Propaganda – O que e É e Como Criar uma Campanha Eficaz

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Com certeza você já ouviu o ditado que diz ‘’a propaganda é a alma do negócio’’, não é mesmo? Ele é real, mas não adianta possuir um super produto se as pessoas não são expostas a ele.

A propaganda nada mais é do que um conjunto de estratégias de persuasão, que tem o objetivo de promover uma ideia ou causa, utilizando de gatilhos mentais, que mexem com emoções e opiniões do consumidor.

Essas estratégias podem ser utilizadas em qualquer nicho, mas sempre com o mesmo objetivo que é de persuadir o público sobre determinada situação.

Preparamos um artigo completo para você entender mais sobre o que é a propaganda e como criar uma campanha eficaz. Confira os tópicos que serão tratados no decorrer do texto:

  • O que é propaganda?
  • Veja os 3 principais benefícios
  • Os tipos mais conhecidos de propaganda
  • Como criar uma campanha eficaz
  • Mais vendas para o seu negócio!

O que é propaganda?

No século XVII, com a expansão do catolicismo, a propaganda foi utilizada para disseminar novas ideologias para a população e, passou a ser associada a contextos políticos, religiosos e sociais que tinham um único objetivo em comum, propagar ideias.

A propaganda é uma estratégia para anunciar determinados assuntos, que tem como objetivo convencer ou influenciar a opinião do público-alvo, utilizando recursos psicológicos para chegar até ele.

Os meios em que podemos encontrar boas propagandas podem ser comerciais, revistas, jornais, cartazes e outros, mas vale considerar que isso vem se reinventando nos mais variados formatos a cada dia que passa.

Publicidade X Propaganda 

O mercado utiliza ambos os termos como sinônimos, mas quando falamos no âmbito acadêmico, a publicidade tem a intenção de promover empresas, produtos e serviços, enquanto a propaganda está focada em causas e ideologias.

Também existe o conceito de publicidade é toda forma não paga para se divulgar um produto/serviço e propaganda é tudo forma onde a ação requer remuneração.

Curiosidade: O CENP (Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário) diz que publicidade e propaganda são a mesma coisa: “qualquer forma remunerada de difusão de ideias, mercadorias, produtos ou serviços”.

Veja os 3 principais benefícios 

Separamos os 3 principais benefícios de uma propaganda eficaz. Confira abaixo:

  1. Aumento da exposição de marca: contribui para expansão do mercado;
  2. Aumentar a fidelização de clientes: serve para atrair clientes, como também trabalha pela sua retenção e fidelização;
  3. Melhora da reputação da marca: ajuda a construir uma reputação positiva e ser uma lembrança na mente do consumidor.

Leia mais tarde: Como medir a gestão do marketing de relacionamento

Os tipos mais conhecidos de propaganda

Existem diversos tipos de propagandas e elas estão presentes diariamente em nosso cotidiano. Continue lendo para saber mais:

  • Política: volta os esforços para os partidos, candidatos e governos para conquistar votos e simpatizantes;
  • Eleitoral: acontece apenas no momento das eleições, para propagar o nome dos candidatos à comunidade;
  • Governamental: uma propaganda política que é realizada pelo governo e suas instituições. Esse tipo de propaganda possui diversas finalidades, como divulgar eventos, informar, prestar contas ou sustentar a imagem;
  • Ideológica: convencer ou formar as ideias e convicções dos indivíduos, para difundir ideologias e convicções de um determinado grupo sobre outro.
  • Social: dedicada às causas sociais, onde a atuação se volta para grupos em prol do mesmo objetivo, como por exemplo a doação de roupas e alimentos para ONGs.
  • Produto: nesse tipo de propaganda são utilizadas ações para influenciar o poder de compra do consumidor, muito utilizado quando o assunto é o setor de alimentos e bebidas.
  • Serviços: dedica-se a influenciar o poder do consumidor para determinado produto ou serviço, sua função principal é a divulgação.
  • Enganosa: essa propaganda dá margem aos principais questionamentos de ordem moral e ética.

