Tradução de Follow Up: Como Persistir na Venda
Caso você tenha curiosidade em saber mais sobre tradução de Follow up e não deixe de conferir o artigo que preparamos para ajudar todos os vendedores a otimizarem suas vendas e fecharem bons negócios.
O Follow up é indispensável para que você faça um negócio e ainda aumenta as suas chances de fechamento, o motivo disso é porque ele te ajuda a atrair e reter clientes.
E convenhamos, é muito mais barato manter um cliente em sua base do que prospectar um novo. Afinal, o Follow up está relacionado ao processo de vendas e pode ajudar a converter mais leads em clientes assíduos do seu negócio e apaixonados pela sua empresa.
Entender tudo sobre a tradução de Follow up pode parecer confuso, mas não se preocupe, separamos alguns tópicos para te auxiliar, veja a seguir.
- O que é Follow Up?
- Importância do Follow up e seus benefícios
- Tradução de Follow Up: Como persistir na venda
O que é Follow Up?
A tradução de Follow up pode ser entendida como “acompanhar o cliente”. Afinal, em um processo de vendas, é uma atividade que consiste em conversas com os leads para aumentar as chances de conversão.
Um contato que pode ser feito por e-mail, por telefone, via redes sociais, no skype, em visitas presenciais ou até pelo WhatsApp.
Mesmo sendo importante para impulsionar as vendas, muitos vendedores ainda ignoram o follow-up e deixam de aproveitar seus benefícios. Outras pessoas ainda acabam confundindo follow up com feedback, conceitos bem distintos.
Uma vez que o feedback funciona como uma avaliação sobre a performance de um profissional ou equipe. É oferecido a informação. Já o follow up é um acompanhamento que busca a informação.
Acontece, por exemplo, quando sua empresa quer saber se certo cliente tem alguma crítica sobre o produto adquirido. Então, de modo geral, o feedback envolve o acompanhamento de algo com alguém. Aplica-se, inclusive, quando o seu médico quer saber como está a sua saúde.
Leia também: Feedback Negativo e Positivo – como fazer?
A importância do Follow up e seus benefícios
Sabemos que todo negócio depende da geração de receita e lucro para se manter ativo E não deve se preocupar apenas em atrair clientes, mas também em retê-los.
Mas você sabe como fazer isso? Bem, a resposta é simples, precisamos de um atendimento qualificado ao cliente. Basta projetar o que acontece com eles depois que se sentem atraídos pela sua marca ou comprar seus produtos.
Também é exigido que se pense em como construir um relacionamento duradouro com eles mesmo no pós-venda.
Fazer a tradução de follow up representa trazer melhorias para o processo de vendas de qualquer empresa.
É um meio de gerar insights que ajudam a organização a evoluir ainda mais.
Os benefícios do follow up para melhorar seu processo de vendas são listados a seguir:
- É uma maneira de ganhar confiança dos clientes;
- Aumenta as chances de que ele volte a fazer negócios com você;
- Melhora a experiência geral dele com a sua empresa;
- Incentiva o marketing boca a boca através de feedbacks positivos dele sobre os seus produtos ou serviços;
- Impulsionar a sua vantagem competitiva, dando impressão que sua empresa é acessível e fácil de contatar;
- Você vende mais quando clientes e prospects confiam em você.
Saiba mais: Gestão da carteira de clientes simples e eficaz
Tradução de Follow Up: Como persistir na venda
Para fazer a tradução de follow up eficiente e persistir na venda, você precisa de um bom planejamento de ações voltadas ao aumento da satisfação do cliente.
Essa é a regra básica, a questão é bem clara: não existe uma receita pronta sobre isso ou um jeito certo de fazer follow up.
Afinal de contas, cada negócio tem um nicho e um público específico a ser atingido, entre vários outros fatores. Mas, de modo geral, o primeiro passo para construir relação com seu lead ou cliente é estar certo de que está entregando algo útil.
Tenha em mente que o principal pilar do follow up eficiente é criar confiança, além disso, separamos algumas dicas para transformar seu follow up em um processo poderoso de conversão.
1. Faça o contato inicial
Depois que um prospect demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço, é hora de fazer contato.
Mas antes, não se esqueça de definir:
- O motivo da sua ligação, do e-mail, da mensagem no WhatsApp ou da visita – tudo para que não pareça um contato forçado ou que surgiu “do nada”;
- Um objetivo;
- Algo mais a oferecer que possa ser do interesse dele.
Evite começar com a venda direta.
Caso você faça isso, provavelmente, ele vai se sentir intimidado, desconfiado ou até mesmo irritado com você, seu produto e sua marca.
E esse contato inicial tem como objetivo estreitar o relacionamento com ele e não afastá-lo. Por isso, é válido falar em um teste, uma amostra grátis, desconto exclusivo ou promoção.
A ideia é que ele experimente, goste e compre. Se for direto para a venda pura e simples, são grandes as chances de se complicar.
2. Tenha um plano
Ao criar um cronograma, você pode prever um prazo para fazer o próximo contato sem que aborreça o cliente e receba um “não”.
Quando você planeja seu follow up, consegue conduzir melhor o relacionamento com ele.
E pode prever o que consegue oferecer ou solicitar nos próximos contatos.
3. Estabeleça um canal direto de comunicação
Por qual meio o cliente prefere ser contatado?
Muita gente faz essa pergunta em formulários, mas, depois, simplesmente ignora a resposta.
Para fazer a melhor escolha, leve em consideração que será por meio do canal escolhido que você vai despertar no cliente a confiança que ele precisa para fechar mais negócios.
Seja qual for o canal de comunicação escolhido, aproveite a oportunidade para perguntar sobre como está sendo a experiência dele.
Lembre-se também de manter e pedir feedback ao cliente, assim pode melhorar ainda mais o seu atendimento.
4. Esclareça todas as dúvidas do cliente
É preciso entender que os consumidores, de modo geral, estão cada vez mais exigentes e imediatistas. Por isso, valorizam empresas que respondem às suas dúvidas com prontidão.
Então, a dica é conhecer a fundo sua empresa, produtos e serviços para gerar confiança no cliente.
Isso ajuda a impactar positivamente seu atendimento. Como consequência, ele passa a ver a sua marca como referência no mercado.
5. Aproveite o marketing de conteúdo
Oferecer um conteúdo encantador e ao mesmo tempo que gere valor de leads é uma ótima oportunidade de aumentar as conversões.
Também funciona para reter clientes e fazê-los manterem o interesse no que a sua empresa tem para oferecer.
Dica de ouro: alinhe suas estratégias de conteúdo com a jornada de compra da sua persona para oferecer informações relevantes.
Assim, você evita enviar o que seja de interesse dela. Para organizar o envio de conteúdo para leads e clientes, você pode criar fluxo de cadẽncia.
Para leads, a sugestão é oferecer informações para conduzi-los pelo seu funil de vendas até a conversão.
Já para o cliente, estreitar a relação e mostrar que se interessa pela sua satisfação.
6. Tenha um CRM de Vendas
CRM ou Customer Relationship Management, são softwares de gestão de relacionamento com o cliente. Eles ajudam a sua empresa a aproveitar melhor as oportunidades para fazer contato com seus clientes e leads.
Indicam o momento certo de abordar um lead ou cliente. São ferramentas tão inteligentes que até emitem alertas sobre a necessidade de fazer novas traduções de follow-up.
Não deixe de observar o mercado, conhecer as opções e investir em um sistema de CRM que faça sentido para o tipo da sua empresa.
Caso ainda restem dúvidas relacionadas ao software CRM confira seus principais benefícios e veja quais são as principais perguntas sobre CRM de vendas.