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Taxa de conversão – qual sua importância em vendas?

A taxa de conversão passou a ser a melhor forma de medir e acompanhar quão próximo um cliente está de finalizar a sua venda, mais importante que isso é saber usar o indicador da maneira correta, afinal, falhas na frequência ou no cálculo da taxa podem prejudicar drasticamente o seu negócio.

Caso você tenha dúvidas sobre a taxa de conversão, esse artigo foi feito para você, pois aqui vamos te ajudar a dominar essa métrica para que você consiga usá-la o mais rápido possível no seu negócio!

Veja os tópicos que separamos para te auxiliar nessa jornada:

O que é taxa de conversão?

Quando passamos pela área do marketing digital, descobrimos que cada vez que uma pessoa tem uma ação importante para o propósito da sua marca, ela está realizando o que denominamos de conversão. 

Assim, toda ação digital da sua empresa necessita de um direcionamento para a persona de conversão. Dependendo da estratégia utilizada pela sua marca, essa ação pode ser o preenchimento de um formulário, compra de um produto ou seguir nas redes sociais, etc.

A taxa de conversão é uma métrica muito utilizada para acompanhar o quanto da sua audiência, de fato, consegue converter e gerar bons resultados para o negócio.

Tal ação acontece através do cálculo da quantidade de conversões em comparação com o número total de visitantes do canal que está sendo analisado, o qual, normalmente é uma landing page, ou seja, uma página de produto em e-commerce ou formulário de inscrição.

Saiba mais: Landing page – o que é?

Importância da taxa de conversão em vendas

A taxa de conversão te possibilita lucrar o dobro com as vendas no seu site sem aumentar um centavo no seu orçamento de marketing, isso só é possível se você acompanhar a taxa de conversão de forma regular e precisa.

Não podemos negar que acompanhar a taxa de conversão é vital para qualquer estratégia de marketing digital por diversos motivos, que iremos citar a seguir.

Em primeiro lugar, a taxa de conversão é um indicador que é capaz de mostrar o retorno sobre investimento (ROI) das ações de marketing e mostrar se o planejamento traçado deve ou não continuar.

Quando medimos a taxa em todas as fases da jornada de compra e ainda acompanhamos o progresso dos visitantes e leads pelo funil, tornamos possível encontrar gargalos em potencial e ainda identificamos oportunidades de vendas que estão se perdendo no decorrer do processo.

Lembre-se que sempre há alguma coisa que pode ser melhorada, e o CRM (Customer Relationship Management) é uma das melhores formas de elevar a receita e reduzir os custos sem medidas radicais. Basta otimizar a estrutura já existente.

Entretanto, a pergunta que não quer calar é: “como vamos melhorar aquilo que não acontece?” A resposta para essa questão é simples, afinal, você só precisa acompanhar a taxa de conversão, já que ela é o primeiro passo para perceber problemas e ajustá-los, além de criar novas formas de aprimorar o que já está em bom funcionamento.

Leia também: O que é ROI? E como calcular? 

Aprenda a calcular essa taxa

Há uma fórmula muito eficiente para se calcular a taxa de conversão, porém, mesmo que você não tenha uma grande afinidade com a matemática, não fique preocupado, pois é uma maneira muito simples!

O cálculo é feito em porcentagem, e compara o número total de visitantes de uma página com a quantidade de usuários convertidos nela.

Para ilustrar melhor a forma como essa taxa é calculada, confira o exemplo a seguir:

Supondo que você possui uma landing page com os seguintes números:

O cálculo da sua taxa de conversão para essa página seria o total de conversões, dividido pelo total de visitantes, tendo uma média de 10/1000 = 1%

Ainda que seja uma conta fácil, é preciso fazê-la de forma manual, pois as principais ferramentas de análise de métricas do mercado, como por exemplo, o Google Analytics, possuem maneiras de rastrear a taxa de conversão com precisão e rapidez.

Dessa forma, é possível conferir o desempenho do negócio como um todo, por acompanhar o total de leads gerados, orçamentos solicitados e vendas feitas.

Dica de leitura: Como aumentar a conversão das vendas

O que é uma boa taxa de conversão 

Uma coisa é saber fazer as contas, outra bem diferente é saber o que elas significam. É necessário saber o que elas significam. Saiba se os resultados são uma boa ou uma má notícia para o futuro do seu negócio.

Já podemos deixar bem claro de que não há uma resposta única quando a pergunta é “o que é uma boa taxa de conversão”, afinal é algo muito relativo.

Uma taxa de conversão de 20% pode ser muito alta para uma empresa e baixa para outra, tudo depende das estratégias que passaram a ser adotadas ao longo do funil de vendas daquela empresa, das metas pré-estabelecidas e do comportamento de cada consumidor ao longo da jornada de compra.

Por isso, para encontrar a melhor taxa de conversão para a sua empresa, é preciso antes de tudo comparar os resultados alcançados ao longo do funil com que se é esperado para o crescimento da empresa. Questione-se se as vendas fechadas naquele mês foram suficientes para a sua empresa; se a base de leads vem crescendo da maneira que você e sua equipe esperam; entre outros questionamentos.

Ademais, é preciso lembrar-se que a taxa de conversão não é algo estático ou fixo, ela pode oscilar de acordo com as estratégias do seu negócio e isso é um fenômeno completamente normal.

O que realmente vai importar aqui é se a métrica de fato está contribuindo para o desenvolvimento da empresa e que sua análise constante seja capaz de proporcionar insights relevantes em relação às ações que precisam ser feitas para que mais negócios sejam finalizados.

Ler mais: Jornada do consumidor – entenda o processo

Após essa imersão no mundo das taxas de conversão você conseguiu entender melhor a importância desse mecanismo de venda?

É importante visualizar que vender vai muito além da mecânica de oferecer um determinado produto ou serviço a um cliente, há toda uma estrutura que precisa ser fielmente seguida se quiser que suas vendas sejam sempre um sucesso.

Com a evolução das ferramentas de mercado, nasceu o sistema de CRM, o qual é capaz de fazer a gestão de dados da empresa, dos vendedores e dos clientes, tornando todas as informações referentes às vendas acessíveis e organizadas e facilitando a taxa de conversão em vendas.

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O Customer Relationship Management, é um software desenvolvido para ajudar os empresários na hora de organizar seus dados, afinal, sabemos que são muitas informações e que todas precisam ser muito bem armazenadas.

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