Redução de custos de vendas

Em tempos de alta competição posso garantir que o sonho de todo gestor é promover uma redução de custos das vendas de uma forma inteligente.

Reduzir os custos está entre uma das maiores estratégias de vendas para ter o melhor preço do mercado.

O desafio é conseguir reduzir os custos das vendas de uma maneira organizada e que não seja um tiro no próprio pé.

Você sabia que um software de CRM ajuda a reduzir a redução de custos de vendas da sua empresa?

Neste post vamos discutir formas de reduzir os custos de vendas:

 

  • Registro da informação
  • Relatórios de vendas rápidos e precisos
  • Chega de perturbar colegas
  • Acompanhamento real das propostas em andamento
  • Execução do método de trabalho

 

Reduzir custos é quase uma obsessão de qualquer empresário.

A briga pela competitividade é grande e ter um preço atrativo e, principalmente, justo pode significar a morte ou a sobrevivência de qualquer negócio.

Em vendas temos muitos custos invisíveis. Eles poucos aparecem, mas estão lá, sugando a motivação da sua equipe e afetando os resultados do seu negócio.

 

Leia também – 9 custos invisíveis que podem destruir a sua empresa.

 

Como um sistema de CRM pode ajudar a você e sua equipe de vendas a ser mais agressivos, competitivos e reduzir os custos de vendas do dia-a-dia?

 

1. Registro da informação

A falta de informação estressa e cria angústia em qualquer gestor de vendas.

A principal função de um software de vendas é justamente registrar o histórico do relacionamento com os clientes.

Pode parecer bobagem, ou mesmo perda de tempo, mas sabemos que nossa memória é curta.

Dificilmente alguém se lembrará de tudo o que conversou com o cliente e ficar à procura do que anotou na agenda já é coisa do passado.

Com o avanço dos smartphones o vendedor pode registrar sua visita ou contato telefônico com o cliente via voz direto no CRM.

É muito mais fácil e rápido falar do que escrever.

 

2. Relatórios de vendas rápidos e precisos promovem a redução de custos de vendas

O sistema de CRM por ser online traz relatórios em poucos segundos.

Como é focado na área comercial você encontrará nesta ferramenta muitas informações para:

  • gerenciar as propostas,
  • fechamentos de vendas,
  • metas de vendedores,
  • produtos vendidos,
  • clientes prospects, ativos e inativos,
  • aniversários de clientes,
  • quantidade de visitas in loco.

Enfim são inúmeras informações em tempo real que trazem agilidade às suas decisões.

Qual é o custo de ficar horas para montar um relatório de vendas e correndo atrás de dados? Com certeza, não é pouco.

Separei um vídeo sobre exemplo de relatórios de vendas.

 

 

3. Chega de perturbar colegas.

Outro custo invisível é o que eu chamo de Custo da Perturbação.

Funciona assim: você precisa de uma informação de vendas, mas ou você não sabe como extrair do sistema da empresa ou só o colega de outro departamento consegue isso para você.

Daí você prepara um e-mail ou se precisa disso rápido liga correndo para o amigo.

E assim você fica parado à espera de um dado para concluir seu relatório o atrasa suas atividades e o pior acabou de tirar a concentração e o foco de um colega de trabalho.

Qual o custo disso? Ninguém calcula, mas acontece todos os dias.

Com o CRM as informações estão online, ágeis e simples!

E o melhor… uma vez configurado não é preciso ficar pedindo dados para completar ou criar outros relatórios e assim não perturbar ou melhor atrapalhar ninguém.

 

4. Acompanhamento real das propostas em andamento

Para ser bem sucedido é preciso dedicar tempo e esforço nas coisas certas e pelos motivos corretos.

Com um sistema de CRM nas mãos o vendedor pode dar atenção e foco nas propostas que merecem mais atenção e promover a redução de custos de vendas

Planejar roteiros e argumentos para conquistar mais clientes e melhores vendas.

Sua equipe pode registrar os verdadeiros motivos pelos quais perdemos as oportunidades abertas e assim pode-se tomar ações corretivas para minimizar o problema.

Sem visualizar quais propostas estão mais perto do fechamento sua equipe fica à mercê do acaso e perde tempo e energia em clientes que no momento não tem interesse real em comprar.

Mais um custo invisível… o da perda de tempo para riscar da sua agenda.

 

5. Execução do método de trabalho

Qual é o custo de treinar um vendedor e depois ele pouco executar do que foi aprendido?

Acredite vejo isso todos os dias na minha rotina de consultor.

Treinamos, falamos, explicamos, ensinamos, praticamos e depois um pouco ou quase nada é aplicado com o comprometimento necessário.

Acredito que isso se deve tanto por culpa do gestor que muitas vezes é muito complacente e finge que não vê para não estressar o vendedor.

Bem ou mal o CRM induz o vendedor a fazer o mínimo necessário para se relacionar com os clientes certos e na hora certa, organiza o agendamento de follow up, tarefas e tenta manter o vendedor ligado no que efetivamente precisa fazer.

Mesmo assim é fácil perder o foco, a atenção e dispersar talentos em atividades que nada agregam.

Cabe ao gestor se assegurar que o vendedor aplique o que aprendeu, que seja avaliado da forma correta e que receba um feedback adequado para poder melhorar o seu desempenho.

Os custos invisíveis são difíceis de calcular e por isso mesmo passam desapercebidos na rotina comercial. Muito papo, mil desculpas, pouca ação e registro dos fatos.

E assim, sem mais nem menos, dia após dia, sua empresa perde competitividade pela falta de uma rotina comercial que agregue valor ao seu negócio e que respeite a cultura da sua empresa.

Um sistema de CRM bem implantado, equipe treinada e gestor atento tende a redução de custos de vendas e com o tempo produzir resultados satisfatórios que tornam a sua empresa referência para o sua mercado e para o seu cliente.

 

Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas?

 

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