Diferente do formulário de oportunidade, os formulários de interação servem para registrar qualquer tipo de atividade realizada com os clientes que não envolva vendas.
Por exemplo: uma reclamação, uma solicitação de amostra e etc.
Por padrão, um formulário de interação já vem pré-configurado no sistema, mas você pode editá-lo ou criar novos formulários de interação de acordo com as necessidades da sua empresa.
Apenas atente-se para não criar formulários demais, pois isso poderá atrapalhar o seu uso do CRM. O ideal é que você crie em torno de quatro ou cinco formulários, no máximo, ok?
1) Criar um formulário
Acesse Configurações > Formulários > e clique no “+” ao lado de Atividade.
A seguir, preencha o campo com um nome para identificar o formulário, por exemplo, “Solicitação de amostra”, e depois clique em Salvar.
2) Editar o formulário
Já explicamos com detalhes como editar um formulário em outro tutorial.
No entanto, o formulário de interação possui algumas particularidades.
Os campos obrigatórios são:
- Assunto,
- Data de Registro,
- Contato,
- Responsável.
Lembrando que campo obrigatório é aquele no qual não aparece a opção “Remover do formulário” quando você coloca o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo desejado.
O campo sugerido Status da atividade é exclusivo dos formulários de interação e serve apenas para informar que a atividade foi concluída e dá a opção de reabri-la, como na imagem abaixo.
Neste tipo de formulário só é possível configurar os campos Assunto e Etapa, além dos campos que você criou.
Para configurar o campo Assunto posicione o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo Assunto > e clique em Configurar campo.
A seguir, escolha se ele será um campo aberto ou parametrizado, como mostrado na imagem abaixo.
O campo aberto é como o campo de texto, ou seja, você irá digitar livremente a informação correspondente ao assunto.
E o campo parametrizado é como o campo de seleção, ou seja, você irá adicionar algumas opções e definir se apenas uma poderá ser escolhida na hora de preencher o formulário ou várias opções.
No tutorial sobre como criar campos de formulários, você encontra mais detalhes sobre os campos de texto e de seleção.
Já para configurar o campo Etapa posicione o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo Etapa > e clique em Configurar campo.
Se você deseja que esse campo seja de preenchimento obrigatório, marque a opção Sim. Senão, marque a opção Não.
A seguir, defina quais serão as etapas do processo.
Por exemplo:
1 – Solicitação
2 – Preparação do pedido
3 – Envio
4 – Recebimento
Clique no botão de “+” > insira o nome da etapa e, se desejar, insira uma pequena descrição dela > escolha uma cor para a etapa e, se desejar, escolha um ícone correspondente > por fim, clique em Salvar, como mostrado abaixo.
Repita o processo para adicionar todas as etapas necessárias.
Se desejar, você poderá editá-las ou excluí-las.
Para isso, passe o cursor do mouse sobre os três pontinhos da etapa desejada > e escolha entre as opções Editar ou Excluir, tal como na imagem abaixo.
Você também pode alterar a disposição das etapas e ordená-las na sequência em que achar melhor. Para isso, basta clicar na etapa desejada e arrastá-la para a posição que quiser, tal como mostrado abaixo.
Na parte inferior, você encontra uma prévia do campo e pode clicar sobre as etapas para ver se o campo está funcionando como você configurou.
Não esqueça de clicar em Salvar ao terminar de configurar cada campo.
Mas não se preocupe em salvar o formulário, pois o salvamento é automático sempre que um novo campo é adicionado, a disposição dos campos é alterada ou os campos são configurados, ok?
Espero ter ajudado!
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