Sistema CRM: Guia Completo e as Melhores Ferramentas

sistema crm - crm sistema
Paulo Araújo

O Sistema CRM (Customer Relationship Management) desempenha um papel crucial na gestão da carteira de clientes e no aprimoramento das relações comerciais. Ao organizar informações, otimizar processos e desenvolver estratégias personalizadas, a plataforma CRM de vendas se torna uma ferramenta indispensável para fortalecer o relacionamento com os clientes.

O que é o sistema CRM?
O sistema CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta que auxilia empresas a gerenciar e analisar interações com clientes e prospects ao longo de todo o ciclo de vendas. O objetivo principal é melhorar o relacionamento com o cliente, aumentar fechamentos e retenção, e impulsionar o crescimento das vendas.

O que você vai ver neste artigo

O que é um sistema CRM

O CRM Sistema é a ferramenta que permite gerenciar todas as interações com um prospect ou cliente da empresa.

Com ela, é possível ter acesso a todo histórico de cada consumidor para estudar suas preferências, hábitos e possíveis interesses em produtos e serviços.

O nome é uma sigla proveniente de Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Basicamente, esse é o papel da ferramenta, desde otimização de atendimento até a realização de ofertas mais alinhadas com as expectativas dessas pessoas.

Consequentemente, a plataforma CRM é uma ótima solução de vendas.

Os sistemas de Customer Relationship Management (CRM) são ferramentas estratégicas na gestão de relacionamentos com clientes e na otimização de vendas.

Um sistema CRM simples é essencial para que empresas saibam exatamente com quem estão lidando, à medida que as operações e o negócio como um todo se expandem. A plataforma CRM, também conhecida como CRM de Vendas, aumenta a competividade da sua empresa e aumenta a profissionalização da sua equipe comercial.

Abaixo, estão alguns estudos e dados estatísticos sobre o uso de CRM:

  1. Um relatório da Salesforce, uma das principais plataformas de CRM, sugere que o uso do CRM pode aumentar a receita de vendas em até 29%, a produtividade das vendas em até 34% e a precisão da previsão de vendas em 42%.
  2. Segundo um estudo da Nucleus Research, o retorno sobre o investimento (ROI) para sistemas CRM é de cerca de $8,71 para cada dólar gasto.
  3. Um estudo da Forrester Research descobriu que as empresas que implementam sistemas de CRM adequadamente podem esperar um aumento de 50% na produtividade de vendas e uma melhora de 5% na taxa de retenção de clientes.
  4. Uma pesquisa da Capterra descobriu que 47% dos usuários de CRM relataram que o software teve um impacto significativo na retenção de clientes e na satisfação do cliente.
  5. De acordo com a IBM, empresas que usam um CRM podem aumentar a satisfação do cliente em até 56%.

Estes são apenas alguns exemplos que demonstram o impacto positivo que um sistema de CRM pode ter no desempenho das vendas, na produtividade do trabalho, na retenção de clientes e na satisfação do cliente.

A implementação adequada e o uso de um sistema de CRM podem ser fundamentais para o sucesso de uma empresa no mercado competitivo de hoje.

Dashboard de CRM - Clientar CRM
Uma das funcionalidades que tornam o sistema CRM mais estratégico é o seu dashboard, reunindo informações relevantes em uma visão clara para o gestor de vendas

Origem

A onda do uso do software de CRM começou na década de 80, como uma estratégia de marketing de guerrilha e data base marketing.

Naquele tempo poucos falavam em adotar um CRM de vendas para a equipe de vendas, e a grande maioria das empresas consideravam isso parte do trabalho da equipe de marketing.

Hoje, discutir o uso da ferramenta é praticamente perda de tempo. A realidade é que não adotar seu uso significa ficar atrás dos seus concorrentes.

Uma importante questão histórica que as plataformas de CRM trazem a lembrança é o antigo conflito entre setores de Marketing e Vendas.

Isso ficou para trás, tendo em vista que, cada vez mais, um depende do outro para realizar seu trabalho. Neste alinhamento, o CRM é a ferramenta principal que ajuda a integrar e compartilhar dados estratégicos.

Base conceitual

O sistema CRM é baseado no conceito de que, para vender mais e satisfazer o cliente, é fundamental conhecê-lo a fundo.

Isso significa saber suas preferências de compra, como quantas vezes eles emitem pedidos no mês, as suas insatisfações com o mercado, suas necessidades recorrentes em atendimentos, entre outros pontos.

Tudo isso, se entendido, permite que empresas consigam conquistar dois objetivos principais:

  • conhecer o perfil do consumidor médio e criar personas que serão de grande ajuda para o setor de Marketing;
  • vender mais, graças ao entendimento das preferências do cliente, o que ajudará a preparar ofertas que atendam às suas necessidades.

