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Produto Digital – O que é e Como Criar o Seu?

O produto digital – ou como também é conhecido, infoproduto – tem ganhado cada vez mais destaque no mundo atual. As pessoas buscam por praticidade e agilidade em tudo o que vão fazer, e na hora de escolher o que vão consumir ou o serviço que vão contratar, não é diferente.

Se você quer saber como funciona um produto digital e como faz para criar o seu, continue aqui com a gente porque vamos te contar tudo o que você precisa fazer!

Nesse artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:

O que é um produto digital

Diferentemente do produto físico, o digital não é tangível, pois apenas funciona e existe em meios digitais, como sugere o nome.

O produto digital tem a função de, como qualquer outro produto, suprir a necessidade do consumidor da forma mais adequada e que combine com seu perfil e, além disso, trazer lucro ao vendedor, claro.

Embora seja muito mais simples criar e gerenciar um produto digital, exige muita atenção e cuidado também. Uma boa divulgação e marketing eficaz são necessários para que as vendas aconteçam.

Não é só porque o produto não existe fisicamente que ele não é desenvolvido por profissionais da área na qual se encontra. Vale lembrar que um infoproduto é tão importante e bem pensado como um produto físico.

Quais os principais formatos de um produto digital

Os produtos digitais encontram-se em diversas plataformas e extensões, existem de todo tipo e para agradar a todos. Entretanto, é possível delimitar alguns dos modelos mais buscados pelos consumidores quando o assunto é produto digital.

Listamos aqui os exemplos:

Quais as vantagens

Agora que entendemos o que é um produto digital, podemos falar sobre as vantagens que ele traz para os vendedores e a empresa por trás dele!

Veja algumas delas:

Recomendação de leitura: O que Considerar para Automatizar Processos de Vendas

Como criar seu produto digital

Aqui estão alguns passos que você deve seguir se quiser criar produtos digitais.

1º passo: escolha o tema. É importante que seja algo relacionado ao trabalho da sua empresa para que não fuja do que você propõe e está acostumado a vender.

2º passo: escolha o formato. A escolha do formato do produto digital é importante, visto que é dessa forma que os clientes vão acessá-lo. Aqui vale vídeo, foto, gráfico, música, arquivo PDF…

3º passo: rascunhe ideias e valores. Nesse momento, é necessário ver quais são as ideias sugeridas e o quanto elas custarão. Lembrando que a intenção de se criar um produto digital é reduzir os gastos de um produto físico, por isso, é imprescindível que você faça contas e se mantenha dentro do orçamento proposto.

4º passo: contrate equipes e profissionais da área. Caso seja preciso, busque por pessoas que entendam do assunto. Como dito antes, o infoproduto deve ser produzido por especialistas para que o consumidor possa desfrutar ao máximo do produto adquirido.

5º passo: defina o público que você quer atingir. Esse passo deve estar atrelado ao passo 2. É necessário ter em mente qual é a sua persona ideal para esse produto, só assim você saberá como prosseguir com a criação.

6º passo: mão na massa, ou melhor, no mouse. Agora que você já tem as ideias, o objetivo, o público e as estimativas de vendas, está na hora de criar de fato.

7º passo: definir a plataforma de hospedagem. Onde você vai vender o seu produto? Site próprio, plataformas especializadas em produtos digitais? Há inúmeras possibilidades, você deve optar sempre pelo mais completo e seguro. Lembre-se que os clientes merecem um site tranquilo para navegar sem problemas enquanto fazem suas compras. A loja online é tão importante quanto uma loja física – deve haver um chat ou espaço disponível para tirar dúvidas, imagens chamativas e atraentes, descrições claras e detalhadas sobre os produtos…

8º passo: defina valores. Não se esqueça de que se trata de um produto pago. Chegou a hora de pensar no quanto é possível lucrar com seu produto. Uma boa proposta é definir planos diferentes, desde o mais básico – custando menos – até o mais completo com todos os acessos permitidos – sendo o plano de maior valor. Caso seja possível e viável, tenha um plano gratuito, muito mais limitado, para que o cliente possa experimentar o serviço antes de decidir qual plano gostaria de comprar.

9º passo: propagandas, anúncios e marketing. Hora de pensar na divulgação do seu produto. Investir em anúncios em redes sociais, por exemplo, pode ser uma boa opção. Os anúncios nem sempre são feitos após o produto final, podem acontecer antes ou durante o processo de desenvolvimento e criação do produto digital, como costumam fazer em campanhas de produtos físicos – começam as produções e os testes enquanto anunciam o produto para gerar curiosidade e desejo nos clientes que anseiam pelo dia de lançamento do produto.

Leitura complementar: Como Definir Objetivos de Vendas

Sistema CRM

Na hora de criar produtos digitais, você precisará de uma base confiável para definir sua persona e criá-los com base em suas necessidades. Nada melhor que o seu aliado CRM para te ajudar nessa missão.

O software CRM vai te ajudar a saber o que seus clientes estão buscando e qual a melhor maneira de ajuda-los. Além disso, vai te poupar tempo e esforços durante essa pesquisa, muito melhor do que bater de porta em porta e fazer umas 20 perguntas sobre os gostos do seu cliente, não é?

Caso não se lembre, o CRM, ou customer Relationship Management, é responsável por armazenar dados de todos os seus clientes, criar relatórios e facilitar a o trabalho nas empresas. Portanto, lembre-se dele nesse momento de criação!

Leia mais em: 7 perguntas sobre CRM de Vendas

Agora tenho certeza de que você tem tudo o que precisa para criar e vender produtos digitais!

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