Inserir a sua marca na internet e aprender a vender online, tornou-se necessidade para as empresas que querem se destacar no mercado. E dominar as melhores técnicas de vendas online passou a ser um diferencial para conquistar um público fiel e atrais novos consumidores.
Neste artigo, iremos discutir sobre:
- O que são vendas online?
- Quais as vantagens das vendas online?
- O que são técnicas de vendas online?
- 6 Técnicas de vendas online infalíveis
O que são vendas online?
Vendas online são operações comerciais realizadas pela internet, isto é, produtos e serviços vendidos, faturados e distribuídos sem nenhum contato físico entre o vendedor e o consumidor.
Diferente das vendas convencionais, nas vendas online, por meio de um navegador de internet ou aplicativo, o consumidor acessa a loja virtual de uma empresa, escolhe os seus produtos, realiza o pagamento e recebe os produtos sem sair de casa.
Está modalidade de compras e vendas tornou-se muito popular no período da pandemia do COVID-19, tornando o Brasil o país que mais cresce no mercado digital na américa latina. Com esse desenvolvimento de comércio e a busca dos consumidores por uma boa experiencia de compra, as técnicas de vendas online passaram a ser cada vez mais consideradas.
O que são técnicas de vendas online?
Técnicas de vendas são definidas como um conjunto de técnicas, métodos e estratégias adotadas pelo mercado para ampliar as vendas no seu negócio.
Em um momento com o constante crescimento do e-commerce (comércio eletrônico), é preciso ter o conhecimento de técnicas de vendas online para:
- Alcançar e fidelizar o consumidor;
- Aumentar a competitividade do seu negócio;
- Gerar vantagens competitivas para a sua marca;
Mas atente-se, antes de aplicar técnicas de vendas online, é preciso entender a jornada de compra de seu cliente, ou seja, todo o caminho percorrido desde o momento em que o seu site é acessado até a finalização do pedido. Elaborar um funil de vendas é uma maneira eficaz de entender o processo de compra do seu consumidor.
Leitura interessante: Funil de vendas: Como construir o seu!
6 Técnicas de vendas online infalíveis
Vamos ver algumas técnis de vendas online que fazem a diferença em qualquer negócio.
01. Invista em um bom site de vendas
Se você quer inserir a sua empresa no comércio eletrônico (e-commerce), o primeiro passo é investir em um bom site de vendas. Ter um bom site, é a mais importante das técnicas de vendas online.
O processo pode parecer complexo no início, mas lembre-se que o seu site, é a sua vitrine e transmite para o seu público, os seus valores e objetivos.
Um site engloba muito mais do que você simplesmente colocar os seus produtos à venda. Atente-se na sua segurança e na segurança do seu consumidor. Busque um bom sistema de pagamentos, mantenha os dados dos seus clientes seguro e utilize um CRM de vendas.
Não se esqueça também da importância de uma interface amigável e simples. A aparência do seu site é fundamental para que o seu site de vendas atinja o seu público. A usabilidade faz parte da jornada de compra de seu usuário, então busque simplicidade e opte por um site intuitivo, para que não haja dificuldades ao navegar pela sua página.
Nesse quesito não economize, faça o melhor site possível com os recursos que você tem.
Leia também: Site de vendas de sucesso: Siga esse checklist
02. Comunique-se com o seu consumidor
Potencializar a comunicação com o seu público pode te ajudar a vender mais e melhor! O seu cliente também precisar ser ouvido e atendido, estudos mostram que consumidores preferem conversar com pessoas a interagir com robôs, mas isso não quer dizer que você precisa ficar o tempo inteiro no telefone.
Atendimento humanizado e um canal de comunicação aberto, sem excesso de respostas automáticas torna-se um diferencial na hora de atrair novos clientes e manter uma boa relação com seus consumidores fieis.
O uso de chats e canais de atendimento rápido, como o WhatsApp, são boas formas de manter uma comunicação ágil e assertiva com o seu consumidor. Mas seja claro, objetivo e procure ir sempre direto ao ponto.