O que significa sistema CRM

CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente. O sistema CRM é um software que automatiza a gestão do relacionamento com o cliente, apoiando o trabalho de áreas como Marketing, Vendas e Suporte.

O que é atuar com CRM

Atuar com CRM significa utilizar a ferramenta de CRM para orientar e otimizar todas as interações e processos relacionados ao cliente. Isso envolve desde a prospecção inicial até o pós-venda, com foco em maximizar a eficiência, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas.

Atuar com sistema CRM exige uma abordagem integrada, onde todas as equipes (vendas, marketing, atendimento ao cliente) utilizam a mesma plataforma para garantir consistência e qualidade nas interações.

Quais são os 4 tipos de CRM

Existem quatro tipos principais de plataforma CRM de vendas: operacional, analítico, colaborativo e estratégico.

CRM Operacional

Focado na automação de processos de vendas, marketing e atendimento ao cliente, ajudando a gerenciar as interações do dia a dia. Exemplo: Um sistema que automatiza o envio de e-mails de acompanhamento após uma reunião com um prospect.

CRM Analítico

Concentra-se na análise de dados para entender melhor os comportamentos e padrões dos clientes. Isso permite a segmentação de mercado e a personalização de campanhas. Exemplo: Análise de dados históricos de vendas para identificar os clientes mais lucrativos.

CRM Colaborativo

Facilita a comunicação entre diferentes departamentos e entre a empresa e os clientes. Exemplo: Um sistema que integra o departamento de vendas com o de suporte ao cliente, permitindo uma visão unificada do histórico do cliente.

CRM Estratégico

Focado no desenvolvimento de estratégias de longo prazo com base em dados e insights coletados, visando aumentar o valor do cliente ao longo do tempo. Exemplo: Uso de análises preditivas para antecipar as necessidades dos clientes e oferecer soluções personalizadas.

Quais os 3 exemplos de CRM operacional

HubSpot CRM

Oferece ferramentas para gestão de contatos, automação de e-mails e rastreamento de interações, facilitando a rotina do time de vendas.

Salesforce Sales Cloud

Permite a automação de tarefas e o gerenciamento do funil de vendas, com foco na produtividade do time de vendas.

Clientar CRM

Voltado para empresas que realizam vendas consultivas, com funcionalidades que simplificam o trabalho da equipe e apoiam a gestão comercial, como integração com WhatsApp e dashboard de relatórios gerenciais avançados.

Relatórios de vendas - Clientar CRM
No Clientar CRM, o gestor de vendas tem acesso a uma ampla gama de relatórios avançados, que apoiam a tomada de decisões com dados concretos

O que é um CRM estratégico

Um sistema CRM estratégico é aquele que vai além da simples automação e gestão de dados, focando na criação de valor de longo prazo para a empresa e seus clientes. Ele utiliza análises avançadas e dados históricos para prever tendências, identificar oportunidades de crescimento e desenvolver estratégias personalizadas para cada segmento de clientes.

Um exemplo disso seria uma empresa que usa seu CRM estratégico para identificar os clientes mais propensos a renovar contratos e cria campanhas direcionadas para garantir a retenção.

Quais os 3 pilares do CRM

Os três pilares fundamentais do CRM são:

Gestão de Dados

Coleta e organização de dados de clientes em uma base centralizada, permitindo acesso rápido e eficiente às informações.

Automação de Processos

Redução de tarefas manuais por meio da automação, como o envio de e-mails, agendamento de reuniões e atualização de status de oportunidades de vendas.

Relacionamento com o Cliente

Manter interações consistentes e personalizadas, focadas em atender às necessidades e expectativas dos clientes ao longo de todo o ciclo de vida.

Para que serve um software CRM

Atendimento de ponta, antecipação e contatos precisos para mostrar ao cliente que ele pode contar com a sua empresa.

Vendas são fundamentais, mas elas são a última etapa do processo. Para consegui-las, há um caminho cheio de etapas a ser trilhado.

O sistema CRM é a ferramenta que vai permitir que uma empresa mantenha um trabalho consistente de relacionamento com o cliente.

Com os recursos certos, é possível gerar vendas recorrentes e converter leads em clientes.

Como funciona um software CRM

O software CRM será um grande facilitador para que esse trabalho de relacionamento com o cliente seja executado.

Ao centralizar informações e automatizar alertas, ele permite que vendedores estejam sempre em posição de vantagem para realizar a oferta certa. Com isso, as chances de conversão são potencializadas ao máximo.

No dia a dia, o software ajudará a manter o acompanhamento de um prospect, ou seja, um lead que foi capturado por alguma estratégia, como o Marketing de Conteúdo.

Nessa atividade de monitoramento, a plataforma ajudará o vendedor a ter mais informações sobre cada passo desse lead.

