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Como Preparar uma Reunião de Vendas Eficaz

Você sabe realmente o que é uma reunião de vendas eficaz e a maneira correta de prepará-la? Se não, esse artigo foi feito pensando em você.

Esse modelo de reunião vai mudar a visão negativa que os profissionais possuem do termo ‘’reunião’’, que geralmente está associado a ideias chatas, maçantes e demoradas.

Além de fazer com que a sua empresa economize muito dinheiro e tempo, simplesmente por realizar menos reuniões mensais. Confira os tópicos que serão trabalhados ao longo do artigo:

O que é uma reunião de vendas eficaz e qual a sua importância?

Uma reunião de vendas eficaz possui um planejamento antecipado, para que o tempo seja otimizado e distribuído da melhor maneira, focando nas prioridades da empresa.

Seu objetivo é solucionar problemas, trocar sugestões e vivências que colaborem com o mesmo propósito, sem desperdiçar tempo e permitir que as metas sejam alcançadas com maior facilidade.

Elas são essenciais para qualquer tipo de negócio, pois fazem com que os membros do time e colaboradores estejam sempre alinhados com as ideias e objetivos.

Muitos líderes acham que reunir sua equipe em uma sala é suficiente para resolver as demandas, mas isso não é verdade! Por muitas vezes, os gestores estarão apenas desperdiçando o tempo de todos os envolvidos.

Confira mais alguns pontos positivos ao investir nessa estratégia:

É necessário que o condutor da reunião, mantenha o controle durante todo o tempo, mostre abertura aos participantes para que eles fiquem confortáveis para expor suas ideias, evitando julgamentos durante a apresentação.

Além de buscar os atributos positivos, elogiar e reconhecer a participação dos integrantes, estimulando e mantendo o clima agradável durante o encontro.

Confira no próximo tópico os segredos para preparar uma reunião de vendas eficaz para aplicá-la ao seu time e conquistar resultados ainda mais satisfatórios.

Os segredos para preparar uma reunião de vendas eficaz 

Preparar uma reunião de vendas de sucesso exige muita disciplina e conhecimento, portanto, vamos por etapas. Preparamos um cronograma que irá auxiliá-lo durante esse momento e tornar a tarefa ainda mais fácil.

  1. Preparando a reunião de vendas

O primeiro passo para realizar uma reunião de vendas eficaz é definir uma data e local estratégicos, na qual todas as pessoas essenciais possam participar. Evite escolher locais que recebam muitas interferências externas e que tirem a concentração do seu time.

As reuniões devem possuir horário de início e encerramento, além de serem marcadas com antecedência.

E se possível, o material de apoio deve ser enviado antecipadamente para os participantes. Isso fará com que o tempo seja reduzido e que a equipe esteja concentrada nos números, dados e demandas apresentados.

Revisar todas as informações importantes sobre a empresa, as anotações no software CRM e histórico de conversões de vendas, gestão da carteira de clientes são essenciais para que você esteja preparado.

Esses encontros devem ser realizados de maneira planejada, organizada e conduzidas com objetividade.

  1. O dia da reunião chegou, e agora? 

Garanta que todos os equipamentos e materiais estejam em ordem e prontos para serem usados, evitando assim, possíveis atrasos (Multimídias, som,TVs, papéis para notas, canetas e outros).

Inicie com o acolhimento dos participantes, para quebrar as barreiras, criar conexões e preparar o time para a reunião. Após esse momento, introduza uma visão geral do departamento para que todos fiquem familiarizados com os acontecimentos e então aprofunde no objetivo central.

Busque alternativas e soluções 

Nesse momento, trabalharemos o problema central e o foco será na busca por alternativas e soluções. Converse, analise, discuta e argumente diversas possibilidades para chegar na melhor opção.

Determine e escolha as alternativas ideais para colocá-las em prática. Definindo prazos de metas, etapas, equipe e recursos que serão utilizados.

  1. Finalização e acompanhamento 

Nunca finalize uma reunião de vendas sem agendar uma próxima data, quando for o caso, ou colocar-se à disposição para realizar o acompanhamento dos trabalhos.

Lembre-se, suas reuniões de vendas só serão produtivas se abordarem as seguintes questões:

É indispensável que o sistema de CRM seja atualizado após cada reunião de vendas para facilitar o planejamento dos próximos passos e evitar o desencontro de informações.

As regras do jogo 

As regras existem em diversas esferas da sociedade e na preparação das reuniões de vendas e negociações não seria diferente. Comece a aplicá-las em sua rotina de trabalho e perceba os benefícios que serão conquistados ao longo do tempo.

  1. Faça reuniões somente quando necessário;
  2. Convide apenas as pessoas indispensáveis;
  3. Nomeie um mediador da reunião;
  4. Configure o material e os equipamentos com antecedência;
  5. Compartilhe a pauta com antecedência;
  6. Ofereça oportunidade para todos participarem;
  7. Limite o tempo para discussões.

Concilie as regras citadas acima com todos os itens do checklist, desse modo, a sua reunião de vendas terá maiores chances de sucesso.

Quais temas podem ser trabalhados? 

Existem diversas pautas que podem ser trabalhadas durante uma reunião de vendas que colaboram com a sua objetividade. Listamos as principais abaixo para que você tenha conhecimento a partir de agora:

É muito importante manter a periodicidade das reuniões, para que seja possível discutir a  avaliação do desempenho dos integrantes, os pontos de melhoria e proporcionar o reconhecimento necessário.

Proporcione um momento para que todos possam oferecer sua contribuição com os processos da empresa, os feedbacks a respeito de pontos relevantes e opiniões. Essa é a hora correta para obter insights valiosos e aumentar o engajamento do time.

Quando os vendedores possuem o conhecimento das tendências do mercado, a performance deles aumenta consideravelmente e isso pode ser um diferencial comparado aos seus concorrentes.

Incluir novas ferramentas na rotina dos vendedores é indispensável para tornar o processo mais eficiente e dinâmico. O CRM, por exemplo, é um recurso essencial para conquistar bons resultados.

Leitura complementar: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta

Seu vendedor precisa conhecer os concorrentes que estão ao seu redor, para estar preparado para as mais diversas situações.

Um cronograma bem-feito, pode ser o divisor de águas entre o fracasso e o sucesso de uma negociação. Por isso, é muito importante possuir um script que guie o profissional na hora do contato com o cliente.

Não deixe de ler – Como ser um líder de vendas

Bônus: Os benefícios de uma equipe motivada 

Manter a equipe motivada é uma excelente estratégia para as empresas, pois, consequentemente os colaboradores começam a executar suas funções da melhor maneira.

A maioria das pessoas acaba passando mais tempo no ambiente de trabalho do que em sua própria casa e com a família, portanto é fundamental que elas se sintam confortáveis e valorizadas pela empresa.

Apostar em técnicas como esta geram diversos benefícios, veja alguns deles:

Dica de leitura: Como Incentivar Equipes de Vendas

Coloque as dicas em prática e colha resultados positivos 

Selecionamos dicas para que você seja capaz de realizar uma reunião de vendas eficaz com seu time. Não esqueça de priorizar o clima leve e descontraído para conquistar resultados ainda melhores.

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