Diferente do formulário de interação, o formulário de oportunidade está relacionado a uma proposta ou venda, ou seja, ele é usado quando já existe um produto ou preço a ser discutido com o cliente.

O formulário de oportunidade já vem pré-configurado no sistema, mas você pode editá-lo para que fique com as informações de negócio que são mais relevantes para sua empresa.

Já explicamos com detalhes como editar um formulário em outro tutorial.

No entanto, o formulário de oportunidade possui algumas particularidades.

Os campos obrigatórios são:

  • Data de registro
  • Contato
  • Assunto
  • Transação
  • Observação
  • Status de oportunidade
  • Responsável

Lembrando que campo obrigatório é aquele no qual não aparece a opção “Remover do formulário” quando você coloca o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo desejado.

Neste tipo de formulário é possível configurar os campos Assunto, Etapa, Transação, Forma de Pagamento, Prazo de Pagamento, Observação e Status de oportunidade, além dos campos que você criou.

No tutorial sobre como criar um formulário de interação, explicamos como configurar os campos Assunto e Etapas.

Os campos Forma de Pagamento e Prazo de Pagamento são campos de seleção, assim como o campo Assunto.

1) Transação

Para configurar o campo Transação, posicione o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo Transação > e clique em Configurar campo.

Ao habilitar as opções de Frete, Impostos e Desconto, você estará incluindo os respectivos campos na inserção de produto ao formulário, tal como mostrado abaixo.

Assim, o sistema calcula todos os valores que foram habilitados para exibir um valor total para os clientes.

Se desejar, você pode habilitar a opção – Apenas informativo – para o Frete. Dessa maneira, o campo Frete aparecerá na inserção de produto, você poderá preenchê-lo, mas ele não será calculado junto ao valor do produto, servirá apenas para fins informativos.

Ao habilitar Impostos, você ainda pode escolher quais impostos quer adicionar aos produtos: ICMS, ICMS-ST e IPI.

Com exceção do IPI, as outras opções podem ser apenas informativas, como o Frete.

E ao habilitar Desconto você definirá se ele será do tipo – Em reais – ou – Em porcentagem.

Quando as opções ficam com a cor verde, significa que elas foram habilitadas.

Caso as opções fiquem com a cor cinza, significa que elas estão desabilitadas.

Na parte inferior, você encontra uma prévia do campo e pode inserir um produto para ver se o campo está funcionando como você configurou.

Ao terminar de configurar, clique em Salvar.

2) Observação

Caso você tenha alguma informação que sempre se repete nas suas propostas, você pode inclui-la como observação padrão. Assim, você não precisará lembrar de informá-la em todas as propostas.

Por exemplo: O pagamento será realizado mediante a entrega total do serviço.

Para configurar o campo Observação posicione o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo Observação > clique em Configurar campo > Configurar a observação padrão > e insira as informações desejadas.

Ao terminar, clique no “x” para fechar e depois em Salvar, como mostrado na imagem.

3) Status de oportunidade

No campo Status de oportunidade você indicará se aquela oportunidade foi ganha ou perdida.

Ao marcar a opção como ganha, você irá selecionar a data em que ela foi ganha.

Ao marcar a opção como perdida, você irá selecionar o motivo da perda.

Para isso é necessário inserir os motivos da perda no campo.

É simples! Basta posicionar o cursor do mouse sobre os três pontinhos do campo Status de oportunidade > clique em Configurar campo > +Motivo > insira o motivo desejado > e clique em Salvar.

Repita o processo para adicionar todos os motivos necessários e clique em Salvar.

Se desejar, você poderá editá-los ou excluí-los.

Para isso, passe o cursor do mouse sobre os três pontinhos da etapa desejada > e escolha entre as opções Editar ou Deletar, como na imagem abaixo.

Por fim, você pode alterar o nome do formulário se quiser.

Para isso, coloque o cursor do mouse sobre os três pontinhos no canto superior > clique em Editar > insira o novo nome no campo Nome da categoria de atividade > e clique em Salvar.

Pronto!

Ao terminar de configurar todos os campos desejados, não se preocupe em salvar o formulário, pois o salvamento é automático sempre que um novo campo é adicionado, a disposição dos campos é alterada ou os campos são configurados, ok? 

Espero ter ajudado!

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