O produto digital – ou como também é conhecido, infoproduto – tem ganhado cada vez mais destaque no mundo atual. As pessoas buscam por praticidade e agilidade em tudo o que vão fazer, e na hora de escolher o que vão consumir ou o serviço que vão contratar, não é diferente.
Se você quer saber como funciona um produto digital e como faz para criar o seu, continue aqui com a gente porque vamos te contar tudo o que você precisa fazer!
Nesse artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é um produto digital
- Quais os principais formatos dos produtos digitais
- Quais as vantagens
- Como criar
- Sistema CRM
O que é um produto digital
Diferentemente do produto físico, o digital não é tangível, pois apenas funciona e existe em meios digitais, como sugere o nome.
O produto digital tem a função de, como qualquer outro produto, suprir a necessidade do consumidor da forma mais adequada e que combine com seu perfil e, além disso, trazer lucro ao vendedor, claro.
Embora seja muito mais simples criar e gerenciar um produto digital, exige muita atenção e cuidado também. Uma boa divulgação e marketing eficaz são necessários para que as vendas aconteçam.
Não é só porque o produto não existe fisicamente que ele não é desenvolvido por profissionais da área na qual se encontra. Vale lembrar que um infoproduto é tão importante e bem pensado como um produto físico.
Quais os principais formatos de um produto digital
Os produtos digitais encontram-se em diversas plataformas e extensões, existem de todo tipo e para agradar a todos. Entretanto, é possível delimitar alguns dos modelos mais buscados pelos consumidores quando o assunto é produto digital.
Listamos aqui os exemplos:
- Cursos online
- E-books
- Assinaturas
- Aplicativos de celular
- Videoaulas
- Fotografias
- Filmes
- Vídeos
Quais as vantagens
Agora que entendemos o que é um produto digital, podemos falar sobre as vantagens que ele traz para os vendedores e a empresa por trás dele!
Veja algumas delas:
- Custo menor para criar o produto. Alguns gastos como contas de luz e manutenção de impressoras não se aplicam aqui.
- O alcance é maior e mais rápido. Como esse produto é veiculado na internet, é inevitável que alcance pessoas de todo lugar e apenas num piscar de olhos.
- Mais acessível ao consumidor, seja em questões financeiras ou questões de localidade também. No caso de um curso, por exemplo, não é necessário ir até o local, pode ser realizado em casa ou qualquer outro ambiente de preferência do usuário.
- Não ocupa espaço, fazendo com que não seja necessário ter um estoque. Nada de se preocupar com reposição de produtos.
- Criar um produto digital é algo cheio de possibilidades. Na hora de criar um produto, há muitas ideias que podem ser exploradas.
- Tempo de espera para ter o produto é curto. O cliente nem precisa esperar para ter o que comprou, com um clique ele adquire o item e já o recebe através de e-mail, por exemplo.
- Muitas vezes, o produto se vende sozinho, sem a presença obrigatória de um vendedor no ato da compra.
- Após feito, não é necessário recriar o produto. Apenas aprimorar e consertar se for necessário.
- Produto digital está ganhando cada vez mais espaço nas empresas atuais. Dessa forma, você se mostra atento à modernidade e passa um ar mais profissional perante o mercado, já que está acompanhando o mundo que está cada vez mais digital e tecnológico.
Recomendação de leitura: O que Considerar para Automatizar Processos de Vendas
Como criar seu produto digital
Aqui estão alguns passos que você deve seguir se quiser criar produtos digitais.
1º passo: escolha o tema. É importante que seja algo relacionado ao trabalho da sua empresa para que não fuja do que você propõe e está acostumado a vender.
2º passo: escolha o formato. A escolha do formato do produto digital é importante, visto que é dessa forma que os clientes vão acessá-lo. Aqui vale vídeo, foto, gráfico, música, arquivo PDF…
3º passo: rascunhe ideias e valores. Nesse momento, é necessário ver quais são as ideias sugeridas e o quanto elas custarão. Lembrando que a intenção de se criar um produto digital é reduzir os gastos de um produto físico, por isso, é imprescindível que você faça contas e se mantenha dentro do orçamento proposto.
4º passo: contrate equipes e profissionais da área. Caso seja preciso, busque por pessoas que entendam do assunto. Como dito antes, o infoproduto deve ser produzido por especialistas para que o consumidor possa desfrutar ao máximo do produto adquirido.
5º passo: defina o público que você quer atingir. Esse passo deve estar atrelado ao passo 2. É necessário ter em mente qual é a sua persona ideal para esse produto, só assim você saberá como prosseguir com a criação.
6º passo: mão na massa, ou melhor, no mouse. Agora que você já tem as ideias, o objetivo, o público e as estimativas de vendas, está na hora de criar de fato.
7º passo: definir a plataforma de hospedagem. Onde você vai vender o seu produto? Site próprio, plataformas especializadas em produtos digitais? Há inúmeras possibilidades, você deve optar sempre pelo mais completo e seguro. Lembre-se que os clientes merecem um site tranquilo para navegar sem problemas enquanto fazem suas compras. A loja online é tão importante quanto uma loja física – deve haver um chat ou espaço disponível para tirar dúvidas, imagens chamativas e atraentes, descrições claras e detalhadas sobre os produtos…
8º passo: defina valores. Não se esqueça de que se trata de um produto pago. Chegou a hora de pensar no quanto é possível lucrar com seu produto. Uma boa proposta é definir planos diferentes, desde o mais básico – custando menos – até o mais completo com todos os acessos permitidos – sendo o plano de maior valor. Caso seja possível e viável, tenha um plano gratuito, muito mais limitado, para que o cliente possa experimentar o serviço antes de decidir qual plano gostaria de comprar.
9º passo: propagandas, anúncios e marketing. Hora de pensar na divulgação do seu produto. Investir em anúncios em redes sociais, por exemplo, pode ser uma boa opção. Os anúncios nem sempre são feitos após o produto final, podem acontecer antes ou durante o processo de desenvolvimento e criação do produto digital, como costumam fazer em campanhas de produtos físicos – começam as produções e os testes enquanto anunciam o produto para gerar curiosidade e desejo nos clientes que anseiam pelo dia de lançamento do produto.
Leitura complementar: Como Definir Objetivos de Vendas
Sistema CRM
Na hora de criar produtos digitais, você precisará de uma base confiável para definir sua persona e criá-los com base em suas necessidades. Nada melhor que o seu aliado CRM para te ajudar nessa missão.
O software CRM vai te ajudar a saber o que seus clientes estão buscando e qual a melhor maneira de ajuda-los. Além disso, vai te poupar tempo e esforços durante essa pesquisa, muito melhor do que bater de porta em porta e fazer umas 20 perguntas sobre os gostos do seu cliente, não é?
Caso não se lembre, o CRM, ou customer Relationship Management, é responsável por armazenar dados de todos os seus clientes, criar relatórios e facilitar a o trabalho nas empresas. Portanto, lembre-se dele nesse momento de criação!
Leia mais em: 7 perguntas sobre CRM de Vendas
Agora tenho certeza de que você tem tudo o que precisa para criar e vender produtos digitais!