Você busca conectar os objetivos futuros do seu negócio com as ações que são realizadas hoje? Se a resposta é sim, esse texto sobre Balanced Scorecard foi feito especialmente para você!
O método parte do princípio que as empresas não devem se basear somente nos indicadores financeiros e contábeis para análise dos resultados, visto que, existe muito mais por trás disso tudo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela 2GC Active Management, quase 80% das organizações que foram entrevistadas consideram o Balanced Scorecard ainda mais útil atualmente, quando comparado a tempos anteriores à pandemia causada pela COVID-19.
Mas, como implantar essa metodologia? Como ela funciona? Quais os conceitos e vantagens? Para responder todas as suas perguntas, continue lendo esse artigo e aprenda mais sobre os seguintes tópicos:
- Balanced Scorecard, o que é?
- Confira algumas vantagens:
- Por que utilizar o Scorecard na sua empresa?
- Scorecard – como usar em vendas?
- O sucesso só acontece com a mudança!
Balanced Scorecard, o que é?
O mercado exige cada vez mais que as empresas trabalhem com excelência, e a grande concorrência mostra a necessidade de aprimorar os processos internos a partir de métodos e ferramentas que colaborem com o planejamento estratégico do negócio.
A metodologia Balanced Scorecard, que também é conhecida como BSC, é um modelo de gestão estratégica que busca auxiliar a gestão das empresas durante a mensuração do desempenho e do progresso.
Esse termo, quando traduzido para o português, significa ‘’indicadores balanceados de desempenho’’.
Com essa metodologia é possível obter uma visão balanceada da empresa, permitindo a elaboração e execução de estratégias mais assertivas e concretas.
Para resumir a definição, o conceito de Balanced Scorecard possibilita a empresa alinhar as ações atuais para conquistar metas a longo prazo, ou seja, potencializando o crescimento sólido da marca sem levar em consideração apenas os indicadores financeiros, como também os ativos tangíveis e intangíveis. Seus principais objetivos são:
- Ajudar a comunicar estratégias e objetivos;
- Agilizar o processo de feedback;
- Alinhar as estratégias e estabelecer as metas;
- Capaz de esclarecer a estratégia e a visão.
Curiosidade: A metodologia foi criada pelos professores Kaplan e Norton, da Harvard Business School, em 1992 e tinha como objetivo mostrar as desvantagens de utilizar apenas os indicadores financeiros para avaliar o desempenho empresarial.
O que não é?
Agora que você já sabe o que é o conceito Balanced Scorecard, é importante entender também o que não é! Confira os 5 principais equívocos a respeito dessa metodologia:
- Não é um modelo novo de indicador financeiro;
- Não é um sistema de gestão operacional;
- Não deve ser um projeto isolado dentro da organização;
- Não é um sistema automático de dados e informações;
- Não elabora estratégias.
As etapas do Balanced Scorecard:
A ferramenta é composta de 5 etapas essenciais para que o funcionamento seja eficaz e satisfatório. Veja quais são:
1. Mapeamento estratégico
O mapeamento colabora com a implementação da estratégia da empresa, atuando como uma síntese de medidas importantes focadas no desenvolvimento, ou seja, a construção de uma estratégia é essencial para implementar o Balanced Scorecard na sua empresa.
Essa etapa é o princípio da metodologia, nele deve constar a missão e objetivos da sua empresa, dos setores e dos colaboradores, para que todos se sintam parte do processo.
2. Objetivo estratégico
São aqueles objetivos que são definidos previamente pela organização, visando as conquistas a longo prazo.
3. Indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho têm o objetivo de medir o sucesso e tudo que foi alcançado até determinado período, porém, é essencial que eles sejam claros, realistas e de fácil mensuração.
O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão que permite que você realize as mudanças necessárias ao longo do tempo, portanto, não tenha medo de testar e aplicar novos formatos e estratégias.
4. Metas
É essencial estabelecer as metas que farão parte do caminho até o alcance do objetivo estratégico, levando em consideração todas as perspectivas:
- Financeira;
- Clientes;
- Processos internos;
- Aprendizado e crescimento.
5. Plano de ação
São as medidas e ações que serão necessárias para conquistar os objetivos estratégicos, confira alguns exemplos:
- Aumento de vendas;
- Posicionamento de mercado;
- Competitividade.
6. Teste sempre que for possível
Nunca trate seus planos e estratégias como uma verdade única, eles devem ser dinâmicos e se adaptar a realidade de cada momento – ou cada negócio -.
Confira algumas vantagens:
Para entender melhor o poder que o Balanced Scorecard possui, confira neste tópico algumas vantagens que a metodologia possui:
- Oferece uma visão simples e intuitiva do planejamento;
- Permite a integração de indicadores tangíveis e intangíveis;
- Oferece melhor visualização do futuro;
- Coloca em prática planos de ação;
- Melhoria contínua da qualidade e do desempenho;
- Monitoramento, medição e direcionamento de ações;
- Favorece a comunicação e o feedback entre os membros da equipe;
- Identifica pontos de melhoria nos planos de ação;
- Estimula uma cultura de aprendizado;
- Permite a extração de dados importantes para tomada de decisões;
- Alinhamento entre os colaboradores e a empresa;
- Otimização da análise e acompanhamento de resultados;
- E outros.
Dica de leitura: Software CRM – Controle Total das suas Vendas
Por que utilizar o Scorecard na sua empresa?
Com a correria diária e todas as tarefas acumuladas que realizados, é muito provável que o foco em alguns pontos importantes seja perdido.
O Balanced Scorecard possui o objetivo de conectar todos os planos futuros do negócio com as ações realizadas no presente.
Mas, como utilizar essa metodologia em vendas? São 4 perspectivas que devem ser observadas para isso, confira no próximo tópico.
Scorecard – como usar em vendas?
Agora que você já entendeu melhor a respeito da metodologia Balanced Scorecard, que tal entender como utilizá-la em suas vendas? Continue lendo e descubra!
A metodologia pode ajudar a melhorar ainda mais o número de vendas do seu negócio, pois proporciona uma perspectiva financeira que avalia todos os objetivos a curto, médio e longo prazo.
A partir dela, você pode analisar algumas métricas como: retorno sobre investimento (ROI), Lifetime Value (LVT), Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Ticket Médio, Churn Rate e muitas outras que fizerem sentido para o seu negócio e que sejam relevantes para você.
Além de focar no relacionamento com o cliente, a metodologia tem o objetivo de tornar a sua base de clientes muito maior do que a atual, pois, ajuda a identificar os stakeholders e selecionar os resultados que serão avaliados, os principais pontos são: retenção e aquisição de clientes, lucratividade, participação de mercado, captação de clientes, satisfação e outros.
O Balanced Scorecard é uma ferramenta essencial para colaborar com o aumento de vendas do seu negócio, além de andar lado a lado com o seu time de vendedores, proporcionando resultados ainda melhor visto que inovação, operação e pós-vendas são características primordiais dessa ferramenta.
Para ler mais tarde: Estratégias de vendas: como alavancar o seu negócio
O sucesso só acontece com a mudança!
Agora você já sabe mais sobre o Balanced Scorecard e tem mais detalhes de como implantá-lo na sua empresa, visto que, ele traz diversos benefícios, pode começar a colocar a metodologia em prática agora mesmo!
As organizações só conseguem crescer quando se arriscam e passam por mudanças, mas, lembre-se que para isso é necessário possuir uma boa liderança e ações focadas no capital humano, afinal, os colaboradores são a chave para o sucesso de uma estratégia.