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Como utilizar as redes sociais a favor da sua empresa

As redes sociais surgiram com o propósito de impulsionar a relações sociais a serem realizadas na internet, quebrando barreiras físicas, e permitindo com que usuários de diferentes partes do mundo conseguissem se comunicar entre si.

Com o passar do tempo esse objetivo continua a ter uma grande relevância, existindo apenas uma maior amplitude desses propósitos, chegando a outras relações importantes na sociedade, como no mercado de trabalho ou no cenário comercial.

Tudo a fazer com que as redes sociais alcançassem a grande posição que elas ocupam na vida das pessoas, sendo para alguns a própria definição de internet, com usuários que usam de uma rede específica para se comunicar, trabalhar e realizar compras.

Contando também com a diversidade apresentada pelas próprias redes, que precisaram se adaptar para alcançar o interesse do maior número possível de usuários, seja alguém que trabalhe com a assessoria ambiental ou que se interesse por um artista musical.

O que muita vezes pode se tratar da mesma pessoa, com as redes sociais permitindo com que os usuários consigam se conectar por meio de grupos, que tenham algum tipo de interesse em comum, algo que seria mais difícil de se encontrar no mundo físico.

E é por causa dessa variedade de possibilidades que as redes sociais passaram a crescer não apenas em número de usuários cadastrados, mas também nas próprias variações com que elas podem ser encontradas, com plataformas específicas para temas em especial.

Existindo assim uma variação específica para que uma empresa de uniformes consiga divulgar os seus serviços, levando em conta a presença maior de seu público-alvo em uma rede social de perfil mais executivo, que possa procurar por tais produtos.

Sendo assim, independentemente do seu objetivo comercial, as redes sociais passaram a ocupar um espaço importante dentro das estratégias de qualquer tipo de negócio, diante da alta presença delas na vida cotidiana dos clientes das mais diversas empresas.

O destaque do cenário digital nos dias de hoje

A internet se tornou uma ferramenta essencial para a vida social nos dias de hoje, atuando nos mais diversos serviços comerciais, mas também em outras atividades a serem realizadas no cotidiano, incluindo nesse caso as ações a serem executadas no trabalho.

Passando pela concepção de uma atividade específica, como na forma com que uma empresa comercializa os seus produtos, mas também em outras ações de escopo menor, como no ato de bater o ponto após finalizar o seu horário de trabalho.

Algo antes a ser feito de forma manual e que atualmente pode ser feito até mesmo por meio de aplicativos, a serem instalados os dispositivos eletrônicos de todos os funcionários de uma fábrica, permitindo um controle melhor para a empresa e para os seus empregados.

Isso tudo dentro de uma realidade na qual é possível pesquisar no seu celular sobre um exaustor de parede, e por meio desse mesmo aparelho, completar a aquisição desses produtos, por meio de lojas virtuais especializadas nesse tipo de equipamento.

Recebendo em casa esse material para cuidar da ventilação do seu restaurante, ou até mesmo da sua cozinha residencial. A partir de uma relação que permite uma maior associação entre as empresas e o seu público, por meio das ferramentas digitais.

Um conjunto de atividades que faz com que a permanência de um usuário junto ao seu aparelho de celular seja algo de duração cada vez maior, com essas pequenas telas passando a ocupar um grande espaço na vida dos seus usuários.

Um estudo realizado pela Hootsuite em 2018 informava que a média do brasileiro na internet passava pelo total de 9h por dia conectado a esse cenário, tendo as redes sociais um grande destaque nesse tempo gasto na internet.

Relação essa que somente aumentou, ainda mais durante o ano de 2020, com a pandemia colocando a sociedade em um período de isolamento, fazendo da internet a principal forma de comunicação e interação entre os mais diferentes públicos.

Fazendo com que a conexão com a internet se tornasse um método de grande importância no mercado de trabalho, principalmente no que se trata das atividades a serem realizadas no escritório.

Como em uma empresa que trabalha com manutenção de bombas, onde todo o setor operacional pode trabalhar agora a partir do modelo home office, com os funcionários atendendo os clientes via ferramentas digitais, diretamente do seu lar.

E junto do maior tempo que é gasto na internet, maior passou a ser também o tempo com que os usuários passam navegando pelas redes sociais, sendo importante para as empresas observarem esse público, indo ao encontro deles na internet.

