Até que ponto a tecnologia em vendas como um software CRM muda os rumos de sua empresa?
No cenário que se vislumbra, ousamos dizer, que não terá um negócio ativo quem desconsiderar a tecnologia em vendas em suas rotinas.
Para te mostrar isso, vamos conversar um pouco sobre o Software CRM.
Nesse post vamos discutir:
- O que é CRM?
- Software CRM: O Que Faz?
- Que perfil de empresa precisa de um Software CRM
- O que considerar na escolha de um Software CRM
- Adote um Software CRM na sua Empresa
Leia também – Sistema de CRM otimize a sua gestão de vendas
O que é CRM?
O CRM é sigla para Customer Relationship Management.
Em português significa Gerenciamento do Relacionamento com Cliente.
Trata-se de uma ferramenta que municia a administração de uma empresa, com informações comerciais e comportamento de seus clientes.
Pode ser entendida, sim, como uma ferramenta voltada para gestão comercial e de vendas.
A empresa que adota um CRM ganha mais agilidade, e mais visão para oferecer produtos e serviços mais atrativos ao seu público.
Software CRM: O Que Faz?
Imagine um programa que consegue juntar continuamente dados de seus clientes.
Essa mesma ferramenta acompanha os hábitos de consumo deles e constantemente repassar informações ao operador.
É assim que trabalha o CRM.
Outro detalhe fundamental do software CRM é a possibilidade desses dados gerados, serem compartilhados com toda equipe de venda e cúpula da empresa.
Ele combate um dos grandes problemas dentro da empresa: a falta de comunicação.
Claro que ele não trabalharia sozinho, é comum ser associados com outros programas de gestão como ERP (voltado para o lado organizacional da empresa).
Esses dois softwares unidos, oferecem a dinâmica necessária para desembaraçar qualquer empresa parada por processos arcaicos de trabalho.
Dica de leitura – O que um CRM pode fazer por você?
Que perfil de empresa precisa de um Software CRM
Montamos uma lista de fatores que indicam a necessidade de sua empresa para adotar um software CRM, observe:
A empresa está em pleno crescimento
As demandas crescem a cada dia, e começa a não perceber necessidades de seu cliente.
E para não seguir a linha errônea de que se “produto ou serviço se vende sozinho”, sente a necessidade de investir em gestão.
O setor comercial tem alta mobilidade
Seja por constantes viagens ou mudanças no quadro, o Software CRM consolidará as informações de venda num único sistema, que pode ser acessado em qualquer lugar.
A equipe comercial usando as mesmas estratégias e a mesma tecnologia em vendas.
Negociações se perdem
Um dos problemas de guarda contatos e orçamentos em planilhas, ou em anotações pessoais, é que o vendedor pode deixar de lado e o cliente perder o interesse.
Em programas assim, todo esse contato fica em tela, e o vendedor com mais tempo pode assumir a negociação.
Assumindo que sua empresa apresenta esse perfil, precisa recorrer a tecnologia em vendas e uma ferramenta de gestão como o CRM.
O que considerar na escolha de um Software CRM
No mercado existem várias empresas disponibilizando versões distintas do Software CRM.
Para fazer a opção certa tenha atenção a detalhes como:
1 – Boa interface gráfica
O programa deve ser intuitivo, que facilmente seja operado por seus funcionários.
2 – Armazenamento de informações nas nuvens
É importante que o programa ofereça mais espaço para guardar alguns arquivos que são emitidos pelo sistema. A possibilidade de armazenamento na nuvem é quase uma obrigatoriedade para esse tipo de software.
3 – Emissão de relatórios gerenciais
Os relatórios devem conter dados significativos, que tenham relevância para serem apresentados em reuniões, por exemplo.
4 – Possibilidade de se integrar a outros sistemas
Conforme mencionamos anteriormente o sistema CRM deve ser compatível com o sistema de gestão escolhido.
5 – Suporte do fornecedor
O fornecedor do programa tem que garantir acompanhamento durante todo o processo de utilização.
É comum muitas empresas sugerirem adaptações para suas rotinas, e na medida do possível elas entram nas atualizações do software.
Visto esses detalhes, conheça os 2 tipos de Softwares CRM disponibilizados no mercado:
– CRM (enterprise)
Voltado para empresas de médio e grande porte, oferece a vantagem de se vincular ao ERP.
– CRM (PME)
Indicado para empresa de pequeno porte, que contam com orçamentos menores.
O que norteara sua escolha é certamente as necessidades de sua empresa, e o orçamento que tenha disponível para investimento.
Porém, não pode de forma alguma desconsiderar a implantação de tal sistema dentro de seu negócio.
Adote um Software CRM na sua Empresa
Para negócios que ainda não contam com ferramentas de gestão, vale adotar tanto o CRM quanto o ERP (mesmo em versões mais simples).
Esses programas prepararão a empresa para o impacto da tecnologia em vendas que os próximos anos reserva.
Então, análise as melhores opções e boa sorte!
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