Qualidades de um Vendedor de Sucesso: Iniciativa e Acabativa

Qualidades de um Vendedor de Sucesso: Iniciativa e Acabativa

Não é nenhuma novidade que toda empresa busca qualidades de um vendedor de sucesso em cada processo de seleção.

As empresas procuram e valorizam muito os profissionais que têm Iniciativa, mas fique atento pois todo entrevistador procura e valoriza a Acabativa.

Neste post vamos discutir sobre duas qualidades de um vendedor de sucesso que não podem faltar nas suas atitudes, são elas:

  1. Iniciativa, e;
  2. Acabativa.

Iniciativa

É uma das qualidades mais valorizadas em processos de seleção de pessoal e, sinceramente, sem essa competência dificilmente você terá sucesso na sua vida.

Pode-se dizer que Iniciativa é o primeiro passo para uma determinada ação.

Fazer o que precisa ser feito, evitar a protelação e não deixar para depois pode até parecer óbvio, mas são atitudes um pouco raras nos dias de hoje.

Posso afirmar que Iniciativa é a sua capacidade de criar oportunidades de negócios, redução de custos, ou ainda um processo que melhore o atendimento ao cliente.

A Iniciativa deve ser passível de execução, nada de ideias de mais e ações de menos.

Iniciativa é não esperar acontecer, é antever, procurar se antecipar, estar um passo à frente.

Exige conhecimento do processo, do ambiente de negócios, do mercado, concorrência, enfim nada de Iniciativa sem ter bons fundamentos que comprovem ao menos o tentar fazer.

Lembro que a proatividade é a prima irmã da iniciativa e procure envolver outras pessoas no processo que tenham outras competências, experiências e conhecimento que podem dar suporte e capacidade de execução a ação que você propôs.

E, para finalizar, afirmo que a Iniciativa é uma das qualidades de um vendedor de sucesso mais valorizadas no mundo corporativo, além de ser uma enorme vantagem para quem deseja ser líder e crescer dentro da organização.

Ufa, depois de tantas coisas boas a respeito da Iniciativa você pode pensar que só isso basta para crescer e fazer a diferença no mercado.

Nâ na ni na, não!

Inciativa é sim, uma das qualidades mais valorizadas no mercado, mas existe o que chamo de competência oculta, aquela que ninguém quase fala, mas que vale muito.

Chamo essa competência de Acabativa.

Dica de leitura: Organização Pessoal do Vendedor

Acabativa

Acabativa é termo criado pelo economista Stephen Kanitz.

Planejar e executar o começo, meio e fim.

Em bom português é: terminar o que começou!

Pense: muita Iniciativa e pouca Acabativa gera descrédito e pouco confiança na sua pessoa.

Não seja um filósofo corporativo. Eles sabem muito, citam teorias, seus criadores, adoram um discurso, falam bonito, mas fazer que é bom, muito pouco.

O profissional Acabativo gosta de implantar projetos, mas presta muita atenção aos detalhes e na execução.

Os Acabativos sabem lidar muito bem com a dispersão, a chatice da rotina e as frustrações do processo.

A Iniciativa é entusiasmante, a Acabativa é chata e muitas vezes tediosa e demora para dar os frutos desejados, mas paciência é mais uma das qualidades de um vendedor de sucesso.

Iniciativa sem Acabativa, fica a dica, melhor nem ter.

Adoro lembrar daquele ditado japonês: Preste atenção ao que as pessoas fazem, não ao que dizem.

Essas são duas qualidades de um vendedor de sucesso: o que você começa e termina, isso sim, é o que fará a diferença na sua carreira.

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