A plataforma de CRM registra todas as informações possíveis, desde as pessoais, como nome, telefone e e-mail, até as interações em pontos de contato, que podem ser:

  • assinatura de newsletter;
  • visitas a um site;
  • atendimento em chat, telefone ou por e-mail.

Esse registro é contínuo, ou seja, o CRM ajuda a criar um verdadeiro registro histórico de cada cliente. Assim, nada passa despercebido e o vendedor consegue rastrear cada passo de cada consumidor, o que permite agir no momento certo.

Objetivos do Sistema de CRM

Um dos objetivos de um sistema de CRM é fazer com que os profissionais de vendas vejam a profissão como carreira e não como ocupação, ser vendedor e não “estar” vendedor.

Com uma cooperação metódica e coordenada, muitas vezes os resultados não demoraram a aparecer.

Mantêm a rotatividade baixa e com um perfil da equipe de vendas bem definido crescem o número de profissionais que buscam vagas em empresas profissionalizadas.

Concorrentes ajudando concorrentes, ainda não é uma prática comum no país, mas existem boas práticas de gestão e governança que garantem a antigos inimigos um grau de competitividade mais justo em mercados altamente disputados.

O sistema de CRM é uma ferramenta de comunicação, cooperação e gestão do relacionamento com o cliente.

Deixar de fazer uso de uma ferramenta de gestão como essa significa deixar a equipe de vendas à mercê dos seus caprichos, como:

  • dons individuais,
  •  percepções irreais,
  • ações que não são fundamentadas em dados e fatos.

O avanço do sistema CRM e sua adoção pelas empresas

O segmento de softwares de CRM tem testemunhado um crescimento constante no país, impulsionado pela crescente conscientização das empresas sobre a vitalidade da gestão de relacionamento com o cliente.

De acordo com o Portal Administradores, pesquisa realizada pela Ovum identificou que o segmento de CRM para automação de marketing teria o maior crescimento até 2022, seguido pelo segmento de automação de atendimento ao cliente e pelo segmento de automação de força de vendas.

O mercado de CRM foi avaliado em aproximadamente US$58 milhões em 2022, com previsões indicando que poderá ultrapassar US$65 milhões em 2023. A longo prazo, considerando projeções até 2030, espera-se um crescimento anual de 13,9%, alcançando um valor estimado de US$163,16 bilhões.

Várias empresas nacionais e internacionais estão investindo em soluções de CRM para melhorar a eficiência de suas operações, aumentar a satisfação do cliente e impulsionar o crescimento dos negócios. A adoção de soluções baseadas na nuvem, a crescente demanda por automação de marketing e a rápida digitalização das empresas são alguns dos principais fatores que contribuem para o crescimento do mercado de software CRM no Brasil.

Independentemente da indústria ou nicho de mercado, a construção e manutenção de relacionamentos de qualidade com os clientes é um dos principais fatores para o sucesso.

Toda interação de uma empresa com prospects ou clientes gera informação estratégica.

Para lidar com tanto conteúdo, é fundamental contar com soluções comerciais automatizadas.

Elas ajudam a conhecer o público e, a partir disso, gerar propostas mais certeiras, vender mais, estruturar campanhas de marketing adequadas e aumentar a satisfação do consumidor.

Como uma plataforma de CRM simples pode ajudar no seu negócio

O CRM sistema pode fazer tanto pelo seu negócio que às vezes é até difícil de acreditar. No entanto, todo esse potencial só pode ser explorado se houver uma estratégia por trás de todos os recursos e funcionalidades.

A seguir, entenda quais conveniências o CRM simples  possibilita e quais resultados ele ajuda a alcançar!

1. Centralizar contatos

Uma ferramenta CRM  simples funciona também como uma grande base de dados de contatos. Todas as informações ficam registradas em um só lugar, o que traz muitos benefícios.

Outros métodos de registros podem gerar a perda de informação estratégica ou até mesmo a dificuldade de encontrá-la. Com um sistema CRM, diferentes categorias de informações dos clientes são registrados no mesmo local, na nuvem ou diretamente no computador.

Importante: no CRM você mantêm o cadastro de clientes atualizado.

2. Gerenciar informações estratégicas

Há informações que valem ouro para as empresas. As preferências de um consumidor, por exemplo, é o que guia os esforços do vendedor. Com dados precisos, ele sabe exatamente o momento da abordagem em vendas e qual oferta realizar.

O software CRM também mostra quais canais o consumidor visita mais, por quais ele busca atendimento e por quais meios ele se informa sobre a empresa. Assim, é possível criar pontos de contato cada vez mais precisos e que vão gerar interação.

