Software CRM | Sistema CRM de Vendas

Quais são as Redes Sociais mais Populares?

Quais são as Redes Sociais mais Populares?

Você sabe qual são as redes sociais mais populares do momento? Descubra se o seu negócio está fazendo parte dela.

Com a popularização das redes sociais, elas se tornaram o nosso principal meio de comunicação  e a maneira mais convencional de navegar na Internet. Além disso, essas ferramentas passaram a ser poderosas aliadas nas vendas e na divulgação de conteúdo de uma forma dinâmica e assertiva

Conheça a seguir as redes sociais mais populares da atualidade e quais as tendências para os próximos anos neste universo digital e o porquê você deve considerar inserir a sua empresa.

Neste post vamos discutir:

As redes sociais

Quando falamos em redes sociais, logo pensamos em Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, entre outras. E sim, essas plataformas são redes sociais que foram bem popularizadas nos últimos anos e atualmente são muito usadas por seus usuários.

Elas surgiram com o objetivo de impulsionar as relações sociais por meio da tecnologia digital, independente das limitações físicas. E a primeira rede social popular da história, foi criada nos Estados Unidos e Canadá, em 1995, a Classmates, com o intuito de reunir colegas de faculdade. Já no Brasil, nós fomos conquistados pelo Orkut, a plataforma pioneira em 2004 que foi capaz de conectar milhares de usuários.

As redes sociais são sites e aplicativos usados por pessoas e organizações, com o intuito de estabelecer conexão com amigos, familiares e até mesmo clientes que compartilham interesses em comum. Existem diversas redes sociais, voltadas para diferentes atividades com recursos exclusivos – mas sempre com o mesmo objetivo: compartilhar informações, seja através de textos, imagens, vídeos e até mesmo transmissões ao vivo.

A rede social mais popular do mundo: O Facebook

Apesar de não ser a rede social queridinha do momento, no nosso país o Facebook ainda é a plataforma mais popular entre os usuários, com quase 3 bilhões de perfis criados. No Facebook é possível compartilhar conteúdo, imagens, vídeos, transmissões ao vivo, localização, entre outras informações.

Criado por Mark Zuckerberg (dono do trio das redes sociais queridinhas: Instagram, Facebook e Whatsapp), Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin, o Facebook tem um design simples e funciona como uma plataforma de compartilhamento de informações superintuitiva. Vale destacar que o messenger é um dos diferenciais da rede, quando acessada via desktop, funcionando como um chat de mensagens instantâneas.

WhatsApp: uma das redes sociais mais populares

Mesmo com o Facebook liderando o ranking de popularidade do nosso país, o WhatsApp lidera como a maior rede social e está presente em mais de 95% dos smartphones no nosso país. O app conseguiu ultrapassar o Facebook, com mais de 800 milhões de usuários no mundo, o nosso aplicativo de mensagens instantâneas tornou-se a rede social mais popular do momento.

Além de possibilitar a troca rápida de mensagens, o WhatsApp se tornou a principal ferramenta de comunicação entre as empresas e seus clientes, sendo possível oferecer atendimento dinâmico, suporte técnico, compra e venda de produtos. Inclusive, existe a versão business da rede social, em que  se pode disponibilizar horários de atendimento, número de telefone e  informações detalhadas do seu negócio.

Como uma das redes sociais mais populares do momento o WhatsApp também se destaca por ser um canal de venda afinal já são mais de cento e sessenta e cinco milhões de usuários.

O WhatsApp também tem a sua versão business, onde muitas empresa a utilizam como um canal de atendimento, sugestões e receber reclamações dos clientes.

Leitura interessante: Dicas de atendimento pelo WhatsApp Business

Instagram

Criado em 2010, o Instagram hoje conta com mais de 122 milhões de usuários e é uma das redes sociais mais movimentadas atualmente. Em seu perfil, é possível publicar 10 fotos em uma única postagem, além de vídeos, stories e até realizar transmissões ao vivo.

Além de ser uma plataforma intuitiva, prática e  muito bem-posicionada digitalmente, essa rede social tornou-se uma ferramenta poderosa para o marketing da sua empresa, tornando o compartilhamento de notícias, promoções e conteúdos muito mais ágil.

Muitas empresas usam essa que uma das redes sociais mais populares do mundo para construir verdadeira lojas onde se encontra de tudo, desde a camisa de futebol até aquela semijóia que encanta qualquer garota.

Veja as essas 5 dicas de vendas pela Instagram

TikTok

Famoso pelas “dancinhas”, o TikTok chegou para transformar todas as redes sociais.

Já conseguiu conquistar mais de 73 milhões de usuários com vídeos curtos, dinâmicos e até mesmo divertidos. Em 2020, a rede social cresceu durante a pandemia do COVID-19 e tornou-se um dos aplicativos mais populares no mundo. Atualmente, é a plataforma mais utilizada por adolescentes, celebridades, humoristas e até mesmo empresas.

Vale lembrar, que a plataforma TikTok, criada em 2014 por uma empresa chinesa, é uma das redes sociais que mais crescem mundialmente. Além disso, esse aplicativo vem mudando toda a forma como nós utilizamos a internet.

Outras redes sociais como Youtube e Instagram, mudaram também as suas propostas para acompanhar o crescimento do TikTok.

O TikTok permite a postagem de vídeos de até 60 segundos.

Hoje é o aplicativo preferido das personalidades e influencers pois seu conteúdo normalmente é leve, divertido e rápido.

Acredito que é uma das redes sociais mais populares entre o público jovem e que procura um conteúdo mais artístico e ideal para trabalhar a marca da sua empresa.

Linkedin

O Linkedin segue o formato mais tradicional de redes sociais e é considerada a maior rede profissional do mundo.

Nessa rede social são mais de 500 milhões de usuários globalmente. Originalmente visto como uma “página de currículos”, hoje é uma plataforma poderosa não só para fomentar de forma eficiente o seu networking, mas também divulgar o seu conteúdo.

A rede social se mostra bastante eficiente como uma ferramenta de marketing digital para as empresas que querem trabalhar o seu posicionamento no mercado, anunciando novidades e mantendo conexões com o seu nicho de atuação.

Esta ferramenta é excelente para prospectar clientes de forma ativa e gerar leads para o seu negócio.

É voltada basicamente para relações profissionais e também para contratação de pessoas, assim como encontrar conteúdo relevantes para a área de negócios.

Leia também: A importância de criar conteúdo de Linkedin

Vale a pena investir nas redes sociais mais populares?

O seu consumidor está nas redes sociais, e optar pelas redes como um canal de comunicação.

Isso potencializa as vendas do seu produto ou serviço, também possibilita que o seu negócio compartilhe os seus valores e objetivos.

Hoje em dia, o uso das redes sociais mais populares já não é mais uma opção, principalmente por oferecer o acesso rápido a uma gama extensa de novos consumidores.

Quanto mais usuários em uma rede social, maior o alcance do seu conteúdo. Transforme as redes sociais mais populares em suas aliadas.

Independente se você tem Facebook, Whatsapp, Instagram ou Tiktok, ou até mesmo todas essas grandes redes sociais, é de extrema importância que você conheça cada uma dessas ferramentas e saiba usá-las da maneira correta para atingir os seus objetivos. Demonstre a presença da sua marca, conheça o seu público-alvo e tenha um planejamento detalhado do seu conteúdo.

Quer saber como usar as redes sociais para a sua marca?

Não deixe de ler: Como utilizar as redes sociais a favor da sua empresa

E-books

Vídeo bônus: Prospecção Ativa B2B

Compartilhe
Sair da versão mobile