Como o Software CRM Alavanca suas Vendas
Sabemos que toda empresa, independentemente do seu segmento, deseja sempre alavancar as vendas.
Afinal, é o lucro que movimenta um negócio e faz com que ela permaneça de portas abertas.
Felizmente, existe um software capaz de auxiliar todos os empreendedores a alavancar suas vendas de forma eficaz e assertiva: o CRM.
Essa ferramenta é essencial para toda empresa que deseja aumentar a sua taxa de resultados e, principalmente, no que se diz respeito a conversão de clientes.
Mesmo se a sua empresa for de pequeno porte, há grandes possibilidades de você ter em algum lugar, planilhas com contatos e histórico de compras de seus clientes.
Contudo, não basta apenas ter um apanhado de informações e não saber usá-las ao seu favor.
Um bom sistema de CRM é capaz de unificar todos os dados e, ainda por cima, fazer com que essas informações sirvam para a realização de estratégias de comunicação que sejam assertivas e eficientes.
Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la em suas vendas.
Nesse post vamos discutir:
- Afinal, o que é software de CRM?
- Como utilizar o CRM para alavancar as vendas de sua empresa
- Como escolher o melhor software de CRM?
Continue a leitura!
Afinal, o que é software de CRM?
O CRM pode ser traduzido para o português como a gestão de relacionamentos com o cliente.
Esse software dá a liberdade das empresas acompanharem fielmente todas as interações dos clientes para com a sua loja.
Através dessa análise, é possível desenvolver novas estratégias para fazer com que os clientes fiquem ainda mais atraídos pela corporação e consumam ainda mais.
Vale ressaltar que também é possível atrair novos clientes, uma vez que essa ferramenta também pode ser utilizada na jornada de compra e auxiliar no avanço das etapas.
Um bom CRM possui recursos capazes de ter controle de todas as principais informações dos clientes como nome, telefone, e-mail, número de documento, endereço e até mesmo, ter acesso à pesquisas e ações feitas pelo usuário.
Dessa forma, é possível compreender a pessoa como um todo e descobrir quais são os seus hábitos, paixões e necessidades.
Não é à toa que as empresas que mais se destacam no mercado são aquelas que além de ter uma boa estratégia de marketing, também utiliza softwares de CRM.
Como utilizar o CRM para alavancar as vendas de sua empresa
Como você pôde perceber, um sistema de CRM pode auxiliar em diversos aspectos no que se diz respeito à relação de cliente e empresa.
Para entender melhor, separamos uma lista com algumas sugestões de como você pode utilizar essa ferramenta para melhorar o desempenho de seu negócio.
São elas:
Envio de e-mails segmentados
O software de CRM te permite separar os seus clientes por hábitos de consumo ou qualquer outro hábito que seja recorrente em seus consumidores.
Por exemplo, vamos supor que você possui uma empresa de venda de plano dental empresarial, é possível separar bases de clientes por faixa etária, tipo de plano que aderiram ou até mesmo o tempo de contrato.
Dessa forma, você poderá se comunicar com o seu cliente de forma muito mais assertiva e direta.
Programa de fidelidade
É certo que todo consumidor gosta de se sentir exclusivo e com o uso de um software de CRM é possível criar estratégias para alavancar as vendas, como o programa de fidelidade.
Como assim?
Vamos imaginar uma rede de varejo. É possível criar um programa de fidelidade no qual o cliente pode cadastrar seus dados em uma plataforma ou até mesmo aplicativo. Esse cadastro pode gerar para ela descontos exclusivos.
Ao coletar esses dados, a equipe de CRM pode começar a estudar o comportamento do consumidor e por meio deste programa de fidelidade, realizar ações que estimulem a compra.
Além de tudo, é possível criar descontos específicos para cada perfil de cliente e entregar comunicações que fazem mais sentido com o que ele procura encontrar.
Acompanhamento da jornada de compra
Sabe aquele momento que você entra em uma loja online, coloca um produto no carrinho, mas acaba desistindo tempos depois.
Nesse momento você recebe uma mensagem da loja te lembrando que você não concluiu a compra?
O CRM pode ser útil não só para manter os clientes ativos, mas também para fazer com que os clientes em potencial concluam a sua compra.
Esse tipo de estratégia é uma das mais utilizadas e pode fazer com que as suas vendas sejam alavancadas.
Mas para que isso tenha um bom efeito, é preciso ter uma boa plataforma que consiga filtrar todos os passos em sua jornada de compra para que, assim, futuros erros de comunicação não aconteçam.
Por exemplo, uma empresa de planos odontológicos enviando um e-mail agradecendo o contrato, quando na verdade o cliente ainda está na fase de decidir se irá ou não adquirir um plano empresarial odontologico para o seu negócio.
Esses detalhes fazem toda a diferença em sua credibilidade e, até mesmo, na forma que essa pessoa irá falar da sua empresa para terceiros.
Como escolher o melhor software de CRM?
Existem diversas plataformas e servidores que podem funcionar para a sua empresa e certamente há uma opção que tem total sinergia com o seu modelo de trabalho.
Você pode fazer algumas perguntas para si próprio e descobrir quais são os seus pré requisitos como para adquirir uma plataforma, como:
- Qual o meu objetivo com o CRM?
- Quais canais de comunicação eu desejo utilizar?
- O quanto estou disposto a investir?
Além disso, é muito importante que você analise a sua empresa como um todo e procure entender quais são as dores e necessidades do dia a dia.
Ainda utilizando a empresa de venda de convenio dentista, não basta apenas pensar no financeiro e no momento do contrato.
É preciso analisar quais as ferramentas o seu time utiliza atualmente para reter e converter os clientes e pensar em quais poderiam ser melhoradas.
Considerações finais
Após este artigo, você pôde descobrir como o CRM pode alavancar as vendas de sua empresa e quais as vantagens de utilizar esse software.
É importante ressaltar que uma boa plataforma faz toda a diferença.
Pesquise, estude e avalie as opções disponíveis no mercado e tenha a certeza de que estará adquirindo um sistema capaz de atender todas as suas demandas.
Dessa forma, em pouco tempo você já usufruirá dos resultados positivos!
Conteúdo produzido por Mayara Santos, redatora na Ideal Odonto, uma empresa de convenios odontologicos para pessoa física, jurídica e muito mais.