3. Automatizar alertas

A utilização de um sistema CRM é fundamental também pelo fato de esse sistema ser automatizado. Isso significa que ele emite uma série de alertas, como:

  • quando um consumidor interage com um ponto de contato;
  • quando um novo lead é obtido;
  • toda vez que um prospect ou cliente solicita atendimento em um canal;
  • quando há um pedido de orçamento.

Cada uma dessas ações é registrada na plataforma de CRM, que emite uma notificação ao vendedor. A partir daí, o profissional entra em ação para fazer a melhor escolha em uma abordagem.

4. Potencializar as vendas com o sistema CRM

Ler a expressão “plataforma de CRM de vendas” é muito comum por aí, por mais que o software tenha funções muito mais extensas. A verdade é que, por conta de sua grande influência nas conversões, muitos acham que sua função principal é gerar vendas.

Definitivamente, é possível potencializar os números com a ajuda desta ferramenta.

A razão é simples: ela permite a entender as necessidades do cliente, o que eles esperam e em que fase da jornada de consumo estão.

Com essas informações estratégicas, é muito mais fácil realizar conduzir cada prospect ou cliente às conversões, ou seja, vendas!

5. Melhorar a gestão da carteira de clientes

O aumento nas vendas é consequência de um trabalho bem feito, tendo como base o método de condução pelo funil de vendas definido pela empresa. Uma carteira de clientes é composta de três categorias: prospects, clientes e clientes inativos.

Com um sistema CRM simples, é possível potencializar as vendas por meio de três formas, considerando as categorias citadas: 

  • vender para quem nunca comprou, é o que chamamos de prospect.
  • voltar a vender para quem parou de comprar, sãos os clientes inativo;
  • vender mais para quem já compra, que são os clientes ativos.

Uma gestão de vendas adequada de carteiras capacita vendedores a gerar conversões em diferentes situações, garantindo compras recorrentes e novos clientes. Isso só é possível graças ao controle que um sistema CRM possibilita.

6. Antecipar os desejos do consumidor

Com um CRM simples, é possível também antecipar os desejos do seu cliente. Se a relação com ele já existe há algum tempo, certamente você terá registros dos pedidos já feitos.

Assim, é possível saber os volumes médios de compras, o dia em que elas são realizadas, além de outros detalhes.

Assim, os vendedores podem fazer sugestões precisas no momento certo, principalmente focando em cross sell e upsell. Graças ao acompanhamento que a plataforma de CRM permite, as chances de essa sugestão ser uma antecipação bem-sucedida são enormes!

Vídeo Bônus: CRM Software e Gestão da Carteira de Clientes

Vantagens principais em contratar um sistema CRM de Vendas

Saiba que com o sistema de CRM todas as perguntas podem ser respondidas rapidamente.

  • Neste exato momento você saberia responder quantos clientes estão ativos em sua empresa?
  • Quantas e quais propostas estão em negociação?
  • Quanto falta para bater as metas?
  • Sabe dizer por que o cliente X desistiu da compra?

Já explicamos aqui no blog sobre o que é um software CRM e como, definitivamente, trata-se de um sistema indispensável para empresas que querem crescer sem abrir mão de um completo gerenciamento sobre a relação entre ela e seus clientes.

Prova disso é que dados divulgados em 2018 pela Gartner, uma das maiores consultorias em tecnologia da informação do mundo, mostram que a receita mundial de software de CRM ultrapassou os US$ 39 bilhões e promete crescer ainda mais nos próximos anos.

E por falar em crescer, já até adiantamos uma vantagem de um sistema de CRM: já existem softwares que cabem em todos os orçamentos financeiros, permitindo que todos os portes de empresa possam investir nele – inclusive quem está dando os primeiros passos no mundo dos negócios.

Portanto, vamos às demais vantagens?

1. Promove foco no cliente e cooperação para vencer

A primeira vantagem do uso do sistema de CRM é manter a empresa com o foco no cliente.

Qualquer profissional de vendas e de marketing repete o mantra: o foco é no cliente! Mas ainda são poucos os entusiastas na adoção de uma plataforma de CRM como uma ferramenta de prospecção, recuperação e manutenção de negócios.

Além disso, o sistema de CRM tem a capacidade de aumentar a cooperação entre todas as áreas da empresa.

Sem cooperação entre os setores envolvidos na adoção do software de CRM as maiores dificuldades não estarão relacionadas só a questão operacional, mas sim a questão cultural. Mudar a mentalidade das pessoas e fazer com que todos atuem como aliados, apesar de óbvio é uma dura missão.

Em uma época onde a palavra cooperação é altamente proferida, mas nem tanto praticada, poucas empresas mostram casos de sucesso. Poucos negócios conseguem gerar o equilíbrio entre proprietários, colaboradores, clientes e comunidade. Mas a adoção de uma plataforma de CRM é o início do caminho para o profissionalismo na gestão e foco em soluções comerciais.

