Você sabe qual são as redes sociais mais populares do momento? Descubra se o seu negócio está fazendo parte dela.
Com a popularização das redes sociais, elas se tornaram o nosso principal meio de comunicação e a maneira mais convencional de navegar na Internet. Além disso, essas ferramentas passaram a ser poderosas aliadas nas vendas e na divulgação de conteúdo de uma forma dinâmica e assertiva
Conheça a seguir as redes sociais mais populares da atualidade e quais as tendências para os próximos anos neste universo digital e o porquê você deve considerar inserir a sua empresa.
Neste post vamos discutir:
- As redes sociais
- A rede social mais popular do mundo: O Facebook
- Whatsapp: uma das redes sociais mais populares
- TikTok
- Vale a pena investir nas redes sociais mais populares?
As redes sociais
Quando falamos em redes sociais, logo pensamos em Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, entre outras. E sim, essas plataformas são redes sociais que foram bem popularizadas nos últimos anos e atualmente são muito usadas por seus usuários.
Elas surgiram com o objetivo de impulsionar as relações sociais por meio da tecnologia digital, independente das limitações físicas. E a primeira rede social popular da história, foi criada nos Estados Unidos e Canadá, em 1995, a Classmates, com o intuito de reunir colegas de faculdade. Já no Brasil, nós fomos conquistados pelo Orkut, a plataforma pioneira em 2004 que foi capaz de conectar milhares de usuários.
As redes sociais são sites e aplicativos usados por pessoas e organizações, com o intuito de estabelecer conexão com amigos, familiares e até mesmo clientes que compartilham interesses em comum. Existem diversas redes sociais, voltadas para diferentes atividades com recursos exclusivos – mas sempre com o mesmo objetivo: compartilhar informações, seja através de textos, imagens, vídeos e até mesmo transmissões ao vivo.
A rede social mais popular do mundo: O Facebook
Apesar de não ser a rede social queridinha do momento, no nosso país o Facebook ainda é a plataforma mais popular entre os usuários, com quase 3 bilhões de perfis criados. No Facebook é possível compartilhar conteúdo, imagens, vídeos, transmissões ao vivo, localização, entre outras informações.
Criado por Mark Zuckerberg (dono do trio das redes sociais queridinhas: Instagram, Facebook e Whatsapp), Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin, o Facebook tem um design simples e funciona como uma plataforma de compartilhamento de informações superintuitiva. Vale destacar que o messenger é um dos diferenciais da rede, quando acessada via desktop, funcionando como um chat de mensagens instantâneas.
WhatsApp: uma das redes sociais mais populares
Mesmo com o Facebook liderando o ranking de popularidade do nosso país, o WhatsApp lidera como a maior rede social e está presente em mais de 95% dos smartphones no nosso país. O app conseguiu ultrapassar o Facebook, com mais de 800 milhões de usuários no mundo, o nosso aplicativo de mensagens instantâneas tornou-se a rede social mais popular do momento.
Além de possibilitar a troca rápida de mensagens, o WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação entre as empresas e seus clientes, sendo possível oferecer atendimento dinâmico, suporte técnico, compra e venda de produtos. Inclusive, existe a versão business da rede social, em que se pode disponibilizar horários de atendimento, número de telefone e informações detalhadas do seu negócio.
Como uma das redes sociais mais populares do momento o WhatsApp também se destaca por ser um canal de venda afinal já são mais de cento e sessenta e cinco milhões de usuários.
O WhatsApp também tem a sua versão business, onde muitas empresa a utilizam como um canal de atendimento, sugestões e receber reclamações dos clientes.
Leitura interessante: Dicas de atendimento pelo WhatsApp Business
Criado em 2010, o Instagram hoje conta com mais de 122 milhões de usuários e é uma das redes sociais mais movimentadas atualmente. Em seu perfil, é possível publicar 10 fotos em uma única postagem, além de vídeos, stories e até realizar transmissões ao vivo.
Além de ser uma plataforma intuitiva, prática e muito bem-posicionada digitalmente, essa rede social tornou-se uma ferramenta poderosa para o marketing da sua empresa, tornando o compartilhamento de notícias, promoções e conteúdos muito mais ágil.
Muitas empresas usam essa que uma das redes sociais mais populares do mundo para construir verdadeira lojas onde se encontra de tudo, desde a camisa de futebol até aquela semijóia que encanta qualquer garota.
Veja as essas 5 dicas de vendas pela Instagram
TikTok
Famoso pelas “dancinhas”, o TikTok chegou para transformar todas as redes sociais.
Já conseguiu conquistar mais de 73 milhões de usuários com vídeos curtos, dinâmicos e até mesmo divertidos. Em 2020, a rede social cresceu durante a pandemia do COVID-19 e tornou-se um dos aplicativos mais populares no mundo. Atualmente, é a plataforma mais utilizada por adolescentes, celebridades, humoristas e até mesmo empresas.
Vale lembrar, que a plataforma TikTok, criada em 2014 por uma empresa chinesa, é uma das redes sociais que mais crescem mundialmente. Além disso, esse aplicativo vem mudando toda a forma como nós utilizamos a internet.
Outras redes sociais como Youtube e Instagram, mudaram também as suas propostas para acompanhar o crescimento do TikTok.
O TikTok permite a postagem de vídeos de até 60 segundos.
Hoje é o aplicativo preferido das personalidades e influencers pois seu conteúdo normalmente é leve, divertido e rápido.
Acredito que é uma das redes sociais mais populares entre o público jovem e que procura um conteúdo mais artístico e ideal para trabalhar a marca da sua empresa.
O Linkedin segue o formato mais tradicional de redes sociais e é considerada a maior rede profissional do mundo.
Nessa rede social são mais de 500 milhões de usuários globalmente. Originalmente visto como uma “página de currículos”, hoje é uma plataforma poderosa não só para fomentar de forma eficiente o seu networking, mas também divulgar o seu conteúdo.
A rede social se mostra bastante eficiente como uma ferramenta de marketing digital para as empresas que querem trabalhar o seu posicionamento no mercado, anunciando novidades e mantendo conexões com o seu nicho de atuação.
Esta ferramenta é excelente para prospectar clientes de forma ativa e gerar leads para o seu negócio.
É voltada basicamente para relações profissionais e também para contratação de pessoas, assim como encontrar conteúdo relevantes para a área de negócios.
Leia também: A importância de criar conteúdo de Linkedin
Vale a pena investir nas redes sociais mais populares?
O seu consumidor está nas redes sociais, e optar pelas redes como um canal de comunicação.
Isso potencializa as vendas do seu produto ou serviço, também possibilita que o seu negócio compartilhe os seus valores e objetivos.
Hoje em dia, o uso das redes sociais mais populares já não é mais uma opção, principalmente por oferecer o acesso rápido a uma gama extensa de novos consumidores.
Quanto mais usuários em uma rede social, maior o alcance do seu conteúdo. Transforme as redes sociais mais populares em suas aliadas.
Independente se você tem Facebook, Whatsapp, Instagram ou Tiktok, ou até mesmo todas essas grandes redes sociais, é de extrema importância que você conheça cada uma dessas ferramentas e saiba usá-las da maneira correta para atingir os seus objetivos. Demonstre a presença da sua marca, conheça o seu público-alvo e tenha um planejamento detalhado do seu conteúdo.
Quer saber como usar as redes sociais para a sua marca?
Não deixe de ler: Como utilizar as redes sociais a favor da sua empresa