Roberto Tadeu Shinyashiki, nascido em Santos em 11 de fevereiro de 1952, é um médico, palestrante, empresário e psiquiatra brasileiro.
Roberto é formado em medicina, possuindo ainda pós-graduação em Administração de Empresas e doutorado em Administração e Economia, ambas pela Universidade de São Paulo.
Shinyashiki já escreveu mais de 31 livros, sendo sua grande maioria best-sellers, com temáticas tais como Alta Performance, felicidade, autoajuda, amor e objetivos de vida. É um dos mais renomados e importantes palestrantes brasileiros, já tendo palestrado para mais de 29 milhões de pessoas ao longo de sua trajetória.
Não podemos deixar de citar que além de sua carreira como palestrante, Roberto Shinyashiki também é fundador do Instituto Gente, uma empresa provedora de cursos e mentorias de desenvolvimento pessoal e Alta Performance.
Além disso, é fundador e presidente da Editora Gente e cofundador da plataforma de cursos WeMentor.
E aí, preparado para saber mais sobre a vida e legado de Roberto Shinyashiki?
Veja a seguir os tópicos que separamos para te apresentar um pouco mais sobre esse grande escritor, médico e administrador.
- Roberto Shinyashiki – Biografia
- Roberto Shinyashiki – Legado
Roberto Shinyashiki – Biografia
Roberto Shinyashiki sempre foi movido pelo enorme desejo de ajudar o maior número de pessoas possíveis a alcançarem o sucesso pessoal e profissional e por isso, ele construiu sua história e seu legado há mais de 30 anos.
Seus livros já venderam mais de 8,5 milhões de cópias ao redor de todo o mundo, as palestras têm influenciado uma geração toda de administradores do nosso país e, suas orientações e treinamentos já foram capazes de revolucionar a vida de milhares de profissionais, empresários e palestrantes.
Shinyashiki é médico psiquiatra com pós-graduação em Administração de Empresas (MBA) e Doutorado em Administração e Economia, ambos pela USP.
É sócio proprietário da Editora Gente, Editora Única, Saga Digital, Instituto Gente e investidor de Startups.
Nascido em Santos, mas descendente de japoneses, seu pai era descendente de japoneses e sua mãe era brasileira. Roberto acredita que o povo oriental é conhecido pela sua disciplina.
Além disso, Roberto Shinyashiki afirma que seu pai sempre ensinou muito sua mãe e seus filhos de que era preciso ter muito mais disciplina para alcançar suas conquistas.
Esta influência oriental de disciplina e cuidado com a saúde é que tem ajudado Roberto a trabalhar em alta performance e ensinar as pessoas a se dedicarem no cotidiano e conquistarem sempre mais.
Leandro, seu filho mais velho, nasceu com mais de 150 calcificações no cérebro, os médicos disseram que ele não passaria dos seis meses de vida, mas Roberto sempre optou por acreditar na força do Leandro e que ele viveria.
Foram feitos todos os tipos de tratamentos possíveis e atualmente, sendo a maior vitória da vida de Roberto. Seu filho mais velho foi a sua maior inspiração para desenvolver o método NOW, o qual permite ter alta performance e uma mente blindada.
Isso porque se Roberto Shinyashiki tivesse dado ouvidos para aquilo em que os médicos falavam e não tivesse focado em ter seu filho vivo, provavelmente o resultado teria sido diferente. É isso que ele ensina em seus treinamentos.
Leia também: Pensamentos positivos – como criar?
Roberto Shinyashiki – Legado
Não se pode negar que Roberto Shinyashiki possui um longo legado e seus livros estão muito presentes ao longo de sua trajetória.
Seu primeiro livro foi “A Carícia Essencial”, em 1985 e desde então já foram mais de 27 títulos que se tornaram best-sellers, totalizando mais de 8,5 milhões de cópias vendidas.
O mais recente livro foi “Para de dar murro em ponta de faca”, lançado no ano passado. Neste livro Roberto fala para as pessoas que estão patinando em suas vidas, trabalhando muito sem terem resultados significativos.