2. Garante a mobilidade da equipe

As soluções de cloud computing (computação em nuvem) tornaram a vida das empresas bem mais fácil nos últimos anos. E com o sistema de CRM de vendas não foi diferente.

Hoje não é mais preciso instalar um software em cada um dos computadores da empresa.

Como o sistema permanece em nuvem, a informação fica disponível online, permitindo que todos os computadores e dispositivos móveis da empresa possam acessar um único sistema de forma integrada.

Isso se traduz em praticidade e agilidade no atendimento, principalmente no caso de vendedores que estão sempre viajando.

Nesse caso, basta ter acesso à internet para que consigam acessar as informações dos clientes e atualizar os dados sobre novas vendas de onde eles estiverem.

3. Ajuda na gestão da carteira de clientes

A gestão da carteira de clientes é o ativo mais importante de toda empresa.

Afinal, é ela que reúne todas as informações essenciais para que estratégias de vendas e marketing sejam criadas para mantê-los ativos e a empresa faturando.

software de CRM é feito para esse tipo de gerenciamento, mantendo todo o histórico de vendas e de clientes perfeitamente organizado.

Aqui na Clientar CRM, por exemplo, o software vem com um grande diferencial: é possível separar de forma automática todos os clientes nas categorias de Ativos, Inativos e Prospects.

Imagine a quantidade de tempo que se economiza já tendo esses dados em mãos de forma atualizada e organizada?

Além disso, no software CRM, é possível verificar na curva ABC de Pareto quais são os clientes mais ativos (ou seja, que mais compram da empresa), e, ainda, se planejar para criar estratégias de recuperação de clientes inativos que valem a pena serem resgatados.

4. Facilita a gestão das vendas e do time de vendas

O gerenciamento de clientes é apenas uma ponta do iceberg.

Em um bom sistema de CRM, a empresa realiza a completa gestão do processo de vendas e dos próprios vendedores.

Na prática, isso se traduz em facilitar a comunicação e a tomada de decisão – tão necessárias no meio da rotina de trabalho.

Nesse caso, a solução de CRM consegue essa proeza porque todos os dados importantes estão centralizados no dashboard. Nada fica perdido, o que evita ruídos de comunicação.

Olha só três exemplos de como a plataforma de CRM torna a comunicação da equipe mais eficiente:

  • os dados são compartilhados entre os colaboradores de forma simples e rápida, eliminando ruídos de comunicação;
  • essa integração também ajuda a alinhar os times de vendas e de marketing, já que um time depende do outro para atrair e conduzir os prospects pelo funil de vendas;
  • é possível saber quais colaboradores cumpriram as metas e quais não cumpriram, o que facilita o gestor na hora de dar o feedback à equipe.

5. Faz a empresa economizar tempo e dinheiro

Vamos direto ao ponto: o software CRM faz a empresa economizar tempo porque:

  • faz gestores e vendedores tomarem decisões mais rápidas e com base em dados concretos;
  • os vendedores não perdem tempo procurando os dados que precisam em planilhas, papéis, e-mails, etc. Tudo está centralizado e pode ser acessado nos computadores e dispositivos móveis;
  • a equipe inserida no sistema CRM cria uma agenda diária de atividades, tornando a semana produtiva;
  • o próprio sistema avisa sobre compromissos e demandas importantes.

O software CRM faz a empresa economizar dinheiro por dois motivos principais:

  • um sistema de CRM em nuvem é mais barato, tornando-se acessível para todos os portes de empresa – além disso, facilita o backup dos dados, evitando perda de dados e prejuízos ao negócio.
  • a empresa não precisa realizar grandes investimentos em treinamentos e consultorias, já que o sistema é bem intuitivo e simples de ser gerenciado – aqui na Clientar CRM, por exemplo, disponibilizamos vídeos tutoriais bem simples e objetivos para facilitar o aprendizado.
Segmentação de clientes sistema CRM -  Clientar CRM
Com um sistema CRM, tarefas que consumiriam muito tempo da sua equipe, como a segmentação de clientes, podem ser automatizadas para aumentar a eficiência do time

Melhores ferramentas CRM do mercado

O sistema CRM perfeito para a sua empresa depende dos recursos que ele oferece e de que maneira sua estratégia pode ser potencializada por ele. Há muitas ofertas no mercado voltadas para diferentes tipos e tamanhos de negócio, e isso faz diferença.

Separamos algumas das melhores plataformas de CRM disponíveis no mercado atualmente. Veja para qual tipo de empresa elas são mais indicadas, prós e contras de cada uma, e o preço para implementá-las.

1. Clientar

O Clientar é uma plataforma de CRM focado em vendas e relacionamento. Seu foco é ser uma solução completa, que funciona bem desde a captura de um lead até o momento de realizar uma oferta para torná-lo cliente.

