Com certeza você já ouviu o ditado que diz ‘’a propaganda é a alma do negócio’’, não é mesmo? Ele é real, mas não adianta possuir um super produto se as pessoas não são expostas a ele.
A propaganda nada mais é do que um conjunto de estratégias de persuasão, que tem o objetivo de promover uma ideia ou causa, utilizando de gatilhos mentais, que mexem com emoções e opiniões do consumidor.
Essas estratégias podem ser utilizadas em qualquer nicho, mas sempre com o mesmo objetivo que é de persuadir o público sobre determinada situação.
Preparamos um artigo completo para você entender mais sobre o que é a propaganda e como criar uma campanha eficaz. Confira os tópicos que serão tratados no decorrer do texto:
- O que é propaganda?
- Veja os 3 principais benefícios
- Os tipos mais conhecidos de propaganda
- Como criar uma campanha eficaz
- Mais vendas para o seu negócio!
O que é propaganda?
No século XVII, com a expansão do catolicismo, a propaganda foi utilizada para disseminar novas ideologias para a população e, passou a ser associada a contextos políticos, religiosos e sociais que tinham um único objetivo em comum, propagar ideias.
A propaganda é uma estratégia para anunciar determinados assuntos, que tem como objetivo convencer ou influenciar a opinião do público-alvo, utilizando recursos psicológicos para chegar até ele.
Os meios em que podemos encontrar boas propagandas podem ser comerciais, revistas, jornais, cartazes e outros, mas vale considerar que isso vem se reinventando nos mais variados formatos a cada dia que passa.
Publicidade X Propaganda
O mercado utiliza ambos os termos como sinônimos, mas quando falamos no âmbito acadêmico, a publicidade tem a intenção de promover empresas, produtos e serviços, enquanto a propaganda está focada em causas e ideologias.
Também existe o conceito de publicidade é toda forma não paga para se divulgar um produto/serviço e propaganda é tudo forma onde a ação requer remuneração.
Curiosidade: O CENP (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário) diz que publicidade e propaganda são a mesma coisa: “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços”.
Veja os 3 principais benefícios
Separamos os 3 principais benefícios de uma propaganda eficaz. Confira abaixo:
- Aumento da exposição de marca: contribui para expansão do mercado;
- Aumentar a fidelização de clientes: serve para atrair clientes, como também trabalha pela sua retenção e fidelização;
- Melhora da reputação da marca: ajuda a construir uma reputação positiva e ser uma lembrança na mente do consumidor.
Leia mais tarde: Como medir a gestão do marketing de relacionamento
Os tipos mais conhecidos de propaganda
Existem diversos tipos de propagandas e elas estão presentes diariamente em nosso cotidiano. Continue lendo para saber mais:
- Política: volta os esforços para os partidos, candidatos e governos para conquistar votos e simpatizantes;
- Eleitoral: acontece apenas no momento das eleições, para propagar o nome dos candidatos à comunidade;
- Governamental: uma propaganda política que é realizada pelo governo e suas instituições. Esse tipo de propaganda possui diversas finalidades, como divulgar eventos, informar, prestar contas ou sustentar a imagem;
- Ideológica: convencer ou formar as ideias e convicções dos indivíduos, para difundir ideologias e convicções de um determinado grupo sobre outro.
- Social: dedicada às causas sociais, onde a atuação se volta para grupos em prol do mesmo objetivo, como por exemplo a doação de roupas e alimentos para ONGs.
- Produto: nesse tipo de propaganda são utilizadas ações para influenciar o poder de compra do consumidor, muito utilizado quando o assunto é o setor de alimentos e bebidas.
- Serviços: dedica-se a influenciar o poder do consumidor para determinado produto ou serviço, sua função principal é a divulgação.
- Enganosa: essa propaganda dá margem aos principais questionamentos de ordem moral e ética.
Como criar uma campanha eficaz
Existem algumas dicas que colaboram na criação de uma campanha eficaz, você sabe quais são elas? Não? então continue lendo e descubra:
1. Conheça a sua persona
Você está cansado de ouvir isso, mas conhecer o seu cliente é essencial para criar estratégias eficazes e que geram resultados.
No momento de criar sua propaganda, é preciso levar em consideração o cliente final, afinal, o seu objetivo é atendê-lo, não é mesmo?
Não deixe de ler – Como definar a persona ideal
2. Pense na linguagem na sua propaganda
Pense no tipo de linguagem que irá escolher para atingir o público, analise as pessoas que você pretende atingir, para saber a maneira ideal de se comunicar.
Use como referência a sua persona, desse modo, será muito mais fácil identificar a maneira correta.
3. Analise a concorrência
Agora que você já sabe com quem está falando, vamos analisar a concorrência do seu negócio. Desse modo, será possível identificar o que falta no seu empreendimento e corrigir os erros.
Mas muito cuidado com essa etapa: analisar a concorrência não significa copiar o que eles estão fazendo!
4. Inove sempre que possível
Com a sua análise da concorrência, será possível identificar algumas brechas nas quais será possível inovar, pense em modos de suprir o que está em falta para o seu consumidor.
Não precisa pensar em nada fora do padrão, às vezes, mudar a maneira de entregar o seu produto já pode gerar diversos benefícios.
5. Destaque suas qualidades
Na hora de fazer a propaganda do seu produto ou serviço é essencial que você destaque todas as qualidades que ele possui, evidencie as vantagens, benefícios e diferenciais para que as pessoas percebam o real valor do seu produto.
6. O slogan é essencial na propaganda
O slogan é aquela pequena frase que acompanha e define o produto que está sendo oferecido para o consumidor.
Crie um slogan curto e direto que seja capaz de mostrar a oferta de maneira rápida e fácil para que as pessoas entendam o que está sendo oferecido.
Pense em frases que ativam o desejo do consumidor e que mostre o quanto ele é necessário.
7. Como veicular?
Existem diversos formatos para escolher, como: vídeos, banners, flyers, anúncios, comerciais e outros. Mas a escolha do formato irá depender do público que você deseja atingir, a sua persona, descubra quais são os canais que eles mais usam e quais acham mais importantes.
É essencial que você não esteja preso em apenas um formato, use e abuse de vários para ser mais assertivo, de acordo com o seu budget é claro.
8. Teste, teste e teste mais uma vez
Independente do formato escolhido, é fundamental realizar testes para conferir se sua campanha está sendo eficaz, esteja atento aos comentários que são realizados e converse com pessoas conhecidas para perguntas a opinião delas.
Desse modo será possível realizar melhorias necessárias para atingir melhores resultados.
9. Converse com influenciadores digitais
Quando o consumidor está em dúvida sobre a compra, é necessário receber recomendações de pessoas influentes e conhecidas. Portanto, entre em contato com influenciadores do seu nicho para alcançar um número ainda maior de pessoas.
Para ler depois: O que é CRM de Vendas?
Mais vendas para o seu negócio!
Não adianta nada realizar uma campanha eficaz e não oferecer um produto ou serviço de qualidade, a propaganda é uma ferramenta que pode somar muito no seu negócio!
Atualmente existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar durante a sua campanha, que são capazes de gerar bons resultados com custo baixo.
No decorrer deste artigo, você pode perceber que a propaganda é uma ferramenta muito poderosa. Afinal, é por meio da divulgação dos seus produtos e serviços que será possível realizar mais vendas e atrair novos clientes.
Que tal colocar em prática as dicas que aprendeu e explorar a potencialidade do seu negócio?
Boa sorte!