Ou seja, sendo importante nesse sentido conhecer as particularidades de cada uma das redes sociais existentes. Principalmente as de maior destaque, para que seja possível se relacionar melhor comercialmente com a sua audiência almejada.

A particularidade comercial de cada rede social

Cada rede social se destaca diante um característica específica, fazendo com que um perfil específico de público prefira entregar em uma plataforma em relação a outras. E cada uma delas pode trazer um resultado comercial diferente para uma empresa, sendo eles:

Sendo importante reconhecer essas diferenças, para que seja possível escolher as melhores estratégias relacionadas a cada uma dessas redes.

Facebook

Criado por Mark Zuckerberg, o Facebook se tornou uma das principais redes sociais presentes no mundo digital, sendo uma das plataformas pioneiras no que se trata da relação e interação entre os usuários, acerca de diferentes conteúdos ali postados.

Por ser uma rede de público amplo, o Facebook se destaca para as mais diferentes modalidades de mercado, tornando-se evidente o potencial comercial da rede para companhias dos mais diversos ramos.

Como um negócio voltado ao reparo de embarcações, que consegue encontrar o seu público-alvo justamente no Facebook, sendo possível até mesmo disponibilizar nessa rede o contrato direto desse tipo de serviço, através das ferramentas de venda ali presentes.

Instagram

O Instagram vem se tornado uma das redes sociais mais populares no mercado, tendo um diferencial específico que o seu foco no seu conteúdo visual, sendo esse o principal propósito por trás da criação dessa rede.

Lançado em 2010, não demorou para que o Instagram conquistasse a atenção do mercado, a ponto que o próprio Facebook (empresa que hoje atua pelo nome Meta), resolvesse comprar a rede social, colocando-a como parte do seu acervo de produtos.

Sendo a plataforma ideal para uma loja que busca expor os seus produtos, aproveitando o destaque visual dessa rede social para divulgar artigos como balão para loja, além de outros itens de decoração ali comercializados.

Youtube

Mesmo sendo uma das maiores empresas digitais, líder no serviço de buscas, o Google nunca teve o mesmo sucesso no que se trata de suas redes sociais, com a grande exceção sendo o Youtube, como a principal plataforma de conteúdos em vídeo.

Para um negócio, o Youtube se destaca com a possibilidade de se patrocinar conteúdos relacionados a sua empresa, criando uma interação diferenciada com o seu público, podendo se ensinar a essa audiência até mesmo como manusear seus produtos.

LinkedIn

O linkedIn, por outro lado, entra em evidência por causa do seu perfil mais

tradicional e profissional, permitindo que uma fábrica de acrilico acetinado consiga se relacionar melhor com os seus fornecedores ou outras empresas parceiras no setor.

Dica de leitura: LinkedIn para Vendedores

Leitura Complementar: Crie seu Perfl no LinkedIn

Twitter

Já o Twitter funciona em uma corrente contrária, com o seu maior destaque vindo justamente do apelo mais informal dessa rede social, podendo ser usada pelas empresas como uma forma de melhor se aproximar da sua audiência.

Com essa rede de textos curtos, 280 caracteres para ser mais exato, permitindo com que uma companhia possa ter uma relação diferenciada com os seguidores, vendendo mais a ideia da marca do que os produtos ou serviços em específico.

Independentemente da rede social escolhida, ou de várias a serem utilizadas em suas estratégias de comunicação, é importante conhecer sobre a particularidade de cada uma delas, de forma a otimizar a presença do seu negócio junto ao público presente na internet.

Pois tanto para empresas pequenas, como para grandes conglomerados comerciais, é importante que cada uma delas saiba como melhor se comunicar com o seu público, usando das redes sociais como a melhor ponte de contato nesse sentido.

Permitindo com que um usuário em busca de termos específicos, como “espaço confinado treinamento”, para treinar para o seu teste no corpo de bombeiro, seja possível encontrar um resultado relacionado a esse serviço, dando destaques a negócios voltados ao meio.

Tudo a confirmar o prestígio e alcance que uma empresa pode alcançar ao trabalhar com as redes sociais, a partir de uma estratégia que permita que uma companhia seja vista pelo público, e como sequência à isso, lembrada por essa audiência.

Nã deixe de ler: Vale a pena ter conteúdo pago nas redes sociais?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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