Que existem vários tipos de clientes, isso não é um segredo, certo? Afinal, as pessoas são diferentes e compram por diferentes motivos.
No entanto, é sempre importante que as empresas conheçam o perfil de seus clientes. Isso permite que elas ofereçam melhor os produtos e serviços com mais chances de fechar negócios.
Uma rápida pesquisa pela internet já nos ajuda a identificar dezenas de tipos de clientes.
Mas neste artigo, vamos reunir os três mais comuns.
Você vai conhecer mais sobre:
- Cliente transacional: o que vale é o preço;
- O relacional: o que vale é o atendimento;
- Cliente fã: o que vale é a venda de valor.
- Como administrar todos os tipos de clientes na empresa?
Vamos lá?
Cliente transacional: o que vale é o preço
Este é um dos tipos de clientes mais simples de se lidar. O cliente transacional é aquele que compra o seu produto pelo preço – e pronto.
Não existe envolvimento maior, apenas um processo de troca entre a marca e ele. Em lojas físicas, ele chega, pede pelo produto e já se dirige ao caixa para o pagamento. Simples assim.
O cliente transacional é aquele que já conhece bem a sua necessidade e o produto que pode atendê-lo. A sua missão é simplesmente escolher o melhor preço para a compra.
Portanto, para atrair e fidelizar mais clientes transacionais, você pode investir na divulgação de boas ofertas, além de oferecer cupons de descontos em momentos estratégicos.
Cliente relacional: o que vale é o atendimento
Este também é um dos tipos de clientes mais comuns. O cliente relacional é aquele que compra pelo atendimento prestado a ele.
É claro que pode não ser apenas por isso, mas o fato é que a relação estabelecida entre ele e o vendedor foi um dos fatores decisivos para a compra.
Provavelmente você já deve ter ouvido depoimentos de pessoas que entraram em uma loja, foram mal atendidas e, mesmo que o preço estivesse atraente, elas não compraram. Elas são clientes relacionais.
Para atrair e fidelizar os clientes relacionais, as empresas precisam criar um relacionamento com eles. Isso se traduz em:
- Bom atendimento, por meio de uma venda consultiva
- Ambiente adequado
- Ofertas personalizadas
- Pós-vendas eficiente
Cliente fã: o que vale é a venda de valor
Esse é um dos tipos de clientes que toda empresa almeja. Afinal de contas, se estamos falando de “fã”, é porque uma relação foi construída, certo?
O cliente fã é aquele que compra, muitas vezes, movido pela emoção. Inclusive, ele pode ter sido um fã transacional lá no passado. Mas agora, o preço não é mais o principal motivo da sua compra.
O cliente fã é aquele que já se encantou pela sua marca, se identificou com ela e possui um laço afetivo. Uma boa vantagem é que esse é um dos tipos de clientes que ajudam a divulgar a sua empresa e a trazer mais clientes. Ele chega a defender a sua marca de críticas.
Para que um cliente se torne fã, ele teve os seguintes requisitos atendidos:
- produtos que atendem ao seu estilo de vida;
- foram (e ainda são) surpreendidos pela marca;
- se sentem únicos (e querem ser tratados assim);
- se identificam com o posicionamento da marca.
Outra diferença interessante entre o cliente fã e os demais tipos de clientes: enquanto o transacional e o relacional geralmente não reclamam da sua empresa – simplesmente param de comprar –, o cliente fã é engajado, reclama e critica sempre que achar necessário.
E isso é ótimo, pois dessa forma, você tem mais chances de melhorar e aperfeiçoar. O cliente fã não abandona a sua empresa na primeira reclamação. Ele tenta consertar e dá a você a chance de surpreendê-lo novamente.
Como administrar todos os tipos de clientes na empresa?
Todas as empresas possuem diferentes tipos de clientes. Nesse caso, é preciso investir em uma boa ferramenta de gestão de relacionamento com eles.
Estamos falando de um bom CRM. O CRM é um software que reúne todos os dados e informações importantes sobre os seus clientes. Todas as interações com eles estão lá.
Por isso, fica mais fácil identificar os tipos de clientes que você tem, e, assim, traçar estratégias de vendas mais eficientes dentro do funil de vendas.
Com um CRM simples, você tem acesso ao histórico de vendas, quais produtos compraram, há quanto tempo não compram… Além disso, é possível incluir as características pessoais dos clientes (preferências de compra, por exemplo).Quer saber mais? No próximo post, confira tudo o que um bom CRM pode fazer para aumentar as suas vendas e fidelizar todos os tipos de clientes.