Software CRM | Sistema CRM de Vendas

Qual o melhor CRM do mercado?

Fonte: banco de imagens free

Escolher o melhor CRM do mercado pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, estamos falando de um mercado crescente e que oferece diferentes opções de softwares.

E aí está o cuidado que você precisa ter: aquele CRM do topo dos mais vendidos pode não ser o melhor CRM para sua empresa – que possui necessidades específicas para o gerenciamento de clientes.

Portanto, a nossa missão com este artigo é te ajudar a entender melhor as características que tornam um CRM ideal para o seu negócio. Isso evitará frustrações com seu uso e aplicação. 

Vamos lá!

O que é um CRM e quais suas utilidades?

É importante relembrarmos a utilidade de um CRM porque na busca pelo melhor do mercado, às vezes podemos esperar funcionalidades que ele não tem.

O CRM é um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management). Ou seja, a ferramenta ajuda na gestão de clientes do seu negócio. 

Isso quer dizer que o CRM não tem função fiscal, contábil, financeira e não tem a responsabilidade em regular estoque e emitir nota fiscal, por exemplo.

O software tem o objetivo de registrar as informações referentes aos clientes (sendo eles ativos, inativos e em fase de prospecção), além do trabalho da equipe de vendas, gerando relatórios importantes para a tomada de decisão da empresa. 

Portanto, o sistema de CRM precisa fornecer à empresa benefícios relacionados a essa área. A seguir, falaremos melhor sobre isso. 

Como escolher o melhor CRM do mercado?

Para você escolher um bom software de CRM para atender o seu negócio, saiba que ele precisa reunir as seguintes características:

O CRM precisa desburocratizar processos

A equipe de vendas não gosta de ficar horas e horas em suas rotinas alimentando o CRM com os dados. Então, escolha um software que seja intuitivo e com funcionalidades que reduzam o tempo gasto nessa tarefa. 

O melhor CRM precisa organizar a rotina da equipe

Como a gestão da carteira de clientes está diretamente relacionada às atividades dos vendedores, o software precisa ajudar na organização da agenda diária de cada colaborador. 

O CRM precisa fornecer os dados necessário para o cumprimento dos objetivos

Seja para vender mais, para controlar o fluxo de cada venda, para recuperar os clientes inativos, para acompanhar o envio de propostas comerciais…O CRM precisa que todos os dados te ajudem a tomar as melhores decisões sobre o que fazer. 

O melhor CRM do mercado precisa ser fácil de usar

Não é porque existe aquele CRM com uma interface bonita que significa que ele é fácil e intuitivo. 

A ferramenta pode não ter as cores e as fontes perfeitas, mas ela precisa ser acessível para o entendimento de toda a equipe – dos gestores aos vendedores. Afinal, todos alimentarão a base de dados do produto. 

O CRM precisa fornecer relatórios em tempo real

Além disso, os relatórios precisam ser fáceis de serem analisados pela equipe. Opte por um CRM que fornece esses dados em forma de gráficos e tabelas para análises comparativas, facilitando a interpretação deles. 

O CRM precisa oferecer integração 

A plataforma de CRM permite a integração a outros softwares que a empresa utiliza ou pretende utilizar. A principal delas é o ERP, fundamental para a empresa ter noção dos processos dos departamentos em geral. 

O melhor CRM do mercado precisa oferecer suporte à empresa

Suporte eficiente, treinamento eficaz e atendimento rápido. Não dá para investir em um software e não conseguir tirar dúvidas ou resolver demandas com o fornecedor. Lembre-se que dados sobre vendas e clientes são os ativos mais importantes das empresas.  

O melhor CRM do mercado

Depois de conferir todos os benefícios que um CRM precisa ter veja o vídeo abaixo sobre o Clientar CRM.

Aliás, ele é mais do que um software de gestão de clientes; ele foi projetado para ser uma ferramenta de inteligência de vendas.

Confira a seguir as principais funcionalidades e vantagens do melhor CRM do mercado:

1. Inteligência em Vendas

O pessoal da Clientar CRM costuma se apresentar como um Software de Inteligência em Vendas.

Segundo seu fundador, Paulo Araújo, inteligente é a pessoa que faz boas escolhas com o tempo e conhecimento que tem.

E esse é um dos diferenciais do CRM Clientar. Ele ajuda o vendedor e o gestor a manterem o foco no que realmente interessa e afeta o desempenho de vendas, tais como:

Não deixe de ler: O que é e como fazer um follow up eficaz

2. Gestão da carteira de clientes

Como melhor CRM do mercado, o Clientar CRM ajuda a organizar e administrar a carteira de clientes.

De forma automática, o software separa os clientes em Ativos, Inativos e Prospects. 

Por exemplo: 

O usuário Master configura a quantidade de dias que o cliente passa de ativo para inativo a partir da última compra.

