Para quem trabalha no ramo de vendas é preciso aprender mais para sempre ter um diferencial competitivo.
Os vendedores que aplicam técnicas de neurovendas conseguem fechar muito mais negócios.
Você sabe o que é Neurovendas? Quais são essas técnicas e como elas podem ser usadas?
Vamos ver nesse post:
- O que são as técnicas de Neurovendas?
- Comunicação é tudo
- Ética ao se comunicar
- Gatilhos mentais
- Cuidado com o excesso de opções
- Crie rapport com o seu cliente.
O que são as técnicas de Neurovendas?
Neurovendas é a união de ciência com o marketing.
É considerado uma chave para entender a lógica de consumo, os desejos, as motivações com base em reações neurológicas a determinados estímulos externos.
Creio eu que a grande sacada é o vendedor saber fazer o que chamo de: Perguntas Certas e Efetivas.
As perguntas certas e efetivas são aquelas que levam o cliente, por meio das palavras que você utiliza, a criar imagens e sensações que o levam a desejar o seu produto.
Nosso cérebro não pensa em palavras. Toda palavra produz uma imagem e essa imagem uma sensação.
Pense agora na palavra: casa
Aposto que na sua cabeça surgiu a imagem de uma casa e não a palavra c-a-s-a.
Outro exemplo: por favor, não pense agora em um coelhinho de olhos vermelhos.
Quais são as palavras chaves no seu discurso de vendas que levam o cliente a comprar de você?
Comunicação é tudo
Neurovendas está ligada aos estímulos que você provoca.
Esses estímulos acontecem durante todo o processo de comunicação com o seu cliente.
Por isso fique atento:
- Aos textos que você redigi em seus e-mails,
- O que você escreve no WhatsApp, Skype, Messenger e outros aplicativos.
- A forma com que você pronuncia as palavras ao telefone.
- Gestos e a forma como você soa as palavras em um encontro pessoal.
Mais importante do que você fala é o como você fala!
Crie uma sensação de confiança e segurança.
O cliente deve sentir que está por fazer um excelente negócio.
Comunicação tambpem tem a ver com so registro feito em seu CRM sobre os resultados com os contatos com seu cliente.
Dica de leitura: O que é um CRM de Vendas?
Ética ao se comunicar
Quando falamos em persuadir o cliente não estamos dizendo em enganar o cliente.
O cliente só compre se tiver predisposição para comprar.
Essa predisposição pode estar adormecida ou bem viva na mente do cliente.
Por isso sempre procure ajudar o cliente a tomar a melhor decisão de compra.
Esse é o grande papel de qualquer vendedor.
Ofecer ajuda genuína ao seu cliente. Esse é o verdadeiro talento do vendedor.
Não venda só pensando no lucro, venda pensando em satisfazer o seu cliente.
Gatilhos mentais
Nos últimos anos, em especial, com o crescimento do Marketing Digital começamos a trabalhar muito com o copywriting e os gatilhos mentais.
Leia também – Copywriting – A Arte de Escrever Textos que Vendem
Os gatilhos mentais quando usado de forma consciente trazem excelentes frutos.
O gatilho mental da autoridade, por exemplo realça o valor do seu produto, abandona o discurso do preço e mostra ao cliente que você é um verdadeiro especialista no assunto.
As pessoas adoram comprar de especialistas.
O gatilho mental da recompensa realça a vantagem em ganhar algum tipo de bônus, brindes ou outros benefícios.
O sistema de recompensas é uma das técnicas de neurovendas mais eficazes para fechamento de uma venda.
Esses muitos outros gatilhos mentais como o da escassez, da aceitação social e muitos outros.
Dica imperdível – assista ao vídeo O Que São “Gatilhos Mentais” e Por Que Funcionam?
Cuidado com o excesso de opções
O Ser Humano não tem tendência ao foco.
Em sua maioria os consumidores são indecisos e tem dificuldades em escolher rapidamente.
Para cada situação o seu portfólio de produtos. Menos é mais.
Analise seus clientes e selecione os produtos que mais possam lhe interessar.
O excesso de opções confunde e faz com que o cliente desista ou postergue a compra.
Crie rapport com o seu cliente
Rapport é empatia, é criar um clima de harmonia e confiança junto ao seu cliente.
É saber contar e ouvir histórias e entender as reais motivações de compra do cliente.
Em neurovendas não basta criar estímulos, é preciso criar um vínculo de confiança e de que vale muito a pena comprar de você!