Não se esqueça do seu cliente quando a compra acabar! Manter o contato através de e-mails e mensagens são boas técnicas de vendas online. São atitudes básicas que potencializam o alcance do seu negócio, aumentam as suas vendas e fidelizam os compradores.
03. Up Selling
O up selling é relacionado ao upgrade, e se trata de uma das técnicas de vendas online em que se é oferecido o mesmo produto da procura do consumidor, no entanto, na sua versão superior.
É o que acontece quando o seu cliente está buscando um produto ou serviço, mas por um valor um pouco acima, ele adquire uma versão mais atualizada ou, no caso do setor alimentício, está levando mais produto por um valor muito próximo.
Vale ressaltar que, para o usar o up selling, muitas vezes, é preciso ter conhecimento da necessidade real do seu consumidor, se ele se mostra satisfeito com a “versão” mais simples do seu produto, mostre-se compreensivo e respeite a escolha do seu cliente.
Leitura complementar – Upsell – O que é e como Implementar?
04. Cross Selling
O cross selling é uma das técnicas de vendas online (mas também é utilizada em lojas físicas) que se baseia em oferecer ao consumidor, um produto que está relacionado com o que já está sendo comprado.
Esse tipo de venda pode ser encontrado também como “produtos relacionados” ou “você também pode gostar destes produtos”. Essa técnica de venda é muito bem utilizada no setor alimentício, onde você pode oferecer kits de “hamburguer + batatas fritas + refrigerante” por um preço muito melhor do que comprar os produtos separadamente.
Uma dica de como usar o cross selling, é oferecendo desconto no produto relacionado à compra, ou até mesmo montando kits, que deixam claro para o consumidor as inúmeras vantagens em levar os produtos juntos.
Saiba mais em – Cross Selling: tudo o que você precisa saber
Vale destacar que, tanto o up selling quanto o cross selling, são técnicas de vendas online que podem ser utilizadas para impulsionar os novos negócios na sua empresa, mas devem ser usadas com atenção, para não parecer que você está forçando a oferta para o seu consumidor.
Uma ótima forma de usar essas duas estratégias, é diretamente no carrinho de compras.
05. E-mail Marketing
Uma das técnicas de vendas online mais eficientes, é o e-mail marketing, que serve como uma excelente forma de manter os seus consumidores atualizados das novidades do seu negócio.
Muito versátil, essa técnica pode ser usada para informar sobre uma novidade, avisar ao seu consumidor sobre a reposição de um determinado produto, lembra-lo dos produtos no carrinho, mantê-lo atualizado sobre o andamento do pedido, entre muitas outras funções.
Usar o e-mail marketing se torna vantajoso a partir do momento em que o seu cliente precisa de um endereço eletrônico para criar um cadastro no seu site. Mas não se esqueça de conhecer o seu público alvo e respeitar caso o seu cliente não queira receber esse tipo de mensagens.
06. Nas técnicas de vendas online apoie-se nas redes sociais
Uma das melhores técnicas de vendas online, é apoiar-se no marketing digital. Isso é possível porque o marketing digital faz com que diversos tipos de consumidores tenham acesso ao seu produto ou serviço.
O investimento no marketing digital é essencial para que o seu negócio seja notado. Por onde começar:
- Trabalhe com as redes sociais: Atualmente as redes sociais são as melhores aliadas do marketing digital, aproveite as redes sociais mais populares para aumentar ainda mais o seu alcance.
- Entenda quais estratégias de marketing digital melhor se adequam ao seu modelo de negócio.
- Invista em uma estratégia de marketing de conteúdo.
Neste artigo nós te apresentamos 6 técnicas de vendas online eficientes que podem ser aplicadas no seu e-commerce e potencializar as suas vendas e o seu bom posicionamento no mercado eletrônico. Descubra qual é a que melhor se adequa ao seu negócio!