Atender bem e manter um bom relacionamento com seu cliente é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Apesar de uma afirmação óbvia por que, em muitos casos, sentimos que o cliente parece que começa a fugir de nós?
Já tive esta experiência em meu negócio e sei que além de nada agradável acaba sendo uma situação desesperadora.
Mas, depois de muito aprendizado, percebi que pequenos detalhes realmente fazem a diferença.
A grande sacada é perceber que muitas vezes, mesmo, sem a gente perceber, estamos mais preocupados com o retorno financeiro do que com o cliente em si.
Neste post resolvi escrever sobre como criar um bom relacionamento com o cliente e consequentemente aumentar o seu faturamento.
Confira as dicas. Você de conhecer…
- A fundo o negócio do seu cliente
- A estrutura da empresa do seu cliente
- Os concorrentes do seu cliente
- As tendências do mercado do seu cliente
- Customer Success
1. Conhecer a fundo o negócio do seu cliente
O maior erro que percebo por parte dos vendedores para uma abordagem mais eficaz é não se preocupar em conhecer a fundo o negócio do meu cliente.
Quando passamos a aprender mais sobre o negócio do cliente as coisas começam a fluir.
Inicie fazendo uma pesquisa de mercado referente ao negócio que seu cliente está.
Através destas informações comece a montar o perfil do seu cliente ideal e como atingir as suas expectativas resolvendo suas dores mais evidentes.
Assim sua conversão de vendas aumentará e o bom relacionamento com o cliente será algo genuíno e natural.
Leia também – Dicas de abordagem em vendas
2. Conhecer a estrutura da empresa do seu cliente
Agora que você já sabe mais sobre o mercado do seu cliente é hora de se aprofundar mais sobre sua estrutura para que sua proposta seja bem coerente com a sua necessidade.
Procure antes de fazer qualquer orçamento sondar sua clientela para entender o que é preciso.
O segredo é ouvi-lo com atenção e fazer perguntas que o levam a sentir a necessidade de comprar o seu produto.
Tenha um atendimento humanizado, isso fará toda a diferença.
Nada de ir direto ao fechamento da venda sem entender as necessidades do seu cliente.
Não deixe de dar suas sugestões, apresente opções e deixe claro, sem arrogância, que você é uma autoridade no assunto.
3. Conhecer os concorrentes do seu cliente
Estar antenado aos concorrentes do seu cliente fará com que você tenha mais argumentos para converter a venda.
Verifique o que os concorrentes estão realizando de diferente. O que seu cliente ainda não faz que os outros fazem.
Esteja atento ao benchmarking, não é uma questão só de copiar os outros, mas sim aperfeiçoar ou criar processos.
Dica de leitura – O que é benchmarking
A partir do momento que o cliente percebe que você deseja ajudar cria-se uma relação de empatia e confiança o que aumenta o grau do seu relacionamento com o seu cliente.
4. Conhecer as tendências do mercado do seu cliente
Estar bem informado sobre as tendências do mercado é outro ponto que não pode faltar para criar um bom relacionamento com o cliente.
Participe de eventos, feiras e exposições, webinários, enfim, tudo que possa ajudar você a conhecer as tendências futuras e o que deve predominar no mercado.
Sabemos que a concorrência é enorme, por isso, nada de ficar parado no tempo.
A inovação, treinamento da equipe e buscar o sucesso do cliente é imprescindível para se destacar no mercado.
5. Customer Success
Educar o seu cliente é o melhor caminho para que ele usufrua o melhor do seu produto
É essencial seu cliente entender bem como atingir todos os benefícios e vantagens que sua empresa e produto possui.
É muito comum empresas com o estoque parado e não conseguem vender em níveis esperados.
Mas será que a equipe de vendas do seu cliente está expondo, oferecendo ou apresentando seu produto como deveria?
Crie uma política e processo de Customer Success porque o sucesso dele consequentemente será o seu, além de estreitar laços e aumentar a cumplicidade com o seu cliente.
Dica de leitura – Os 3 pilares do Customer Success
Não dá para ficar de braços cruzados esperando as vendas acontecerem sozinhas.
É preciso empenho, esforço e um bom relacionamento com o seu cliente tanto antes, durante e após a venda.
Agora que você já sabe o que é essencial para criar um bom relacionamento com o seu cliente basta colocar em prática essas dicas e dar um novo salto em relação a atendimento e relacionamento com o cliente.
Nesses quesitos você pode, se quiser, ser imbatível!
Vale a pena lembrar que vale a pena fazer uso de um software de CRM para organizar todo esse processo.
Saiba mais sobre CRM. Leia também – CRM: 8 Motivos (diferentes) para sua empresa usar um