Quando o assunto é setor de vendas fica mais do que claro que precisamos fazer o máximo possível para tornar esse lugar tão importante para a empresa o mais produtivo e agradável de todos.
Para trabalhar bem o contexto precisa ser favorável, afinal, todas as empresas possuem suas metas a serem batidas todos os dias, semanas e meses do ano!
Sabemos que não é possível alcançar metas em ambientes caóticos, os quais não permitem que as pessoas desempenhem suas funções, já que isso influencia na qualidade da entrega para o cliente, além da velocidade em como as coisas são feitas.
Por isso, o investimento para começar a vender mais e melhor começa dentro das empresas. Acompanhe os tópicos que separamos para te ajudar a entender mais sobre esse assunto!
- A importância de um bom ambiente no setor de vendas
- Como estruturar um setor de vendas?
A importância de um bom ambiente no setor de vendas
A partir do momento em que estamos muito focados em uma rotina deixamos de perceber que ela pode estar causando problemas para a nossa saúde física e mental. A cultura organizacional de uma empresa precisa fazer bem aos colaboradores!
Para as empresas é sempre interessante reter talentos, ainda mais depois de investir tempo, recursos e também expectativas acerca de uma ou mais pessoas, você quer que esse conhecimento se materialize em resultados.
Saiba que um bom ambiente no setor de vendas é um fator de peso para os vendedores na hora de aceitar uma proposta de emprego.
Quando há um bom contexto ele ajuda as pessoas a se sentirem mais bem dispostas desde o momento de levantarem da casa para ir para o trabalho.
Com um time que se ajuda, que é colaborativo e busca sempre as melhores práticas, a produtividade do seu vendedor será automaticamente elevada.
O alinhamento dos talentos é importante e a dependência mútua faz com que ocorra sinergia fundamental para impulsionar os resultados das vendas.
Com isso, temos uma maior facilidade para a criatividade fluir, fator que é completamente decisivo para praticamente todo o tipo de negócio. Seja para criar, seja para solucionar problemas, melhorar processos, entre outros.
Veja a lista de benefícios quando um vendedor está inserido em um bom ambiente no setor de vendas:
- Aumento na facilidade de concentração;
- Absorção mais rápida de conhecimento;
- Comunicação fluída entre todos;
- Eficiência e eficácia maiores no desempenho das tarefas;
- Crescimento das pessoas e da empresa;
- Produtividade e processos cada vez mais otimizados;
- Maior qualidade na entrega ao cliente.
Quando o vendedor está em um bom ambiente no setor de vendas, sem dúvida alguma as empresas estão no caminho certo para alavancarem suas vendas.
Leia também: Estratégia de vendas – Como alavancar seu negócio
Como estruturar um setor de vendas?
É comum ver gestores implantando mudanças em seus times de vendas, almejando alcançar os números desejados. Mas nessa estratégia percebemos um grave erro: alguns gestores não conseguem estabelecer as modificações que são verdadeiramente necessárias para garantir uma maior produtividade e melhores resultados nos negócios.
Assim, antes de mais nada, é preciso aprender como deve-se estruturar um setor de vendas em uma empresa.
Confira a seguir 8 dicas essenciais para colocar em prática agora mesmo em seus negócios.
1. Decida qual modelo implantar
Um dos primeiros passos para estruturar o departamento de vendas em sua empresa é decidir qual modelo implantar.
Para isso, é preciso levar em consideração táticas de abordagem de vendas com o cliente, além do número de colaboradores da equipe e o quanto está disposto a gastar.
Você pode escolher os seguintes modelos:
- Field sales (vendas de campo)
Esse é o modelo mais tradicional. No modelo field sales os vendedores se encontram com os clientes presencialmente e fazem reuniões e visitas.
- Inside Sales (vendas internas)
É o modelo de vendas que mais vem sendo utilizado. Nele o contato com o cliente acontece dentro da própria empresa, por meio de telefonemas, e-mails ou videochamadas, o setor de vendas que entende a melhor abordagem.
