Apesar de cadastrar os usuários em determinados módulos e isto delimitar suas ações dentro da plataforma, é possível que você altere as permissões dos usuários de acordo com as necessidades de sua empresa.
Por exemplo: todos os usuários do módulo BackOffice poderão excluir leads, além de cadastrá-los e validá-los, e gerar relatórios. Ou, então, o usuário João, apesar das limitações do módulo Vendas, poderá cadastrar produtos.
As permissões podem ser alteradas por módulo ou por usuário.
1) Alterar permissões de usuários por módulo
Ao alterar as permissões por módulo, você irá modificar de uma só vez as permissões de todos os usuários cadastrados em determinado módulo.
Para isso, acesse Configurações > Usuários > na seção Permissões, clique em Módulos > e clique sobre o módulo desejado.
Em relação a seção Usuários, existem duas opções, tal como mostrado abaixo: Pode ver e Pode editar.
Em Pode ver, escolha se os usuários do módulo em específico podem ver: Todos os usuários, os usuários Da equipe que eles fazem parte ou apenas Do usuário, ou seja, eles mesmos.
Em Pode editar, escolha se os usuários do módulo podem editar: Todos os usuários, os Da equipe ou apenas Do usuário.
Apenas atente-se para a hierarquia.
Por exemplo: se os usuários do módulo podem ver os usuários da equipe que fazem parte, logicamente, eles não poderão editar todos os usuários, pois eles não conseguirão ver os usuários de outras equipes. No entanto, eles poderão editar os usuários da própria equipe ou apenas eles mesmos.
Em relação à sessão Equipes, existem as opções: Pode ver, Pode editar, Pode criar e Pode deletar, tal como mostrado abaixo.
Em Pode ver, escolha se os usuários de determinado módulo podem ver: Todas as equipes ou apenas as Do usuário, ou seja, as equipes que eles fazem parte.
Se você habilitar o botão das opções Pode editar, Pode criar e Pode deletar da seção Equipes, os usuários do módulo poderão editar as equipes, criar novas equipes e deletar equipes existentes, respectivamente.
A permissão fica habilitada quando o botão está na cor azul.
Quando o botão está na cor cinza é porque a permissão não está habilitada.
Esse padrão de configuração se repete para as demais permissões: Clientes, Listas de Preço, Produtos, Formulários, Metas, Uploads, Minha Empresa, Importações, Relatório e Permissões.
Ao terminar de alterar as permissões, clique em Salvar.
2) Alterar permissões de usuários por usuário
Ao alterar as permissões por usuário, você irá modificar as permissões de um usuário apenas, independente do módulo em que ele foi cadastrado.
Para isso, acesse Configurações > Usuários > na seção Permissões, clique em Usuários > e clique sobre o usuário desejado.
Se possuir uma lista grande de usuários, você pode pesquisar pelo usuário desejado no campo de busca, tal como mostrado abaixo.
Ao abri-lo, perceba que as opções são iguais às do módulo, portanto, a configuração é realizada da mesma maneira.
As únicas opções diferentes são: Tornar o Usuário Administrador e Módulo atual do usuário.
Ao habilitar a primeira opção, o perfil do usuário se tornará administrador.
Na segunda opção, você poderá alterar o módulo do usuário, como mostramos em outro tutorial.
Ao terminar de alterar as permissões do usuário, clique em Salvar.
Espero ter ajudado!
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