Ideal para:

O Clientar CRM é voltado especificamente para atender às necessidades de indústrias, prestadores de serviços técnicos, revendas e distribuidores, pois tem as funcionalidades certas para uma gestão de carteira de clientes inteligente e um acompanhamento adequado da prospecção e do follow-up em vendas consultivas. 

O Clientar não é indicado para varejo, e-commerce, consultórios, escritórios, e empresas B2C em geral.

Comentários:

  • Simples e fácil de usar
  • Implantação com suporte e treinamento
  • Plugin de ntegração com WhatsApp
  • O software é baseado em um método de vendas testado e aprovado por centenas de empresas
  • Permite cadastro de produtos e tabelas de preços.

Com um método próprio de trabalho desenvolvido para gerar resultados, o Clientar traz algumas funcionalidades de destaque em comparação a outras ferramentas, como:

  • avisos de follow-up diários;
  • cards de relacionamento que indicam clientes com muito tempo sem contato; 
  • customização de  de formulários para registro de interações com clientes;
  • plugin de integração com WhatsApp;
  • integração com o Jivo Chat;clientes separados em perfis: prospects, ativos e inativos automaticamente; 
  • robusto pacote de relatórios e gráficos de vendas;
  • relatório de ranking de vendedores;
  • relatórios e gráficos de propostas ganhas e perdidas;
  • curva ABC de Pareto de clientes ativos, inativos, prospects e de produtos;
  • envio e registro da troca de emails com clientes.

O Clientar é acima de tudo um Método de Vendas utilizado em centenas de empresas e altamente eficaz.

Essa metodologia, criada por Paulo Araújo, palestrante e consultor de vendas e com centenas de seguiores no LinkedIn , prevê foco e ações com follow up adequado nos seguintes perfis de clientes:

  • Prospects,
  • Ativos;
  • Inativos.

A figura abaixo ilustra bem o que é e como funciona o Método Clientar, que é capaz de potencializar suas vendas.

Método Clientar CRM

2. Snov.io

A Snov.io é uma solução de automação de vendas que oferece um conjunto de ferramentas úteis, incluindo um sistema de CRM gratuito para todos os planos.

Ideal para: 

Snov.io é uma excelente ferramenta para empresas focadas em automação de vendas e marketing digital, especialmente aquelas que precisam gerar e verificar leads constantemente, como empresas de e-commerce e negócios B2C. 

No entanto, pode não ser a melhor escolha para indústrias, prestadores de serviços técnicos, revendas e distribuidores B2B, que precisam de um CRM focado na gestão de carteira de clientes e no acompanhamento de vendas consultivas devido à falta de recursos específicos para essas necessidades.

Comentários:

  • Simplicidade e multifuncionalidade.
  • Geração e verificação de leads.
  • Campanhas de e-mail personalizadas e follow-ups automatizados.
  • Rastreamento de engajamento direto do Gmail.
  • CRM gratuito em todos os planos.
  • Opções poderosas de integração.
  • Falta de recursos como calendário de tarefas compartilhado, importação de dados ou análises aprofundadas.

3. Salesforce

A Salesforce é uma das principais ferramentas CRM do mundo, conhecida por atender  companhias de grande porte.

Ideal para: 

Salesforce é ideal para grandes empresas que precisam de um CRM altamente personalizável e integrado com outras ferramentas corporativas. 

No entanto, sua complexidade e custo podem ser desvantagens significativas para indústrias, prestadores de serviços técnicos, revendas e distribuidores B2B de menor porte, que necessitam de uma solução mais simples e focada na gestão de carteira de clientes e no acompanhamento de vendas consultivas.

Comentários:

  • Altamente configurável e personalizável.
  • Ampla gama de recursos e integrações.
  • Excelente suporte e comunidade de usuários.
  • Pode ser complexo e caro para pequenas empresas.
  • Curva de aprendizado íngreme.
  • Valores em dólares.

4. HubSpot

O HubSpot é uma solução CRM que atende a empresas de todos os tamanhos, com diversos planos que escalam conforme as necessidades.

Ideal para: 

HubSpot é excelente para empresas que buscam uma solução integrada de marketing, vendas e atendimento ao cliente, especialmente aquelas focadas em inbound marketing e negócios B2C. 

Entretanto, pode não ser a escolha ideal para indústrias, prestadores de serviços técnicos, revendas e distribuidores B2B que precisam de um CRM focado na gestão de carteira de clientes e acompanhamento de vendas consultivas, devido à sua ênfase em automação de marketing e recursos que podem ser caros.

Comentários:

  • Interface intuitiva e fácil de usar.
  • Ferramentas de marketing, vendas e atendimento ao cliente integradas.
  • Versão gratuita disponível.
  • Recursos avançados podem ser caros.
  • Limitações na personalização de algumas funcionalidades.
  • Não é ideal para vendas B2B.
  • Excesso de recursos que dificultam a usabilidade. 
  • Valores em dólares.