É nesta obra que Shinyashiki revela seu método de como parar de dar murro em ponta de faca e seguir para um próximo nível, deixando um impacto significativo no mundo.
Quando questionado sobre a existência de um segredo para formar campeões, Roberto Shinyashiki disse que a melhor maneira de formar campeões é tornar as pessoas conscientes de suas capacidades e responsabilidades de se aprimorarem sempre planejando, realizando, comemorando e acreditando verdadeiramente em si mesmas.
O campeão tem que ser uma pessoa que se supera todos os dias, sempre de forma ética e valorizando as pessoas que ama, lembrando que não há sucesso onde não há amor.
Um dos legados de Roberto Shinyashiki são seus treinamentos realizados no Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos, a Evolution Tour começou em 2017.
Em sua primeira edição, Roberto e sua equipe estiveram em Las Vegas e em outras cidades, conhecendo empresas e negócios inovadores. Já na segunda versão estiveram no Vale do Silício, em São Francisco.
A próxima será em algum lugar diferente, mas que tenha em si uma veia empreendedora e de inovação. As empresas do Vale do Silício, principalmente, ensinam para o mundo a importância da mentalidade dos campeões, dispostos a se arriscarem e a criarem negócios que causem um impacto global.
Lá a riqueza é de verdade, palpável e percebida de todas as formas, seja através dos projetos ou das realizações, mas nunca pelas aparências.
Outra vertente em que Roberto Shinyashiki trabalhou foi em hospitais, locais onde adquiriu uma grande bagagem para trabalhar com pessoas em diversas áreas, seja como terapeuta, psiquiatra, escritor, palestrante e empresário.
Quando Roberto trabalhou com pacientes terminais ele pode aprender muito com aqueles que estavam encerrando suas vidas, o que realmente tem um valor: amar mais e viver seus sonhos.
Uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre a carreira médica de Roberto, mas ele afirma que não atua mais no ramo da medicina há mais de 30 anos. Sua vida foi uma sucessão de carreiras. Foi médico plantonista, depois cirurgião, trabalhou como terapeuta e só depois mergulhou no mundo das palestras e livros.
Desde então, ele tem trabalhado cada vez mais na área que o permite atender melhor seu público, seja dando treinamentos e seminários, atendendo empresas para dar palestras. Ou ainda em suas mentorias, atendimentos individuais e escrevendo livros.
Tudo isso ele faz enquanto participa das decisões de suas empresas, que hoje tem pessoas próximas tomando conta do cotidiano enquanto sua participação fica mais como conselheiro.
Quando começou a palestrar o público-alvo de Roberto Shinyashiki não passava de 50 pessoas e atualmente ele fala para mais de milhares de pessoas, o curioso é saber que ele nunca se sentiu inseguro, pois no momento em que começou a falar em estádios de futebol em meados de 1994, 1995 ele já estava no ramo das palestras havia dez anos.
Ao ver aquela multidão ele apenas dá um “clique” em sua mente. Afinal, quando era adolescente era guitarrista de uma banda de rock, sempre viveu essa coisa de palco, show.
Uma de suas palestras mais marcantes foi no Riocentro para 24 mil pessoas.
Por último, mas não menos importante, Roberto Shinyashiki administra suas empresas, o Instituto Gente e a Editora Gente, sem deixar as palestras de lado e para que seus negócios tenham êxito ele afirma que se cerca de pessoas altamente capacitadas, principalmente nas áreas que não possuem tantas aptidões.
Ele conta com pessoas de confiança e que trabalham juntos há anos, desenvolvendo competências e cumplicidades. Atualmente, ele ministra 24 palestras por ano e quase não possui nenhuma mesa na sua empresa.
Seus filhos Ricardo e Arthur são os responsáveis pelo grupo empresarial, e assim, Roberto pode se dedicar a produzir conteúdo e administrar à distância. Tudo graças ao método e sistema que desenvolveram.
E esse é o grande legado deixado até o momento por Roberto Shinyashiki, escritor, empresário, administrador, palestrante e médico!
Dica de leitura: Vicente Falconi – Biografia e Legado