Diferente do formulário de oportunidade, os formulários de interação servem para registrar qualquer tipo de atividade realizada com os clientes que não envolva vendas.

Por exemplo: uma reclamação, uma solicitação de amostra e etc.

Por padrão, um formulário de interação já vem pré-configurado no sistema, mas você pode editá-lo ou criar novos formulários de interação de acordo com as necessidades da sua empresa.

Apenas atente-se para não criar formulários demais, pois isso poderá atrapalhar o seu uso do CRM. O ideal é que você crie em torno de quatro ou cinco formulários, no máximo, ok?

 

1) Criar um formulário

Acesse Configurações > Formulários > e clique no “+” ao lado de Atividade.

A seguir, preencha o campo com um nome para identificar o formulário, por exemplo, “Solicitação de amostra”, e depois clique em Salvar.

 

2) Editar o formulário

Já explicamos com detalhes como editar um formulário em outro tutorial.

No entanto, o formulário de interação possui algumas particularidades.

Os campos obrigatórios são:

  • Assunto,
  • Data de Registro,
  • Contato,
  • Responsável.

Lembrando que campo obrigatório é aquele no qual não aparece a opção “Remover do formulário” quando você coloca o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo desejado.

O campo sugerido Status da atividade é exclusivo dos formulários de interação e serve apenas para informar que a atividade foi concluída e dá a opção de reabri-la, como na imagem abaixo.

Neste tipo de formulário só é possível configurar os campos Assunto e Etapa, além dos campos que você criou.

Para configurar o campo Assunto posicione o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo Assunto > e clique em Configurar campo.

A seguir, escolha se ele será um campo aberto ou parametrizado, como mostrado na imagem abaixo.


O campo aberto é como o campo de texto, ou seja, você irá digitar livremente a informação correspondente ao assunto.

E o campo parametrizado é como o campo de seleção, ou seja, você irá adicionar algumas opções e definir se apenas uma poderá ser escolhida na hora de preencher o formulário ou várias opções.

No tutorial sobre como criar campos de formulários, você encontra mais detalhes sobre os campos de texto e de seleção.

Já para configurar o campo Etapa posicione o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo Etapa > e clique em Configurar campo.

Se você deseja que esse campo seja de preenchimento obrigatório, marque a opção Sim. Senão, marque a opção Não.

A seguir, defina quais serão as etapas do processo.

Por exemplo:

1 – Solicitação
2 – Preparação do pedido
3 – Envio
4 – Recebimento

Clique no botão de “+” > insira o nome da etapa e, se desejar, insira uma pequena descrição dela > escolha uma cor para a etapa e, se desejar, escolha um ícone correspondente > por fim, clique em Salvar, como mostrado abaixo.

Repita o processo para adicionar todas as etapas necessárias.

Se desejar, você poderá editá-las ou excluí-las.

Para isso, passe o cursor do mouse sobre os três pontinhos da etapa desejada > e escolha entre as opções Editar ou Excluir, tal como na imagem abaixo.

Você também pode alterar a disposição das etapas e ordená-las na sequência em que achar melhor. Para isso, basta clicar na etapa desejada e arrastá-la para a posição que quiser, tal como mostrado abaixo.

Na parte inferior, você encontra uma prévia do campo e pode clicar sobre as etapas para ver se o campo está funcionando como você configurou.

Não esqueça de clicar em Salvar ao terminar de configurar cada campo.

Mas não se preocupe em salvar o formulário, pois o salvamento é automático sempre que um novo campo é adicionado, a disposição dos campos é alterada ou os campos são configurados, ok? 

Espero ter ajudado!

 

Ainda com dúvidas? Clique aqui.