O que faz um Promotor de Vendas?

O que faz um Promotor de Vendas?

A área de vendas está repleta de funções e uma delas gera dúvidas quanto às atribuições: o promotor de vendas.

Afinal, esse profissional faz exatamente o quê? Existe diferença entre esse cargo e o de um vendedor comum, por exemplo?

Continue a leitura para entender tudo sobre o assunto! Aqui você vai conferir:

  • O que é um promotor de vendas?
  • O que faz no dia a dia da empresa?
  • Por que uma empresa precisa de um promotor de vendas?
  • Como um CRM pode otimizar o trabalho?

Vamos lá!

O que é um promotor de vendas?

Promotor de vendas é um profissional que tem a responsabilidade de divulgar e melhorar o desempenho das vendas de um produto ou da marca que ele representa.

Você já reparou naquele vendedor dentro do supermercado ou da farmácia, que está vestido com um uniforme diferente representando uma marca e está estrategicamente posicionado perto dos produtos?

O cliente chega, ele o aborda e mostra as vantagens dos produtos, até mesmo oferecendo uma degustação ou demonstração. Essa pessoa é uma promotora de vendas.

Um promotor de vendas atua na área do trade marketing, que é uma estratégia de marketing que faz a ponte entre a loja e o fabricante.

Ele precisa encontrar formas de oferecer os produtos de maneira atrativa, aumentando as vendas e atraindo clientes que possam ser fiéis à marca.

É por isso que é tão comum a degustação de produtos, a distribuição de brindes da marca e outras estratégias de vendas para fazer com que o consumidor se interesse e compre o produto.

Mas por que uma empresa precisa de um promotor de vendas? 

Você deve estar se perguntando: “Mas essa já não é a tarefa de um vendedor comum? Oferecer os produtos e serviços de maneira atrativa?”.

Sim e não. Sim porque um vendedor também tem a missão de vender – mas um promotor de vendas faz isso de maneira diferente.

Como dissemos, ele faz a ponte entre a loja e o fabricante, certo? Então isso quer dizer que ele é um vendedor mais estratégico e destacado para vender determinado produto ou marca.

Além de conhecer profundamente o produto e o público-alvo dele, definido em seu market share, o promotor de vendas também é o responsável por coletar informações importantes aos fabricantes e aos lojistas, tais como:

  • o preço dos concorrentes;
  • o que os concorrentes estão fazendo;
  • os resultados das estratégias de marketing;
  • pontos positivos e negativos identificados durante a rotina de vendas;
  • quais pontos de venda podem aumentar as chances de vender.

Viu só a diferença? Aliás, um promotor de vendas pode atuar em diferentes pontos de vendas, levando ao público os produtos em nome do fabricante e da empresa em que atua.

Leia também: Entenda o que faz um Consultor de Vendas.

O que faz no dia a dia da empresa? 

A rotina de um promotor de vendas é agitada, principalmente se ele atuar em vários pontos de venda em nome da empresa e/ou da fabricante.

Eis algumas de suas principais atribuições:

  • Criação de um roteiro de visitas nos pontos de venda;
  • Verificação de como está a divulgação e a exposição dos produtos nos pontos de venda;
  • Registro dos produtos expostos para o relatório a ser repassado à empresa e ao fabricante;
  • Verificação do estoque dos produtos que promove;
  • Mantém a boa relação entre a fabricante e o lojista;
  • Criação de ações promocionais e de merchandising;
  • Apoio aos clientes, tirando dúvidas e ajudando na escolha dos produtos;
  • O promotor de vendas também fica atento aos produtos concorrentes e quais estratégias eles fazem para vender mais;
  • Ele faz a análise dos indicadores de desempenho e repassa ao supervisor.

Viu só? O promotor de vendas é um profissional que tende a aumentar a performance da sua empresa no mercado. Vale a pena investir nesse tipo de cargo para promover a sua marca.

Como um CRM de vendas pode otimizar o trabalho? 

Como você viu, o trabalho de um promotor de vendas vai além de ficar divulgando os produtos e a marca no ponto de vendas. Ele faz pesquisas, analisa a concorrência, visita os PDVs e coleta dados importantes para a tomada de decisão.

Por isso, ele precisa de um CRM de vendas que opere em nuvem. Desse modo, ele tem na palma das mãos todos os dados de seus clientes, lojistas e fornecedores, facilitando o follow-up e a criação de estratégias promocionais de acordo com o desempenho das vendas.

Quer saber mais? Então nós preparamos um post completo sobre como funciona e quais são as vantagens de um CRM no dia a dia das vendas.

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