Organização pessoal – qualidades de um vendedor

Organização pessoal - qualidades de um vendedor

Bem no comecinho da minha carreira em vendas um querido ex-chefe me deu uma dica que me acompanha por toda minha carreira: organização pessoal está entre as maiores qualidades de um vendedor!

Organização pessoal é uma questão de disciplina, força de vontade e… prazer.

Isso mesmo! Prazer!

É preciso gostar de organizar, de perceber que isso aumenta sua produtividade e que simplifica as coisas.

Agora vamos pensar nas qualidades de um bom vendedor. Entre as mais admiradas pelo mercado posso citar:

  • Follow up em dia.
  • Quantidade de clientes.
  • Gestão do tempo
  • Autoconfiança.

A rotina em vendas costuma ser caótica e para desenvolver essas qualidades o vendedor deve fazer uso de um sistema de CRM.

Vamos detalhar um pouco mais essas competências:

Follow up em dia

Muitas vezes perde-se clientes por falta de acompanhamento.

Inúmeras pesquisas indicam que o cliente troca de fornecedor na maioria das vezes por se sentir só e mal atendido.

Preço, normalmente, não é o principal fator de troca, mas falta de follow up é.

O Clientar – software de CRM aponta os contatos do dia e por meio de relatórios lista quais clientes estão fora do padrão definido. Assim facilita a vida do vendedor para não deixar de dar atenção aos clientes da sua carteira.

Leia também – Etapas da Venda: Follow Up

Quantidade de clientes

Sempre que pergunto a um vendedor quantos clientes ele tem na carteira nunca ouço um número definitivo. É sempre “mais ou menos ou por volta de tantos clientes”.

O que define quantos clientes você pode ter na sua carteira é o tempo que demanda atendê-los com um follow up constante.

Nosso sistema de CRM aponta logo no tela de entrada quantos clientes estão no status Prospect, Ativo, Inativo ou Desativado.

Leia mais sobre como prospectar clientes.

Caso prefira assista o vídeo- Como Prospectar Clientes com Sucesso

Você consegue imaginar um vendedor planejar suas ações de vendas mensais de forma eficaz sem ao menos saber quantos clientes tem na carteira?

Ou ainda o tempo que se perde prospectando novos clientes, sendo que os que está na sua base sequer passaram pelo processo de levantamento das necessidades, potencial de compra e pré-qualificação?

Leia esse artigo complementar para saber mais sobre Gestão da Carteira de Clientes.

Gestão do tempo (ao meu ver uma das maiores qualidades de um vendedor)

Sem dúvida a principal vantagem de um software de Vendas é auxiliar a definir as atividades prioritárias e isso está, com certeza, entre as qualidades de um bom vendedor

Organizar as ideias e planos de vendas com dados e fatos, sem achismos ou espaço para divagação em excesso.

Inclusive, que fique claro, a própria intuição se baseia em dados e fatos que se acumulam em sua memória, além da experiência profissional antes de dar “as suas caras” na sua rotina corporativa.

O sistema de CRM em dia e bem alimentado dará uma exata noção de quantas propostas estão abertas, quais clientes são A, B ou C dentro de um determinado período, quais produtos podem vir a ser oferecidos para quais clientes, enfim traz uma série de informações que serão transformadas em planos de vendas.

Autoconfiança

No futebol quando se alia técnica refinada com confiança em alta temos o que costumamos chamar de craque.

Em vendas não é diferente!

Conhecimento técnico do que se vende é a primeira lição de casa para qualquer vendedor, mas está longe de garantir uma carreira bem sucedida.

Experiência profissional e de vida, capacidade de aprender e de praticar e de se organizar são as premissas do sucesso.

Quando me sinto uma pessoa de sucesso minha autoconfiança aumenta.

E um círculo virtuoso se forma baseado em Pensamentos – Ações – Resultados.

Surge coragem para experimentar novidades, propor ideias, ousar para fazer diferente sem a preocupação paralisante do que os outros pensam.

Organização pessoal é uma das qualidades de um vendedor que não pode faltar entre suas competências pessoais.

Muitas vezes a pessoa não tem paciência, ou disposição para manter, por exemplo, seu sistema de CRM atualizado ou para aprender a extrair informações dessa ferramenta.

Pratica o autoengano e a velha conversinha de que não tem tempo para isso, que o processo é muito burocrático e que sempre vendeu bem assim do jeito que é.

Ledo engano de quem já se acostumou com a mediocridade.

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Vídeo Bônus – Organização Pessoal – Qualidades do Vendedor

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