Toda essa simplicidade no conceito da gestão da carteira facilita o entendimento por parte do vendedor. Consequentemente, ele consegue organizar melhor a sua agenda para se dedicar tanto aos clientes em prospecção quanto na recuperação dos inativos, aumentando as vendas. 

 Leia também: Como controlar os contatos no CRM.

3. O melhor CRM do mercado traz o follow up em dia

No CRM da Clientar, outra grande vantagem é que ao entrar no sistema, a tela de Follow up e Agenda do Dia abrem automaticamente.

Brincadeiras à parte, o CRM praticamente implora e força o vendedor a manter os contatos e a continuidade da negociação ou do relacionamento com cliente.

E mais: quando o usuário salva um registro, caso não tenha sido agendado um follow up, o software pergunta de forma direta:

“Ops! Você esqueceu de preencher o Follow Up. Para preenchê-lo clique em Cancelar; para salvar o HR sem o follow up clique em Ok”. 

Dessa forma, só se esquece de fazer o Follow up quem quer e garante a organização da sua equipe de vendas.

4. Curva ABC de clientes

O método da Curva ABC de Pareto é universal e uma das grandes sacadas em vendas.

O CRM da Clientar é o único do mercado que traz um relatório com uma excelente visualização de quem são os clientes A, B ou C.

E o melhor: ele separa por perfis. Assim, você tem o Relatórios ABC de clientes por status Prospect, Inativo ou Ativo.

Entenda no vídeo abaixo o que é a Curva ABC de Clientes e por que ela é tão importante para escolher o melhor CRM do mercado:

5. Vídeos de vendas e tutoriais

Muitos softwares de CRM são confusos de usar e você precisa ficar “caçando” vídeos no YouTube ou dicas de outros usuários no Google.

Mas com o melhor CRM do mercado é diferente. Com a Clientar, existe um espaço só com tutoriais em vídeos com todas as funções, além dos detalhes de como configurar o sistema.

São vídeos curtos e já separados por aplicações, funções ou formulários específicos.

Como o Clientar CRM é um método de vendas, o usuário tem acesso a vários treinamentos de técnicas de vendas e de como utilizar as informações registradas para criar estratégias de vendas.

6. Simplicidade no uso e foco no atendimento ao cliente

O software da Clientar CRM é muito funcional e suas telas lembram as famosas planilhas, que tanto fazem parte da vida de qualquer vendedor.

dashboard clientar crm

Uma vez cadastrado o cliente, o acesso à informação ou o registro de um novo contato é feito em poucos segundos.

Outro enorme diferencial é o atendimento ao cliente. Isso realmente o qualifica como o melhor CRM do mercado.

As pessoas podem tirar suas dúvidas pelos vídeos dos tutoriais, e-mails, pelo chat do site, Skype, WhatsApp ou telefone.

7. Valor, implantação e integração com o seu ERP

Por fim, eis a questão: é muito caro investir em uma plataforma de CRM?

A resposta é não! O software CRM para pequenas empresas da Clientar é muito acessível.

O sistema foi desenvolvido especialmente para pequenas e médias empresas que não têm condições ou não desejam um sistema robusto e cheio de funcionalidades.

Como a maioria dos softwares, sua cobrança é mensal e por usuários, além de uma pequena taxa de implantação para configuração e treinamento em seu uso. Isso é feito em média em apenas 2h. Tudo é muito rápido e simples.

Além disso, caso o cliente queira, o Clientar CRM tem uma API de integração com o ERP e os dois sistemas passam a ser um só, ajudando você a ter uma visão macro do seu negócio. 

Descobrir qual o melhor CRM do mercado é uma tarefa pessoal e intransferível.

Depende do que a sua empresa necessita, planeja e o pretende investir.

O software de CRM já há um bom tempo é acessível para qualquer tipo e tamanho de empresa.

Costumo dizer que o tamanho da empresa está diretamente ligado não ao seu tamanho físico, mas sim a grandeza dos pensamentos dos seus líderes.

Independente do porte toda organização deve sempre buscar por maior organização, para reduzir custos e aumentar sua rentabilidade.

Capacidade de inovar para estar sempre à frente dos concorrentes e, claro, prezar e zelar pela sua carteira de clientes.

Afinal, quem paga o seu salário? Ele, o cliente.

E na dura jornada tanto pela sobrevivência no mercado quanto a busca pelo crescimento sustentável as pequenas e médias empresas tem cada vez mais acesso a inúmeras opções de escolha por softwares de CRM que podem ajudar a controlar e aumentar a profissionalização da sua gestão comercial.

Eu escrevi que podem! Nem sempre sua implantação é uma boa ideia.

O sistema de CRM a cada dia têm conquistado mais o seu espaço, mas isso é uma história recente.

Em 2002 a empresa de pesquisa e consultoria, Gartner Group, identificou que 55% de todos os projetos de CRM não produziram os resultados esperados.

É meu amigo, nada nesta vida é fácil.

Veja mais esse dado: em 2001 de acordo com Bain Consultoria, uma pesquisa sobre ferramentas gerenciais o CRM ficou entre as três últimas colocadas em um grupo de 25 citações.

software de CRM era visto como algo complexo, caro e que mais engessava do que agilizava a equipe de vendas.

Com o advento da internet, em especial o serviço nas nuvens, tudo mudou. A web caiu como uma luva para softwares online e de fácil acesso.

O crescimento do uso dos Smartphones foi a cereja do bolo que levou a informação em tempo real facilmente as mãos dos vendedores.

Mas antes de você assinar a licença de uso com o melhor CRM do mercado que você encontrar é preciso que a pequena e média empresa considere alguns fatores.

São eles:

Cuidado com falsas promessas

No site todo sistema de CRM promete ser fácil de usar e levar sua equipe de vendas a vender mais e melhor.

Fazer um site bonito é fácil, difícil é depois de instalado perceber que muitas das funcionalidades prometidas eram apenas informações pouco úteis.

Peça exemplos de telas e de como essa informação pode ser utilizada na prática com a sua equipe de vendas.

Por vezes o CRM é simples de usar para quem o criou, não para a sua equipe de vendas.

O software de CRM aprimora o atendimento pessoal

Experiência própria.

Fuja das benditas empresas que só atendem via chat online e que demoram para atender.

Corre depressa daquelas que só atendem por abertura de chamado por e-mail.

O tempo de espera pode ser longo e sua equipe começa a desacreditar no uso do CRM.

Eu sei que é comum o atendimento via abertura de ticket, mas na pressa o melhor mesmo e falar com uma pessoa. Gente gosta de gente.

Tenha absoluta certeza do que você está comprando melhor CRM dentro da sua realidade

Outro erro comum é adquirir ou assinar o CRM sem ter convicção de como funciona e para que serve exatamente.

Não tem noção de quanto tempo demora para trazer um retorno ou acredita que basta instalar que os vendedores ficarão felizes da vida. Ledo engano.

Essas são duas perguntas que devem ser respondidas antes de começar a pesquisa pelos softwares do mercado.

Concluir isso depois já demandou tempo e dinheiro.

Qual a sua estratégia comercial?

Algumas questões que precisam estar definidas:

Ter bem claro a sua estratégia comercial é como o CRM se encaixa nela é o primeiro item da lista a analisar.

A equipe está minimamente preparada para usar o software de CRM?

O principal: qual é o perfil da sua equipe de vendas?

Imagine uma empresa em que a cobrança nunca foi feita e indicadores e processos bem definidos não são rotina.

De um dia para o outro o sistema de CRM não fará mágica na sua organização ou irá sistema de CRM agregará o quê a essa estratégia.

E pior… o CRM será visto como um inimigo a ser combatido, afinal nunca houve um controle desse tipo antes.

Já perdi as contas de quantas vezes vi o gestor estar insatisfeito com a equipe comercial.

Em seguida ele logo pensa em colocar um cabresto nas pessoas e controlar tudo passo a passo.

O CRM parece ser a ferramenta ideal para saber quando e o quê o vendedor fez no seu dia.

O CRM não tem por objetivo controlar pessoas, mas sim processos e a gestão da carteira de clientes.

O líder da área comercial deve ser o exemplo, o melhor de todos os usuários e conhecer o software de cabo a rabo.

Assim todos da equipe perceberão que a contratação do sistema de CRM não é uma questão de vaidade, mas sim de crescimento e amadurecimento da organização em relação ao atendimento e gestão do relacionamento com os seus clientes.

Ao cuidar de todos os pontos acima, com certeza, encontrará o melhor CRM para pequenas empresas do mercado e só terá a ganhar por que essa ferramenta é uma daquelas que vieram para ficar.

Artigo complementar – Artigo: Guia Completo – Software de CRM ou Software de Vendas?

Conclusão: o melhor CRM é aquele simples e eficiente

Essas foram apenas algumas vantagens do melhor CRM, mas no dia a dia da empresa, certamente você terá outros benefícios ao utilizar a nossa ferramenta.

Nossa sugestão é que você faça uma visita guiada pela própria plataforma e veja como o software pode organizar seu departamento comercial, aumentar a produtividade e as vendas da sua empresa.

Após a visita, convidamos você a entrar em contato com a gente para tirar todas as suas dúvidas e solicitar um orçamento sem compromisso. 

Dica de leitura: Como escolher um sistema de CRM para sua empresa

Compartilhe
Sair da versão mobile