5. SendinBlue

O SendinBlue é ideal para empresas que fazem vendas digitais e precisam de alta automação de marketing.

Ideal para: 

SendinBlue é perfeito para negócios digitais e e-commerce que precisam de automação de marketing e comunicação multicanal. 

Contudo, pode não ser a melhor opção para indústrias, prestadores de serviços técnicos, revendas e distribuidoras B2B, que necessitam de uma solução focada na gestão de carteira de clientes e acompanhamento de vendas consultivas, pois suas funcionalidades são mais voltadas para automação de marketing.

Comentários:

  • Funcionalidades específicas para negócios digitais.
  • Alta automação em marketing.
  • Plataforma integrada para e-mail marketing, SMS e CRM.
  • Pode ser complexo para novos usuários.
  • Menos adequado para negócios com ciclos de venda longos.
  • Valores em dólares.

6. JivoChat

O JivoChat é uma ferramenta de chat online que também oferece funcionalidades de CRM para acompanhar clientes desde o primeiro contato.

Ideal para: 

JivoChat é ideal para empresas que necessitam de uma solução de comunicação imediata com clientes, como varejo e negócios B2C. 

Entretanto, pode não ser a melhor escolha para indústrias, prestadores de serviços técnicos, revendas e distribuidoras B2B, pois suas funcionalidades de CRM são limitadas e mais voltadas para suporte e comunicação inicial, não para a gestão completa de carteira de clientes e acompanhamento de vendas consultivas.

Não contempla relatórios de vendas ou produtos, por exemplo.

Comentários:

  • Integração de chat e CRM.
  • Facilidade de uso e implementação.
  • Funcionalidades práticas para pequenas e médias empresas.
  • Relatórios limitados.
  • Menos recursos avançados de CRM comparado a outros concorrentes.

7. Ploomes

Ploomes é um CRM brasileiro focado em empresas que buscam automatizar e otimizar seus processos de vendas.

Ideal para: 

Ploomes é uma boa opção para empresas brasileiras que necessitam de um CRM altamente personalizável.

Pode parecer difícil de usar e demanda um bom treinamento para extrair o melhor das suas funcionalidades.

Comentários:

  • Alta personalização e automação de fluxos de trabalho.
  • Interface intuitiva.
  • Suporte em português.
  • Recursos avançados podem ser caros.

8. Atendare

O Atendare é um CRM brasileiro que se destaca pela simplicidade e eficiência na gestão de contatos e negócios.

Ideal para: 

Atendare é uma boa escolha para pequenas e médias empresas que precisam de uma solução simples e eficiente para gestão de contatos e negócios. 

No entanto, pode não ser adequado para indústrias, prestadores de serviços técnicos, revendas e distribuidores B2B que precisam de funcionalidades mais avançadas e personalizáveis para a gestão de carteira de clientes e acompanhamento de vendas consultivas.

Comentários:

  • Interface simples e fácil de usar.
  • Funcionalidades focadas em pequenas e médias empresas.
  • Suporte em português.

9. Néctar CRM

Néctar CRM é uma solução brasileira focada em aumentar a produtividade e eficiência das equipes de vendas.

Ideal para: 

Néctar CRM é ideal para empresas que buscam aumentar a produtividade e engajamento de suas equipes de vendas, especialmente através de automação e gamificação. 

Comentários:

  • Automação de tarefas e gestão de leads.
  • Suporte em português.
  • Funcionalidades de gamificação para engajar a equipe.
  • Interface pode ser complexa para novos usuários.

10. Agendor

Agendor é um CRM brasileiro que se concentra na gestão de relacionamento com clientes e acompanhamento de vendas.

Ideal para: 

Agendor é excelente para pequenas e médias empresas que precisam de uma solução fácil de usar para gestão de relacionamento com clientes e acompanhamento de vendas. 

O excesso de funcionalidades exige um maior tempo de treinamento e adaptação para o usuário.  

Comentários:

  • Interface intuitiva.
  • Relatórios detalhados e fáceis de interpretar.
  • Suporte em português.
  • Configurar o CRM pode ser um pouco difícil de configurar devido ao excesso de funcionalidades
  • Dificuldades para customizar formulários de processos desejados pela empresa.

11. Pipedrive

O Pipedrive é um CRM global conhecido pela sua facilidade de uso e foco na gestão de vendas.

Ideal para: 

Pipedrive é ideal para pequenas e médias empresas que buscam um CRM fácil de usar para gerenciar suas vendas. 

No entanto é um CRM bem generalista e pode não ser a melhor escolha para empresas que fazem uma vendas mais técnicas e consultivas..

