Redução de custos de vendas
Em tempos de alta competição posso garantir que o sonho de todo gestor é promover uma redução de custos das vendas de uma forma inteligente.
Reduzir os custos está entre uma das maiores estratégias de vendas para ter o melhor preço do mercado.
O desafio é conseguir reduzir os custos das vendas de uma maneira organizada e que não seja um tiro no próprio pé.
Você sabia que um software de CRM ajuda a reduzir a redução de custos de vendas da sua empresa?
Neste post vamos discutir formas de reduzir os custos de vendas:
- Registro da informação
- Relatórios de vendas rápidos e precisos
- Chega de perturbar colegas
- Acompanhamento real das propostas em andamento
- Execução do método de trabalho
Reduzir custos é quase uma obsessão de qualquer empresário.
A briga pela competitividade é grande e ter um preço atrativo e, principalmente, justo pode significar a morte ou a sobrevivência de qualquer negócio.
Em vendas temos muitos custos invisíveis. Eles poucos aparecem, mas estão lá, sugando a motivação da sua equipe e afetando os resultados do seu negócio.
Leia também – 9 custos invisíveis que podem destruir a sua empresa.
Como um sistema de CRM pode ajudar a você e sua equipe de vendas a ser mais agressivos, competitivos e reduzir os custos de vendas do dia-a-dia?
1. Registro da informação
A falta de informação estressa e cria angústia em qualquer gestor de vendas.
A principal função de um software de vendas é justamente registrar o histórico do relacionamento com os clientes.
Pode parecer bobagem, ou mesmo perda de tempo, mas sabemos que nossa memória é curta.
Dificilmente alguém se lembrará de tudo o que conversou com o cliente e ficar à procura do que anotou na agenda já é coisa do passado.
Com o avanço dos smartphones o vendedor pode registrar sua visita ou contato telefônico com o cliente via voz direto no CRM.
É muito mais fácil e rápido falar do que escrever.
2. Relatórios de vendas rápidos e precisos promovem a redução de custos de vendas
O sistema de CRM por ser online traz relatórios em poucos segundos.
Como é focado na área comercial você encontrará nesta ferramenta muitas informações para:
- gerenciar as propostas,
- fechamentos de vendas,
- metas de vendedores,
- produtos vendidos,
- clientes prospects, ativos e inativos,
- aniversários de clientes,
- quantidade de visitas in loco.
Enfim são inúmeras informações em tempo real que trazem agilidade às suas decisões.
Qual é o custo de ficar horas para montar um relatório de vendas e correndo atrás de dados? Com certeza, não é pouco.
Separei um vídeo sobre exemplo de relatórios de vendas.
3. Chega de perturbar colegas.
Outro custo invisível é o que eu chamo de Custo da Perturbação.
Funciona assim: você precisa de uma informação de vendas, mas ou você não sabe como extrair do sistema da empresa ou só o colega de outro departamento consegue isso para você.
Daí você prepara um e-mail ou se precisa disso rápido liga correndo para o amigo.
E assim você fica parado à espera de um dado para concluir seu relatório o atrasa suas atividades e o pior acabou de tirar a concentração e o foco de um colega de trabalho.
Qual o custo disso? Ninguém calcula, mas acontece todos os dias.
Com o CRM as informações estão online, ágeis e simples!
E o melhor… uma vez configurado não é preciso ficar pedindo dados para completar ou criar outros relatórios e assim não perturbar ou melhor atrapalhar ninguém.
4. Acompanhamento real das propostas em andamento
Para ser bem sucedido é preciso dedicar tempo e esforço nas coisas certas e pelos motivos corretos.
Com um sistema de CRM nas mãos o vendedor pode dar atenção e foco nas propostas que merecem mais atenção e promover a redução de custos de vendas
Planejar roteiros e argumentos para conquistar mais clientes e melhores vendas.
Sua equipe pode registrar os verdadeiros motivos pelos quais perdemos as oportunidades abertas e assim pode-se tomar ações corretivas para minimizar o problema.
Sem visualizar quais propostas estão mais perto do fechamento sua equipe fica à mercê do acaso e perde tempo e energia em clientes que no momento não tem interesse real em comprar.
Mais um custo invisível… o da perda de tempo para riscar da sua agenda.
5. Execução do método de trabalho
Qual é o custo de treinar um vendedor e depois ele pouco executar do que foi aprendido?
Acredite vejo isso todos os dias na minha rotina de consultor.
Treinamos, falamos, explicamos, ensinamos, praticamos e depois um pouco ou quase nada é aplicado com o comprometimento necessário.
Acredito que isso se deve tanto por culpa do gestor que muitas vezes é muito complacente e finge que não vê para não estressar o vendedor.
Bem ou mal o CRM induz o vendedor a fazer o mínimo necessário para se relacionar com os clientes certos e na hora certa, organiza o agendamento de follow up, tarefas e tenta manter o vendedor ligado no que efetivamente precisa fazer.
Mesmo assim é fácil perder o foco, a atenção e dispersar talentos em atividades que nada agregam.
Cabe ao gestor se assegurar que o vendedor aplique o que aprendeu, que seja avaliado da forma correta e que receba um feedback adequado para poder melhorar o seu desempenho.
Os custos invisíveis são difíceis de calcular e por isso mesmo passam desapercebidos na rotina comercial. Muito papo, mil desculpas, pouca ação e registro dos fatos.
E assim, sem mais nem menos, dia após dia, sua empresa perde competitividade pela falta de uma rotina comercial que agregue valor ao seu negócio e que respeite a cultura da sua empresa.
Um sistema de CRM bem implantado, equipe treinada e gestor atento tende a redução de custos de vendas e com o tempo produzir resultados satisfatórios que tornam a sua empresa referência para o sua mercado e para o seu cliente.
Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas?