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Vantagens das Ferramentas de Vendas

Na hora de fechar uma venda, todos sabemos que toda ajuda e auxílio são bem-vindos, não é mesmo? Nesse artigo então, vamos falar sobre as vantagens das ferramentas de vendas! O que são essas ferramentas, quais usar, as vantagens que elas trazem e muito mais. Continue a leitura!

O texto está dividido nos seguintes tópicos:

O que são ferramentas de vendas

Antes de avançar com o conteúdo do artigo, precisamos entender bem o que são as ferramentas de vendas e para que elas servem.

Resumidamente, uma ferramenta de vendas é um software, sistema ou aplicativo que otimiza as vendas, organiza dados, agiliza atividades, presta um atendimento rápido e organizado aos clientes, além de fazer muitas outras funções.

Diariamente, são utilizadas ferramentas com o intuito de melhorar todos os processos das etapas de vendas, de forma bem rápida e precisa. Há vários softwares disponíveis no mercado, com uma série de vantagens, e com certeza, tem algum por aí que será útil e de seu interesse!

Qual a importância em usar

Agora que já contextualizamos um pouco sobre as ferramentas de vendas, vamos entender por que é importante tê-las por perto na hora de cuidar da sua empresa!

Não ter essas ferramentas é um atraso perante o mercado. Ninguém mais carrega pastas enormes com documentos bagunçados, nem mesmo tem guardada uma lista telefônica cheia de telefones e nomes desatualizados, não é? A sociedade evolui e as empresas não podem ficar de fora.

O aplicativo, sistema ou software vem para facilitar o dia a dia para os vendedores. Ele garante a agilidade e produtividade na empresa, além de fazer com que os vendedores possam direcionar maior atenção a questões mais urgentes e que requerem cuidado e toque humano.

Com o uso das ferramentas de vendas adequadas, fica bem mais fácil lidar com as vendas e dados importantes dos clientes. Portanto, não deixe de fora essas ferramentas, elas vão te dar todo o suporte necessário para gerenciar a sua empresa, seus funcionários e seus clientes.

Leia também: Ferramentas de vendas que você deve usar

Vantagens das Ferramentas de Vendas

As vantagens das ferramentas de vendas são inúmeras e com certeza vão te convencer de que é sempre uma boa hora para contratar o serviço. Aqui, listamos algumas dessas vantagens, veja só:

Aqui listamos apenas algumas das vantagens das ferramentas de vendas, mas saiba que tem muito mais!

Dica de leitura: 21 Técnicas para Vender Mais

Como as ferramentas podem ser usadas

Há diferentes tipos de ferramentas de vendas e cada uma conta com seus benefícios. De forma resumida, vamos listar quais os tipos que você pode encontrar:

Marketing

Graças à ferramenta, é possível cuidar de todos os processos das campanhas de marketing.

É nesse momento em que você consegue gerar leads e atrai-los para suas vendas. É possível também automatizar algumas tarefas – como mandar e-mails ou disparar anúncios. Ela funciona como uma ajudinha extra para auxiliar em toda a campanha de marketing e acompanhar seu processo e resultados.

Conferência de dados e resultados

Uma das vantagens das ferramentas de vendas é que você pode acompanhar em tempo real, e de qualquer lugar, os resultados obtidos nas campanhas ou nas vendas. Também pode armazenar os dados para, futuramente, levantar comparações ou definir com maior controle os objetivos de vendas.

Mais uma das vantagens das ferramentas de vendas: troca de mensagens

Independentemente do setor no qual você esteja, é preciso comunicar-se com outros setores, seja para fechar uma venda, para assinar um acordo, para marcar uma reunião… Com o uso de aplicativos e sistemas, você consegue conversar com seus colegas mais facilmente e de maneira instantânea, como no seu WhatsApp mesmo. Não só em casos de mensagens internas, mas também facilita a troca de mensagens com os clientes, durante o processo de follow-up, por exemplo.

Comunicação

Uma ótima forma para facilitar a comunicação interna e com os clientes é com um sistema adequado. Não importa qual seja o comunicado, ele é disparado num piscar de olhos, com eficiência e rapidez. Da mesma forma, você consegue retornos rapidamente.

Videoconferências

Seja para reuniões internas ou até mesmo para apresentação de planos aos clientes, a demanda por videoconferências dispara em empresas brasileiras, principalmente após a pandemia decorrente da Covid-19. É uma das vantagens das ferramentas de vendas mais bem aproveitada nos dias de hoje. Em qualquer lugar, a qualquer momento, você consegue falar com quem for preciso e, literalmente, se mostrar presente e interessado no assunto. É muito importante ter um aplicativo próprio para isso!

Integração entre plataformas

Muitas das vezes, você não consegue ter acesso a todas as plataformas ou sistemas necessários porque eles trabalham de forma independente um do outro. Com a ferramenta adequada, você consegue ter tudo junto em um único ambiente de forma organizada e segura.

Gestão de tarefa

A melhor maneira para não se perder no andamento dos projetos e afins, é com uma ferramenta capaz de organizar as tarefas. Ordenar por setor, datas ou prioridades. A partir disso, o gestor pode distribuir tarefas entre os colaboradores, acompanhar o andamento de cada etapa e gerenciar tudo de forma prática. Assim, fica tudo organizado e nenhuma tarefa é esquecida ou mal planejada.

Análise de vendas

O uso de um software que analisa as vendas serve para que você consiga um controle maior em relação à quantidade de vendas, além de poder acompanhar as metas e resultados obtidos por cada vendedor ou setor.

Ferramenta de armazenamento na nuvem

Outra das vantagens das ferramentas de vendas é o armazenamento seguro na nuvem. Esse tipo de ferramenta é útil para quem precisa de acesso fácil e rápido, em qualquer lugar, a diversos arquivos, documentos ou dados.

Maior produtividade é a maior das vantagens das ferramentas de vendas

Uma das vantagens das ferramentas de vendas é o aumento na produtividade. Com o auxílio dos aplicativos e sistemas, os funcionários da empresa podem lidar com questões mais urgentes e automatizar processos que não precisam de uma ação humana.

Software CRM

O queridinho CRM que faz muito sucesso por aqui. Falaremos mais sobre ele no tópico seguinte.

Confira mais em: Gestão da Carteira de Clientes simples e eficaz

Sistema CRM

O CRM – com tradução para “Gestão de Relacionamento com o Cliente” – é a ferramenta ideal para quem busca gerenciar de forma eficaz e rápida a gestão de clientes na empresa.

Esse software é responsável por armazenar e organizar os dados e informações importantes sobre os clientes e também dos vendedores. Além disso, o sistema CRM também gera relatórios com os dados obtidos.

Essa ferramenta traz inúmeras vantagens, como a organização em um só lugar, o aumento nas vendas, a precisão de dados, um maior controle do seu negócio… Com o CRM, não tem como errar!

Veja mais sobre CRM em:

Software CRM – Controle Total das suas Vendas

Benefícios da Plataforma de CRM

Você já conheceu as vantagens das ferramentas de vendas e viu onde pode usá-las, então não tem mais desculpa para não investir nos sistemas e softwares!

Não deixe de conferir nossos outros posts indicados por aqui!

Dicas de leitura: 7 Dicas para Aumentar a Qualidade em Vendas

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