno empresário e ver seu negócio crescer, frutificar, ser rentável e sustentável.

Sem ferramentas de gestão como o sistema de CRM essa missão fica praticamente impossível.

O caos se instala e apagar incêndios corporativos passa a ser a tônica diária, o que consome tempo, esforço e capital de quem já tem pouco para investir.

O recado deste artigo é bem simples:

Sim, existem enormes vantagens do CRM para pequenas empresas e elas podem e devem fazer uso de ferramentas de gestão, como o software de CRM ou qualquer método que ajude a empresa a crescer, se modernizar e, principalmente, profissionalizar seu método de trabalho e assim criar uma percepção de valor junto ao seu cliente.

Ser pequeno está longe de significar amadorismo na gestão.

No final das contas o modo de pensar do empresário e quem define se o seu negócio será eternamente pequeno ou grande e isso só depende de você.

Dica de leitura – Qual o melhor CRM para pequenas empresas?

E-books

Vídeo Bônus – O que é um software de CRM?

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