SalesForce – História e Curiosidades
Que tal aprender mais sobre o SalesForce?
Essa plataforma foi desenvolvida para ajudar seu negócio a aumentar o número de vendas, anunciar da melhor maneira e analisar todos os dados do seu cliente.
Ela é considerada um dos principais players do mercado, com aproximadamente 20% de participação mundial, além de ser essencial na hora de potencializar os resultados na estratégia da sua empresa.
Separe 5 minutinhos do seu dia e aproveite a leitura, pois, no artigo de hoje você aprenderá mais a respeito dos seguintes temas:
- Você sabe qual é a história do SalesForce?
- Dados em um só lugar!
- Quais são as suas funcionalidades?
- Curiosidades sobre o SalesForce?
- Fique por dentro do universo de CRMs
Você sabe qual é a história do SalesForce?
O SalesForce foi fundado no ano de 1999, por Marc Benioff, nos Estados Unidos da América. Marc é ex-executivo da Oracle e hoje compartilha o cargo de CEO com Bret Taylor.
A companhia em questão, já é considerada uma das líderes mundiais em soluções de CRM e plataformas de vendas que utilizam a tecnologia de nuvem.
O SalesForce desenvolve alternativas para substituir os softwares comuns e opera com inteligência artificial voltada para vendas, atendimento ao consumidor, marketing e muitos outros.
A empresa chegou ao Brasil no ano de 2013, com sede na cidade de São Paulo capital. Ao todo existem alguns big numbers que surpreendem, veja abaixo:
- Mais de 150 mil clientes espalhados pelo mundo;
- Mais de 75 mil colaboradores em todas as unidades;
- A melhor empresa para trabalhar, de acordo com a Fortune;
- 10ª empresa mais admirada do mundo, de acordo com a Fortune;
- Nº1 em software de gerenciamento de relacionamento com o cliente – CRM.
Além das operações principais da plataforma, ela conta com o braço da SalesForce Ventures, uma startup especializada em investimentos que já movimentou mais de 5 bilhões de dólares, mais de 30 IPOs e mais de 100 aquisições.
No ano de 2020, anunciou a compra do aplicativo Slack, que tem como objetivo criar um sistema operacional para empresas.
O “Slack-First Customer 360”, vai proporcionar às empresas uma fonte para administrar os negócios e uma plataforma para conectar funcionários, clientes e parceiros entre si.
Conheça mais o Fundador: Marc Benioff
O empresário nasceu no ano de 1964 em São Francisco, hoje é casado e possui dois filhos. Marc é o pioneiro da computação em nuvem, já co-escreveu quatro livros sobre negócios e tecnologia que são conhecidos mundialmente e recebeu algumas nomeações, confira:
- Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial, em 2009;
- Um dos ‘’Melhores CEOs do Mundo’’, pela Barron ‘s, em 2012;
- Inovador da Década, pela Forbes;
- Reconhecido como um dos 25 maiores líderes do mundo, pela Forbes;
- Um dos 10 CEOs com melhor desempenho pela Harvard Business Review.
Aos 14 anos, Benioff criou e vendeu seu primeiro software, ‘’How to Juggle” por apenas US$75 e aos 15 anos, fundou sua primeira empresa, a Liberty Software focada no desenvolvimento de videogames. Legal, né?
Agora vamos voltar a falar a respeito do SalesForce e da sua capacidade de reunir os dados em apenas um lugar! Confira no próximo tópico.
Dados em um só lugar!
Quando nossos dados estão armazenados de forma descontrolada, em planilhas, e-mails, mensagens e quadros de avisos – e muitos outros que nem vale a pena citar por aqui -, fica muito mais difícil visualizar os potenciais clientes da sua empresa, não é mesmo?
O SalesForce reúne todos os dados relevantes para a sua empresa em apenas um lugar, isso faz com que a plataforma seja capaz de:
- Gerenciar todos os contatos;
- Trabalhar clientes potenciais;
- Organizar tarefas e demandas;
- Focar nos objetivos corretos;
- Melhorar a performance da equipe;
- Fechar mais vendas;
- Melhorar a sua organização!
