A profissão de vendas vale a pena?
A profissão de vendas pode ser resumida basicamente em algumas palavras como resiliência, energia, positividade e muita adrenalina.
Nem sempre as coisas saem como o planejado e temos desafios diários.
Por vezes chegamos aos 45 do segundo tempo perdendo de 1×0 e virar esse jogo não é uma tarefa fácil. A pressão cresce, o stress bate e o mundo diz que você não é capaz.
Sinceramente, várias vezes você terá essa sensação.
Mas o verdadeiro guerreiro levanta a cabeça e não desiste até que a batalha termine.
Ele busca novas alternativas, procura mentores, estuda e dá o seu melhor.
Para estar bem no jogo você precisa estar ligado. Digamos que a profissão de vendas é um trabalho para malucos, corajosos e fortes!
Como diz o próprio nome, vendedor é aquele que vende, ou seja, todos nós somos vendedores, certo?
Quantos de nós já não falamos ou ouvimos alguém dizer: “Se eu tiver que ser vendedor um dia vou morrer de fome”.
Uma frase forte, porém, totalmente fora do contexto, principalmente atualmente.
As pessoas enxergam vendedores como sendo aquelas pessoas que vendem serviços e produtos, seja nos estabelecimentos, nas ruas, de porta em porta e pelo telefone, mas não é bem assim.
É óbvio que essas pessoas são vendedoras, mas não paramos por aí.
Não é somente isso que se vende, muitas pessoas não trabalham diretamente como vendedor, mas precisam vender a cada dia, a cada hora ou a cada minuto seus projetos, suas ideias, suas experiências, suas habilidades, sua imagem, seus conhecimentos, etc..
Isso nos faz ser também um vendedor, muda o tipo de produto, de serviço, mas não muda o processo de venda.
Fazemos vendas todos os dias em nossas vidas, a diferença é única e exclusivamente o alinhamento de conceitos.
Achamos que vender é algo relacionado somente a produtos e serviços o que está longe da verdade.
Vender é como participar de uma entrevista de emprego todos os dias.
Quando você vai a uma entrevista de emprego por exemplo, você está ali se vendendo, ou seja, colocando ao selecionador todas as suas qualidades, habilidades e conhecimentos.
Você precisa fazer com que este representante da empresa o(a) contrate e acredite no que você diz (vende).
Isso acontece em todos os momentos de nossas vidas, basta prestarmos atenção. E mais… vale tanto para a vida profissional como para a pessoal.
No caso de você ainda não ter se atentado a isso, comece logo a mudar este seu comportamento e suas ideias, todos estamos na profissão de vendas, inclusive você.
Por isso, reflita:
- Você já tinha percebido que também é um vendedor?
- Você tem feito suas vendas de uma forma correta?
- O que falta para você ser um vendedor de verdade?
- Você sente falta desta habilidade chamada vender?
As pessoas compram pelo que elas veem, ouvem e sentem. Entendendo estes três pilares, ficará mais fácil falar a língua do seu cliente e, com isso, ter mais sucesso na venda!
Quando seu cliente sente que você o entende, o seu nível de confiança sobe significativamente e ele se torna mais propenso a compra, seja de um produto ou nova ideia.
Um bom vendedor não é aquele que argumenta muito bem, além disso, ele precisa saber perguntar e escutar atentamente.
Só assim conseguirá entender seu cliente, analisar a melhor estratégia de apresentação casando com as dores e perfil de comunicação.
A profissão de vendas vale a pena?
Algumas dicas importantes para você que deseja viver dessa profissão ou para você que já entendeu que é preciso vender mlehor sua imagem, talentos e ideias.
- Busque ajudar o seu cliente sem focar apenas em vender. Isso acionará o gatilho da reciprocidade, as pessoas tendem a ficar em dívida com as outras quando recebem um favor ou ajuda.
- Escute atentamente e preste atenção na forma com que o seu cliente fala. Isso deixa claro o seu meio de comunicação predominante e interesse genuíno em ajudar.
- Perceba o visual, cinestésico e auditivo. Ex: deixa eu ver, não estou visualizando bem. Isso demonstra que esse cliente é visual!
A fato é que a profissão de vendas deve estar inserida no contexto de qualquer pessoa que deseja ser única e diferente no mercado.
Vendas está entre uma das mais antigas e apaixonantes profissões da humanidade e sempre fará parte da sua e da minha vida.
Lei também – Qualidades de um vendedor
Raphael Corrêa é treinador humano e consultor de vendas. Criador do método mestre das vendas 4.0.