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Para refletir: terceirização da equipe de vendas

Vale a pena investir na terceirização da equipe de vendas?

Essa dúvida chega em praticamente todos os momentos da vida empresarial, não importa se você ainda está no começo.

Sabemos que ter uma boa equipe comercial setor é um verdadeiro desafio.

Afinal, são pessoas que lidam diariamente com a “linha de frente” de uma empresa.

Elas precisam estar constantemente treinadas e preparadas não apenas nos aspectos técnicos do produto ou serviço e das fases de negociação.

Elas também precisam estar psicologicamente preparadas.

Por isso, muitas empresas optam por terceirizar esse time, enquanto outras acham importante que ele seja formado dentro da própria empresa.

Então, o que fazer?

Portanto, já podemos adiantar a resposta dessa dúvida se vale ou não a pena a terceirização da equipe de vendas.

A resposta é: depende.

Neste artigo, confira alguns pontos a favor e contra para ajudar você na tomada de decisão!

Você vai conferir aqui:

  1. Os tipos de terceirização de vendas
  2. As vantagens da terceirização da equipe
  3. As desvantagens da terceirização da equipe de vendas
  4. E então, como tomar essa decisão?

Vamos lá?

Os tipos de terceirização de vendas

Também chamado de “outsourcing”, existem atualmente quatro modelos de terceirização que uma empresa pode fazer e que inclui a equipe de vendas.

São eles a terceirização:

  1. Parcial: também chamada de modelo misto, é quando a empresa terceiriza apenas parte de sua equipe de vendas.
  2. Total: é quando a empresa terceiriza toda a sua equipe de vendas (Ex: representantes comerciais terceirizados individualmente).
  3. De terceiro: é quando a empresa contrata outra empresa especializada em terceirização de vendas para que ela cuide de todo o processo. Isso é muito comum, por exemplo, em empresas que terceirizam o telemarketing.
  4. Rede de afiliados: quando vendedores se afiliam aos produtos e serviços da empresa para venderem em seus próprios canais, sob o pagamento de uma comissão em cada venda realizada. Isso é muito comum em empresas digitais.

As vantagens da terceirização da equipe

Bom, depois de conhecer os modelos de terceirização, vamos às principais vantagens dela:

Dica de leitura – O que é o Teste A/B?

E vital que as empresas avaliem cuidadosamente as vantagens e desvantagens da terceirização e considerem se essa estratégia está alinhada com seus objetivos de negócios a longo prazo.

De fato, essas são boas vantagens de investir na terceirização da equipe de vendas.

Mas será que elas suprem as desvantagens?

Vamos a elas!

As desvantagens da terceirização e vendas

No entanto, é importante observar que a terceirização também pode ter desvantagens, como a perda de controle sobre as relações com os clientes, a possibilidade de conflito de interesses se o provedor de serviços terceirizado trabalhar com concorrentes, ou a possibilidade de a equipe terceirizada não estar alinhada com a cultura e os valores da empresa.

E então, como tomar essa decisão?

Entre vantagens e desvantagens, essa escolha dependerá da sua empresa.

Cada uma sabe de suas atuais demandas, de seu atual orçamento, de seu modelo de negócio e seus procedimentos rotineiros.

Uma dica é: se menos de 10% é a sua taxa de conversão em vendas, há algo de errado, então busque algo diferente.

Muitas empresas optam pela terceirização para enxugar seus custos e, assim, poderem contratar mais vendedores para o time.

Já outras acreditam que a área de vendas é o coração do negócio, e, por isso, preferem manter o time todo por perto e com exclusividade.

Então, avalie os prós e contras – e se for necessário, faça um teste por algum tempo para a terceirização.

Caso perceba que essa prática não vem dando retorno, pode valer a pena investir na carteira assinada de forma mais tradicional.

Caso opte pela terceirização da equipe de vendas, ofereça um treinamento consistente e de um contrato formalizado.

Independentemente da sua escolha, você precisará ter um sistema que integre perfeitamente a sua equipe de vendas. E nada melhor que um bom software CRM para isso.

Confira como o nosso CRM foi construído especificamente para te ajudar tanto na gestão das vendas quanto na gestão da equipe de vendas.

 

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