Dica de leitura: Como avaliar o desempenho da sua equipe de vendas
Já ouviu falar em CRM?
O CRM – Customer Relationship Management, nada mais é do que o gerenciamento do relacionamento com o cliente.
Esse tipo de software é capaz de gerenciar o relacionamento dos clientes, podendo visualizar de maneira eficaz todos os dados relativos às suas interações.
É a partir desses dados que poderemos analisar os prospects e o comportamento dos consumidores, para otimizar as estratégias de marketing e consequentemente aumentar o número de vendas.
Nessa funcionalidade, podemos armazenar diversas informações como o nome do cliente, e-mail, telefone, endereço, preferências, hábitos de consumo, interações e muito mais!
O CRM SalesForce possui muitos recursos, integrações e opções diversas, além de oferecer um produto ágil, personalizável e com design harmônico.
Para ler mais tarde: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta
Quais são as suas funcionalidades?
No CRM do SalesForce os dados são organizados por meio de algumas divisões para facilitar a compreensão das informações. Essas divisões podem ser:
- Registro: Um item que você está buscando dentro do banco de dados. Caso seus dados sejam em uma planilha, por exemplo, o registro será uma das linhas;
- Campo: Onde você irá armazenar um valor, como um nome, endereço ou telefone. Seguindo o mesmo exemplo da planilha, esse campo será uma coluna;
- Objeto: Uma tabela em um determinado banco de dados. Ainda seguindo pelo mesmo exemplo, este objeto seria uma guia;
- Organização: Onde armazenamos seus dados, configuração e personalização da plataforma, no qual, você deve fazer login para acessá-la;
- Aplicativo: Aqui estamos falando de um conjunto de campos, objetos, permissões e funcionalidades para dar suporte a um processo de negócios para o usuário.
Na plataforma do SalesForce, você pode conferir previsões de vendas, gerenciamento de contatos e colaboradores, relatórios, além de aumentar a produtividade do time de vendas e a precisão das previsões.
Podemos citar também o fato que todos os dados são organizados na nuvem, facilitando o acesso de qualquer lugar e qualquer horário, deixando todo o processo de vendas muito mais fácil e eficaz!
Vantagens X Desvantagens
Como todo e qualquer software, o SalesForce também possui vantagens e desvantagens, vamos conferir as principais? Confira abaixo:
Vantagens
- Melhor organização dos dados;
- Comunicação eficiente e personalizada;
- Eficácia com o atendimento ao cliente;
- Automatização das tarefas e demandas;
- Aumento da performance dos times;
- Dados e relatórios aprimorados e complexos;
- Escalabilidade para empresas.
Desvantagens
- Alto custo e valores implícitos;
- Exige personalização e aplicativos extras;
- Implantação limitada.
Curiosidades sobre o SalesForce
Confira abaixo o top #4 curiosidades sobre a plataforma do SalesForce. Continue lendo para descobrir.
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Alguns clientes
São mais de 150 mil clientes espalhados pelo mundo e dentre eles estão nomes como SulAmérica, ContaAzul, Alelo, Hospital Nove de Julho, Gympass, Tigre, Audi, Ifood e muitos outros.
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Personagens da marca
Os personagens são uma maneira de personalizar o atendimento às empresas e aos serviços oferecidos, os queridinhos são Astro, Einstein, Codey, Appy, Cloudy, Hootie, Blaze, Max, Koa e Ruth.
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Valores da empresa
Os valores da empresa são baseados em confiança, sucesso do cliente, inovação, igualdade e na sustentabilidade.
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Sustentabilidade ambiental
A SalesForce possui zero emissões residuais líquidas, já alcançou 100% de energia renovável durante as operações e é parceira fundadora da 1t.org.
Fique por dentro do universo de software de CRMs
Agora que você conhece mais sobre o SalesForce, que tal ficar por dentro dos demais assuntos a respeito de CRMs? Acompanhe nosso blog, descubra informações importantes para o seu negócio e acompanhe as tendências do mercado!
Dica de leitura – 7 Perguntas sobre o CRM Vendas