Abrir mão do uso de um Sistema CRM Online é uma péssima decisão em tempos onde a agilidade em vendas é diferencial competitivo.
O sistema de CRM Online é hoje uma grande ferramenta de gestão comercial.
Fácil de usar, sem instalação e de aplicação imediata são apenas algumas das vantagens dos atuais softwares de CRM.
Vender mais e melhor é o mantra que qualquer gestor comercial repete diariamente junto a sua equipe de vendas.
Mas discurso sem ação e ação sem ferramentas de gestão comercial acabam só por gerar frustrações junto a sua equipe.
Nesse artigo vamos discutir:
- O que é um sistema de CRM online?
- Funcionalidades Comuns do Sistema de CRM Online
- Agilidade na adoção de ferramentas de gestão comercial
- Gestão da equipe de vendas
- Redução do custo operacional
- Por que Usar um Sistema de CRM Online?
O que é um sistema de CRM online?
Um sistema de CRM online, também conhecido como CRM em nuvem ou CRM baseado em nuvem, é uma plataforma de software que gerencia relacionamentos com clientes de forma centralizada e acessível pela internet.
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, que em português significa Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.
Essa ferramenta é projetada para ajudar as empresas a acompanhar e gerenciar interações com clientes, bem como organizar informações relevantes sobre eles, histórico de compras, preferências, reclamações, e outros dados importantes.
O principal objetivo de um sistema de CRM é melhorar o relacionamento entre a empresa e seus clientes, permitindo uma abordagem mais personalizada, eficiente e orientada a dados.
Funcionalidades Comuns do Sistema de CRM Online
As funcionalidades comuns em um sistema de CRM online incluem:
1. Gestão de contatos: armazenamento de informações detalhadas sobre os clientes, como nome, endereço, e-mail, telefone, entre outros.
2. Histórico de interações: registro de todas as interações passadas com os clientes, como chamadas telefônicas, e-mails, reuniões, tickets de suporte etc.
3. Automação de vendas: rastreamento do processo de vendas, desde a prospecção até o fechamento do negócio.
4. Marketing: segmentação de clientes, envio de campanhas de e-mail marketing, acompanhamento de resultados, entre outras atividades de marketing.
5. Suporte ao cliente: gerenciamento de tickets de suporte, monitoramento de problemas e resolução de reclamações.
6. Relatórios e análises: Geração de relatórios e análises para identificar tendências, oportunidades e áreas de melhoria.
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Agilidade na adoção de ferramentas de gestão comercial
É muito fácil em gestão comercial confundir pressa com agilidade.
Pressa é quando se faz rápido, sem a preocupação de medir o resultado.
Apenas se faz e seja o que Deus quiser.
Agilidade é quando se tem um método de trabalho bem definido e indicadores claros de como melhorar a sua operação.
Ter as informações do cliente na palma da mão é condição primordial para ser mais ágil.
Não apressado e assim surpreender de forma positiva o seu cliente.
O CRM Online traz no computador, tablet ou celular todo o registro do histórico do relacionamento com o seu cliente.
Data da última e primeira compra, pedidos de menor e maior valor, os produtos que ele mais compra por ordem de valor, contatos que não geraram vendas, reclamações e até mesmo as visitas in loco que o cliente recebeu.
Leia também – Saiba quais são as 16 melhores ferramentas de CRM disponíveis no mercado
Gestão da equipe de vendas
Parece mentira, mas nos dias de hoje, independentemente do tamanho, não fazer uso de um sistema de CRM Online é o mesmo que propositalmente deixar manca a sua equipe de vendas.
Com um valor que rapidamente se paga, os atuais CRMs estão cada vez mais fáceis de manusear e adaptados à realidade do dia a dia do vendedor.
No Clientar CRM é possível até mesmo registrar via comando de voz os contatos com o cliente.
Pense na sua empresa: quando um cliente entrar em contato que tipo de informação seu vendedor tem disponível de forma online e imediata?
Só o que o cliente comprou é pouco, é preciso saber quando foi o último contato e o que aconteceu, se é um cliente ativo, inativo ou prospect, e claro, treinar o seu vendedor para saber o que fazer em cada situação.
Redução do custo operacional
O software de CRM de vendas reduz o custo operacional da venda.
Porém, lembro que o mais importante é que essa ferramenta de gestão comercial traz uma padronização de atendimento.
Longe de ser utopia, o CRM Online traz foco a ação, e vendedor com foco é meia venda.
A outra metade eu deixo para a capacidade de levantar as necessidades dos clientes e de como se conduz uma negociação.
Leia também – Como reduzir o custo operacional das vendas
Meu objetivo neste artigo não e tentar convencê-lo a usar um sistema de CRM Online.
É só fazer com que você, empresário, empreendedor ou gestor comercial reflita por qual motivo ainda não se permitiu experimentar e provar os benefícios do CRM que essa ferramenta de gestão comercial pode fazer pela sua empresa.
Antes pelo seu negócio do que pelo concorrente. Seja ágil, não apressado!
Leia também – 7 perguntas sobre CRM de Vendas
Por que Usar um Sistema de CRM Online?
Alguns institutos de pesquisa e entidades reconhecidas trazem alguns dados bem interessantes sobre os motivos e razões pelas quais sua empresa não deve deixar de lado o software de CRM.
Vejamos alguns:
- Melhor retenção de clientes: Segundo um estudo da Harvard Business Review, o uso eficaz do CRM pode aumentar significativamente a retenção de clientes, com uma taxa de retenção podendo ser aumentada em até 27%.
- Um relatório da Gartner revelou que as empresas que implementam um CRM bem-sucedido podem aumentar a satisfação do cliente em até 74%.
- De acordo com a Salesforce, a maior empresa de CRM do mundo, as empresas podem reduzir os custos de suporte em até 25% e os custos de marketing em até 23% com a implementação de um sistema de CRM eficiente.
- Uma pesquisa da Trackvia mostrou que 47% dos executivos relataram que as soluções de CRM melhoraram significativamente suas tomadas de decisões, devido ao acesso a informações em tempo real e análises detalhadas.
- Um estudo da Forrester Research constatou que o uso de CRM pode aumentar a produtividade do pessoal em até 15%.
- Segundo um relatório da Aberdeen Group, empresas com equipes de marketing e vendas alinhadas podem experimentar um aumento médio de 20% na receita anual.
- De acordo com um relatório da SuperOffice, 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma melhor experiência do cliente, que é facilitada por um sistema de CRM eficiente.
Lembre-se de que os resultados podem variar dependendo do tipo de negócio, a qualidade da implementação do CRM e o envolvimento da equipe.
Um CRM eficiente requer planejamento, treinamento e uma cultura organizacional que valorize o relacionamento com o cliente.
Considero fundamental que as empresas escolham a solução de CRM adequada às suas necessidades e invistam no desenvolvimento e treinamento da sua equipe para colher os benefícios esperados.
Não deixe de ler – Como Usar o CRM para Treinamento de Novos Vendedores
Conclusão
A principal vantagem de um CRM online é que ele pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, permitindo que equipes de vendas, marketing e suporte trabalhem de forma colaborativa, independentemente da localização física. Além disso, a natureza baseada em nuvem reduz a necessidade de investir em infraestrutura de TI, tornando-o mais acessível a empresas de todos os tamanhos.
O uso eficaz de um sistema de CRM online pode melhorar a satisfação do cliente, aumentar a eficiência operacional e impulsionar as vendas, proporcionando um atendimento mais personalizado e relevante, com base em informações detalhadas sobre os clientes.