- Self-sales (vendas diretas ou auto-serviço)
É uma opção que praticamente não envolve o setor de vendas, uma vez que os clientes realizam a compra “sozinhos”, por conta própria.
2. Selecione sua equipe de vendas
Para estabelecer qual o melhor modelo para se implantar, é de suma importância ter em mente o número de colaboradores que irão fazer parte do setor de vendas.
Esse é um ponto decisivo para formar um setor de vendas de qualidade, afinal, sem excelentes colaboradores, nenhuma empresa é capaz de alcançar o devido sucesso.
3. Encontre um líder
Todo time precisa de uma figura de liderança, por isso, você precisa selecionar um colaborador para desempenhar exatamente essa função em seu setor de vendas.
Entretanto, tenha cuidado, busque uma pessoa que tenha pleno domínio sobre o conhecimento que será utilizado na área e que também possua habilidades para se tornar um bom líder para sua equipe.
É preciso destinar alguém com a capacidade de delegar tarefas, manter uma boa relação com seus colaboradores e saber como motivá-los nas vendas diariamente.
Saiba mais: Como ser um líder de vendas eficiente
4. Organize a sua equipe
Saiba como tirar o melhor de cada um dos seus vendedores. Organize os vendedores conforme as etapas de vendas em que demonstram maior grau de rendimento.
5. Busque o engajamento de sua equipe
Funcionários desmotivados representam o fim da produtividade em qualquer empresa. Não é à toa que pesquisas, como a de Michael Page, apontam que o engajamento dos funcionários deve ser o principal foco de todo gestor. O problema é tão comum, que até mesmo fala-se da existência de um “desengajamento crônico” de funcionários.
Colaboradores que não se sentem motivados em seus trabalhos tendem, até mesmo, a desenvolver problemas de saúde.
Dessa forma, é importante levar em consideração o bem-estar do seu setor de vendas e ficar atento a algumas causas da desmotivação, sendo elas:
- Problemas com o gestor;
- Metas inatingíveis;
- Falta de conhecimento;
- Conflitos na equipe.
6. No setor de vendas desenvolva métricas
A maior parte dos setores de vendas já estão acostumados com as metas mensais a serem conquistadas. Porém, criar métricas de vendas de maior frequência, como metas semanais, ou até mesmo, diárias, podem apresentar resultados positivos no engajamento e no desempenho dos vendedores.
Dessa forma, é possível detectar mais cedo problemas e dificuldades a serem resolvidos no processo de vendas.
Você pode contar com métricas e indicadores de performance tais como:
- Quantidade de prospecção de clientes;
- Negócios possíveis;
- Negócios concluídos;
- Oportunidades de vendas encontradas;
- Taxa de conversão de cada fase do funil de vendas.
Porém, antes de estabelecer quais métricas utilizar, é importante considerar o perfil e o papel desempenhado por cada vendedor.
7. Faça investimentos na capacitação frequente dos seus funcionários
Sempre há muito o que aprender, e no ambiente corporativo isso não é diferente. Quando não se busca aprofundar de maneira constante a capacitação dos funcionários, perde-se uma grande vantagem competitiva.
Atualmente, há cada vez menos espaço para empresas que não acompanham as mudanças e as inovações do mercado e que permaneçam estáticas no treinamento e no desenvolvimento dos colaboradores.
Por isso, seus colaboradores precisam participar de processos de treinamentos, palestras e cursos, tudo aquilo que possa ampliar o seu conhecimento e as suas habilidades!
8. Utilize softwares de automação em seu setor de vendas
Adotar um CRM de Vendas, ou seja, um software de gestão empresarial pode ser decisivo sobre os resultados no setor de vendas.
O software CRM, Customer Relationship Management, auxilia na gestão de prospects, no acompanhamento de pipeline de vendas, análises de desempenho de cada vendedor, realização de follow-up com clientes, etc.
Não deixe de conferir todas as facilidades que o sistema CRM pode agregar para a sua empresa!