Softwares de Vendas para Pequenas Empresas
Softwares de vendas para pequenas empresas são as melhores opções para otimizar processos, reduzir custos e alcançar resultados com maior facilidade.
Na era da informatização, em que novas tecnologias surgem de forma muito rápido, é importante se manter atualizado para não perder nenhuma dessas soluções tão importantes para qualquer negócio.
Quando pensamos no setor de vendas, então, é ainda mais importante contar com ferramentas capazes de melhorar os processos da equipe e ajudar a atingir aquelas metas cruciais para fechar o mês bem.
No post de hoje, você vai aprender tudo sobre esses softwares, além de descobrir a eficácia e entender se realmente vale a pena contratá-los ou não.
Faremos isso a partir dos seguintes tópicos:
- O que são softwares de vendas e para que servem?
- Quais as vantagens em usar softwares de vendas?
- Software de CRM dos ERPS são eficazes?
- O que devo analisar na contratação
O que são softwares de vendas e para que servem?
Um software de venda é qualquer tipo de programa online capaz de otimizar os processos da equipe.
Seja nos momentos de prospecção, na hora da fidelização ou para fazer follow ups, existem diversas ferramentas que cumprem as mais diversas funções e chegaram para tornar o dia-a-dia do vendedor mais fácil.
No passado, era preciso investir em soluções manuais, que dificilmente entravam em conexão umas com as outras.
Por exemplo: você poderia ter uma ficha com o nome, idade e endereço do cliente.
Porém dificilmente conseguiria cruzar esta informação com seus produtos favoritos, horários em que ele prefere comprar ou quais foram os “gatilhos” que o fizeram despertar interesse de compra.
Se foi por um anúncio na TV, um outdoor na rua ou folheando as páginas do jornais, essas e outras informações muito interessantes ficavam perdidas.
Naquela época, não haviam tecnologias capazes de fazer toda uma inteligência que envolve muita análise e cruzamento de dados.
Hoje em dia, no entanto, tudo isso — e muito mais — é possível.
Além de reunir as principais informações sobre a carteira de clientes em um só local, você ganha diariamente um relatório gigantesco com vários dados valiosos para vender melhor.
Seja ao produzir campanhas publicitárias e estratégias de marketing mais eficientes ou ao desenvolver um novo estilo de abordagem, esses softwares são muito importantes.
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Quais as vantagens em usar softwares de vendas para pequenas empresas?
A primeira das vantagens é a agilidade. Afinal, muitos processos manuais e até mesmo “arcaicos” são eliminados.
Tenho certeza que ninguém gosta de preencher uma série de planilhas intermináveis no Excel.
Ainda mais depois de saber que existem opções eficazes e que automatizam processos tão morosos.
Além disso, quanto mais você sabe sobre o seu cliente, e quanto melhor é a qualidade das informações, mais personalizada e direcionada é a abordagem de venda.
Imagine a seguinte situação: você precisa vender para uma pessoa, mas nunca a viu, nem consegue ouvir a sua voz ou saber informações de idade, sexo, região. Basicamente, está no escuro.
No entanto, a outra pessoa te passou todas as suas informações.
Além do básico, você sabe também até mesmo quais os melhores horários que ela prefere comprar e de quais formas ela é levada a comprar.
Qual venda será mais efetiva? Qual pessoa tem maiores chances de fechar negócio com você — e voltar a fazer compras, se transformando em um cliente fiel? Em qual dos dois casos você será mais ágil, guardando tempo para investir em novos clientes?
Pense no primeiro cliente como a realidade de alguém que não tem softwares de vendas e no segundo cliente como alguém que tem. Essas ferramentas são poderosas e te darão a chance de fechar vendas com proposta de valor.
Por isso, somos enfáticos ao dizer que sim, não só vale a pena investir nos softwares de vendas, como é praticamente obrigatório.
Pensando na realidade de pequenas empresas, sabemos de todos os desafios que existem na rotina do empreendedor e da sua equipe, que muitas vezes é reduzida e precisa se desdobrar em diversas funções.
O investimento nas plataformas corretas com toda a certeza tem um retorno muito bom.
Software de CRM dos ERPS são eficazes?
Dois grandes tipos de softwares para vendas são o CRM — Customer Relationship Manager — e o ERP — Enterprise Resource Planning.
Cada um cumpre sua função. Enquanto o CRM é um software voltado para a gestão do relacionamento do cliente, o ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, focado em automatizar processos e integrar diversas atividades das empresas.
Muitos ERPs contam com um recurso dentro da plataforma que desempenha a função do CRM.
Isso que leva pequenos empreendedores a pensar se vale a pena investir em dois softwares diferentes ou se basta “economizar” com um só.
Dica de leitura – Sistema de CRM: tudo o que você precisa saber para melhorar a gestão da sua empresa
Com a contratação da plataforma correta, o empreendedor é capaz de contar com as melhores funções no que diz respeito ao atendimento de clientes.
Assim ele resolve com eficiência os problemas específicos que a plataforma se propõe a ajudar.
Se você quer garantir que os processos da sua empresa serão realizados da melhor forma possível, entenda que o investimento vale a pena.
O melhor de tudo é que você pode integrar ambas as ferramentas, cruzando os dados e otimizando ainda mais os processos dos mais diversos setores.
Se você gostou deste conteúdo e acredita que está um passo a frente para contratar o seu software de vendas para pequenas empresas, aprenda a criar conexões verdadeiras com clientes!