Comentários:

  • Interface simples e intuitiva.
  • Ferramentas de automação de vendas.
  • Integrações com diversas outras ferramentas.
  • Funcionalidades limitadas na versão básica.
  • Recursos avançados podem ser caros.
  • Valores em dólares.

12. Funil de Vendas

Funil de Vendas é um CRM brasileiro que ajuda empresas a gerenciarem todo o processo de vendas de forma eficiente.

Ideal para: 

Funil de Vendas é uma boa escolha para pequenas e médias empresas brasileiras que precisam de uma solução focada em visualização e gestão do funil de vendas. 

Comentários:

  • Visualização clara do funil de vendas.
  • Automação de tarefas repetitivas.
  • Suporte em português.
  • Interface pode ser complexa para novos usuários.
  • Menos opções de personalização e integrações.

Como escolher o sistema CRM ideal para sua empresa

Uma das perguntas que mais respondo é:

Qual o melhor sistema de CRM do mercado?

Muitas não sabem como e nem por onde começar a pesquisa por um sistema de CRM, correto?

Mas nesse artigo pretendo ajudá-lo a decifrar esse enigma.

Leia a principais dicas que podem lhe ajudar a escolher o software de CRM ideal para a sua empresa.

  1. O objetivo da plataforma de CRM
  2. Meu modelo de negócio
  3. Lembre-se de quem usa o sistema de CRM
  4. Monitore processos
  5. Suporte e atendimento do fornecedor
  6. Customizações e integração com seu ERP
  7. Valor e cobranças

1. Considere o objetivo da Plataforma de CRM

Não podemos perder de vista que o sistema de CRM serve para auxiliar a gerenciar o relacionamento com o cliente e a definir o método de atuação da sua equipe de vendas.

A primeira pergunta a ser respondida nem é sobre uma determinada plataforma CRM, mas sim por qual motivo sua empresa deseja usar uma.

2. Reflita sobre seu modelo de negócio

Com o avanço da tecnologia os softwares de CRM deixaram de ser apenas um sonho distante para as PMEs.

Mais do que o tamanho da sua empresa, a análise que deve ser feita é quanto ao modelo de negócio utilizado.

O modelo de negócio atual tem indicadores de vendas bem definidos?

Como você acompanha o desempenho do seu vendedor?

É preciso encontrar um sistema de CRM que agregue valor ao seu modelo de negócio, ajude a evoluir e a detectar quais novos caminhos podem ser tomados.

3. Lembre-se de quem usa o sistema CRM

O vendedor é quem utilizará diariamente a plataforma CRM.

Sendo assim, verifique se a plataforma possui um design amigável e simples para que o usuário encontre facilidades em sua utilização.

Bastante cuidado na hora da implantação do CRM.

4. Monitore processos

O vendedor deve enxergar a plataforma de CRM como uma ferramenta útil de apoio e não como um registro de informação.

Muito treinamento para análise de relatórios que levem a tomada de decisão e elaboração de estratégias de vendas.

Minha experiência mostra que seu vendedor só utilizará o programa se ele perceber que pode aumentar seus rendimentos.

Caso ele veja só como controle da sua pessoa, esqueça, fim de projeto.

Mostre a equipe que informação em tempo real e confiável é extremamente importante para quem atua na área comercial.

Em vendas agilidade é tudo!

5. Avalie o suporte e atendimento do fornecedor

Escolha um software de CRM que além de atender suas necessidades, também possua uma equipe especializada que possa te auxiliar via telefone ou e-mail.

Prefira as empresas que tenham pessoas atendendo pessoas.

Claro, tutoriais em vídeos, FAQs e outras ferramentas em muito auxiliam, mas nada melhor do que o contato humano e rápido.

6. Verifique se oferece customizações e integração com seu ERP

Estude junto com seu fornecedor de CRM a possibilidade de adequar o máximo possível o software aos processos do seu negócio.

Escolha um fornecedor que possa customizar e parametrizar o sistema de CRM de acordo com a realidade da sua empresa.

7. Compare valor e cobranças

Analise com cuidado o contrato a respeito das cobranças. Considere:

  • A cobrança é por licença de uso?
  • Existem cobranças na atualização do sistema?
  • Existem cobranças pela quantidade de informação lançada?
  • Há cobrança quanto ao uso do suporte ou como instalar o Software de CRM?
  • Qual o valor médio das customização realizadas para outros clientes?
  • O valor desse sistema de CRM cabe no seu bolso?

Já há muito tempo vendas não é só questão de vendedor carismático e bom de papo.

Isso ajuda, mas está longe do ideal.

sistema de CRM é uma ferramenta estratégica que ajudará a sua equipe de vendas e ter um método claro de atuação.

A escolha deve ser feita com calma e sem atropelos para que a sua empresa possa melhorar os seus resultados de forma consistente e permanente.

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