Como criar uma campanha eficaz

Existem algumas dicas que colaboram na criação de uma campanha eficaz, você sabe quais são elas? Não? então continue lendo e descubra:

1. Conheça a sua persona

Você está cansado de ouvir isso, mas conhecer o seu cliente é essencial para criar estratégias eficazes e que geram resultados.

No momento de criar sua propaganda, é preciso levar em consideração o cliente final, afinal, o seu objetivo é atendê-lo, não é mesmo?

Não deixe de ler – Como definar a persona ideal

2. Pense na linguagem na sua propaganda

Pense no tipo de linguagem que irá escolher para atingir o público, analise as pessoas que você pretende atingir, para saber a maneira ideal de se comunicar.

Use como referência a sua persona, desse modo, será muito mais fácil identificar a maneira correta.

3. Analise a concorrência 

Agora que você já sabe com quem está falando, vamos analisar a concorrência do seu negócio. Desse modo, será possível identificar o que falta no seu empreendimento e corrigir os erros.

Mas muito cuidado com essa etapa: analisar a concorrência não significa copiar o que eles estão fazendo!

4. Inove sempre que possível

Com a sua análise da concorrência, será possível identificar algumas brechas nas quais será possível inovar, pense em modos de suprir o que está em falta para o seu consumidor.

Não precisa pensar em nada fora do padrão, às vezes, mudar a maneira de entregar o seu produto já pode gerar diversos benefícios.

5. Destaque suas qualidades

Na hora de fazer a propaganda do seu produto ou serviço é essencial que você destaque todas as qualidades que ele possui, evidencie as vantagens, benefícios e diferenciais para que as pessoas percebam o real valor do seu produto.

6. O slogan é essencial na propaganda

O slogan é aquela pequena frase que acompanha e define o produto que está sendo oferecido para o consumidor.

Crie um slogan curto e direto que seja capaz de mostrar a oferta de maneira rápida e fácil para que as pessoas entendam o que está sendo oferecido.

Pense em frases que ativam o desejo do consumidor e que mostre o quanto ele é necessário.

7. Como veicular? 

Existem diversos formatos para escolher, como: vídeos, banners, flyers, anúncios, comerciais e outros. Mas a escolha do formato irá depender do público que você deseja atingir, a sua persona, descubra quais são os canais que eles mais usam e quais acham mais importantes.

É essencial que você não esteja preso em apenas um formato, use e abuse de vários para ser mais assertivo, de acordo com o seu budget é claro.

8. Teste, teste e teste mais uma vez 

Independente do formato escolhido, é fundamental realizar testes para conferir se sua campanha está sendo eficaz, esteja atento aos comentários que são realizados e converse com pessoas conhecidas para perguntas a opinião delas.

Desse modo será possível realizar melhorias necessárias para atingir melhores resultados.

9. Converse com influenciadores digitais

Quando o consumidor está em dúvida sobre a compra, é necessário receber recomendações de pessoas influentes e conhecidas. Portanto, entre em contato com influenciadores do seu nicho para alcançar um número ainda maior de pessoas.

Para ler depois: O que é CRM de Vendas?

Mais vendas para o seu negócio!  

Não adianta nada realizar uma campanha eficaz e não oferecer um produto ou serviço de qualidade, a propaganda é uma ferramenta que pode somar muito no seu negócio!

Atualmente existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para auxiliar durante a sua campanha, que são capazes de gerar bons resultados com custo baixo.

No decorrer deste artigo, você pode perceber que a propaganda é uma ferramenta muito poderosa. Afinal, é por meio da divulgação dos seus produtos e serviços que será possível realizar mais vendas e atrair novos clientes.

Que tal colocar em prática as dicas que aprendeu e explorar a potencialidade do seu negócio?

Boa sorte!

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