É preciso sempre estar por dentro das tendências de vendas para não se tornar uma figura obsoleta no mundo dos negócios.
Ficar atento no mercado e acompanhar as mudanças de comportamento dos consumidores é de suma importância para atrair e encantar clientes, os quais estão cada vez mais exigentes e bem-informados às diversas ofertas que possuem acesso de forma rápida, prática e segura, por meio da internet.
Vale ressaltar que a transformação digital mudou a relação entre as empresas e seus clientes, e com isso novas soluções ganharam espaço para suprir as necessidades e oferecer mais comodidade na rotina.
Sabemos que algumas tendências de vendas vieram para ficar, principalmente após o mundo dos negócios ficar mais flexível para novas formas de trabalho, como o home office, estimulados pela pandemia do Covid-19.
Veja a seguir 7 tendências de vendas que vieram para ficar!
- Home office – novo formato de trabalho
- Inovação da Era Digital
- Social Selling
- Evolução do e-commerce e relacionamento com o cliente
- Produção de vídeos curtos e descontraídos
- Invista em capacitação e aprendizados para sua equipe
- Atente-se aos eventos de empreendedorismo
1. Home office – novo formato de trabalho
Durante a pandemia, no período de isolamento social, a internet mostrou sua importância de diversas maneiras: seja para estar junto mesmo que remotamente com a família, amigo e seja para abrir novas portas para possibilidades de trabalho que muitos gestores ainda não tinham investido.
Grande parte dos comércios precisou fechar as portas, temporariamente, e tudo passou a ser digital, compromissos como reuniões, encontros, feiras, entre outros eventos.
Foi só depois de um certo período que as empresas perceberam que poderiam se adaptar a essa nova realidade e ainda diminuir custos e otimizar processos, além de deixar muitos colaboradores mais satisfeitos com a flexibilidade de trabalhar de casa, sem o desgaste do transporte.
Uma das fortes tendências de vendas é que muitas empresas continuem apostando no formato de trabalho remoto ou híbrido. No mundo das vendas B2B (Business-to-Business), muitos negócios continuarão sendo realizados remotamente e a tendência deste tipo de gestão é só crescer.
2. Inovação da Era Digital
Transformação digital pode ser entendida como o processo em que uma empresa implementa um mindset (mentalidade) digital em todos os seus setores: a produção e a comercialização dos produtos deve obedecer à lógica do mundo digital de mudanças rápidas e de respostas instantâneas, com mais flexibilidade e agilidade nos relacionamentos.
Todas as etapas da jornada de compra do cliente podem ser controladas e corrigidas de forma mais eficiente e ágil por meio da internet para garantir a satisfação dos consumidores e a credibilidade do negócio.
As empresas precisam entender que o cenário muda o tempo todo e, para não ficar para trás, precisam ser ágeis para atender os seus consumidores e as tendências de vendas cada vez mais exigentes.
3. Social Selling
Em meio a pandemia de Covid-19, muitas empresas perceberam a importância de ter presença no mundo online e de utilizar as redes sociais para divulgar os seus produtos e serviços, para ser visto e também fortalecer o relacionamento com os seus clientes.
Muitos clientes, que ainda procuram uma loja física para efetuar uma compra, costumam realizar pesquisas e procurar por informações online antes de escolher a loja.
Assim, é preciso agregar valor às suas redes com mais conteúdos atrativos, informações detalhadas e imagens que despertem a atenção de quem acessa.
Não utilize as redes sociais apenas para ter uma conta, poste conteúdos com frequência, aproveite para construir relacionamentos mais significativos, aumentar o conhecimento da sua marca através das redes sociais e também fazer novos networkings que podem te ajudar em um futuro!
4. Evolução do e-commerce e relacionamento com o cliente
Com a pandemia, o empresário que não possuía uma presença digital foi em busca de novas iniciativas, tais como a criação de um e-commerce para faturar através de vendas pela internet.
Mas você sabe qual o maior problema enfrentado pelos comerciantes? Pois eu te digo, o maior problema é a audiência e o relacionamento com o público.
Não há dúvidas, que as redes sociais são hoje os maiores canais de vendas. Porém, somente abrir um canal, sem uma constância de conteúdo e uma estratégia bem definida, é praticamente uma perda de tempo.
O empresário precisa investir na nutrição de conteúdo e no relacionamento com seu público para obter resultados mais efetivos e estar cada vez mais próximo das tendências de vendas.
5. Produção de vídeos curtos e descontraídos
A produção de vídeos curtos de maneira leve, engraçada e rápida tem atraído a atenção do público consumidor, pois servem tanto para diversão, entretenimento quanto para realizar grandes negócios.
Atualmente, a rede social Tik Tok é a mais popular e tem atraído a atenção de muitas marcas para investir neste canal de comunicação.
6. Invista em capacitação e aprendizados para sua equipe
Em muitas situações estamos tão imersos nas atividades operacionais que deixamos de dedicar tempo para participar de cursos que podem melhorar a nossa performance.
Todavia, atualmente, graças aos avanços da tecnologia e às plataformas digitais de ensino, está cada vez mais acessível realizar cursos de capacitação para líderes e colaboradores de qualquer lugar, e com horários flexíveis.
Todos precisam sentir que estão realmente aprendendo, crescendo e desenvolvendo novas competências em seu trabalho para se sentirem motivados. Com isso, os custos com demissões e contratações (turnover) também são reduzidos.
Os cursos no formato EAD (Ensino À Distância) são uma boa alternativa de capacitação profissional para manter você e seu time sempre atualizados e por dentro das novas tendências e boas práticas do mercado.
Faça um plano de treinamento dos seus vendedores! Saiba como lendo o artigo, Treinamento de Vendedores
7. Atente-se aos eventos de empreendedorismo
Conheça as melhores práticas do mercado digital para o seu negócio, e para isso, nada melhor do que participar de eventos corporativos.
Muitas vezes, deixamos de olhar além da nossa perspectiva e perdemos excelentes oportunidades que poderiam fazer a diferença na gestão da sua empresa.
Ter contato com profissionais especializados, compartilhar experiências e ficar por dentro das principais tendências é fundamental para entender o que a sua empresa pode fazer, dentro da sua realidade, para obter melhores resultados!
Lembre-se, as empresas precisam estar sempre antenadas às novas tendências e oportunidades do mercado. Para obter os melhores resultados e proporcionar uma experiência agradável para fidelizar o seu público, invista em novas ações e novidades para atrair o interesse do seu público, atente-se sempre às tendências de vendas!
Tendências de vendas: dica bônus!
Além de acompanhar de perto as tendências de vendas, é importante organizar os conhecimentos e informações tanto relacionadas aos clientes, quanto às vendas.
Por isso, aconselha-se que todo empreendedor invista em um software CRM, uma vez que este software será seu principal aliado na hora dos processos de pré-venda, venda e pós-venda, além de te ajudar a fidelizar os clientes.
Parece mágica, mas não é! O sistema CRM é responsável por emitir relatórios que te ajudam a identificar onde estão os gargalos que impedem que sua venda alavanque e por fazer abordagens personalizadas aos seus clientes.
Com a plataforma de CRM o relacionamento com o cliente apresenta fortes melhorias, visto que o intuito dele é justamente ser centrado no mesmo, fazendo com que seu negócio só ganhe vantagens positivas.
A tendência de automação de processos é real e o Customer Relationship Management (CRM) pode te ajudar!
Confira o artigo, O que é CRM? Entenda essa ferramenta e saiba tudo o que precisa para adquirir o seu Sistema CRM!
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