Pode-se afirmar que a produtividade nas vendas significa melhorar seus resultados sem aumentar os gastos ou carga de trabalho dos seus funcionários!
É possível aumentar suas vendas em até cerca de 30% sem ao menos precisar elevar consideravelmente seus investimentos. Tudo o que precisa-se fazer é melhorar a produtividade nas vendas da sua equipe!
Para saber mais, acompanhe os tópicos que separamos para te ajudar nessa árdua missão!
- O que é produtividade nas vendas?
- Quais os fatores que influenciam a produtividade nas vendas?
- Melhores ferramentas para produtividade
- 4 dicas para aumentar a sua produtividade nas vendas!
O que é produtividade nas vendas?
Ter produtividade nas vendas significa otimizar a aplicação dos mesmos recursos, com poucos investimentos pontuais, e assim gerar mais resultados em vendas.
Pode parecer simples, mas não é! Porém, diversas empresas possuem uma ideia errada do que é produtividade em vendas, associando-a somente aos resultados finais, sem se importarem com o que foi preciso fazer para alcançá-los.
Por exemplo, se o seu negócio passar a vender o dobro, isso significa que a produtividade aumentou?
Caso você tenha respondido que “SIM”, talvez a sua visão sobre produtividade esteja incompleta. Isso porque pode ser que, para aumentar as vendas nessa proporção, você tenha precisado pagar hora extra para o seu time, aumentar os seus investimentos em marketing, contratar mais vendedores ou fazer qualquer outro investimento expressivo.
Portanto, os resultados aumentaram, porém não aconteceram mudanças na produtividade nas vendas.
Se você gastou cerca de 50% a mais do que o normal, é mais do que esperado que as suas vendas também aumentem nessa proporção.
Saiba mais: Organização do Tempo: Como ser mais produtivo
Quais os fatores que influenciam a produtividade nas vendas?
Depois de entender um pouco mais sobre o que é e o que não é produtividade nas vendas, está na hora de saber o que pode influenciá-la.
Na área comercial, o que faz ganhar ou perder a partida é vender! Entretanto, os responsáveis por isso não são somente os vendedores. Há diversos fatores que influenciam no resultados finais, sendo eles:
- A qualidade dos Leads que chegam até vendas;
- As atividades que os vendedores precisam desempenhar;
- Problemas de priorização e organização de tempo;
- Falta de visão sobre métricas e resultados;
- Gestão ineficiente;
- Poucos treinamentos e capacitações para os desafios diários.
Caso os seus vendedores passem um terço do tempo resolvendo questões de pós-venda ou suporte, eles podem desperdiçar energia com atividades pouco produtivas. Da mesma forma, caso a empresa tenha problemas em outras áreas, isso também vai refletir no resultado de vendas.
Quando as ações de marketing, por exemplo, não estão atraindo Leads qualificados, os vendedores perderão parte do tempo tentando vender para pessoas que ainda não estão preparadas.
A empresa perde duas vezes: seus vendedores deixam de vender para leads mais “quentes” e o time de marketing terá que nutrir novamente esse contato – isso se a empresa não perdê-lo de vez, por ter feito uma abordagem antes do tempo.
Leia também: Procedimento de Vendas – Organize seu processo Comercial
Melhores ferramentas para aumentar a produtividade nas vendas
Há diversas ferramentas com as quais o vendedor pode contar para ganhar produtividade no dia a dia. Veja a seguir quais são elas!
Software CRM
Vendedores não podem perder tempo com questões paralelas que podem ser resolvidas por um sistema automatizado. Por isso, o mais indicado é o uso de um software CRM de Vendas.
O sistema CRM nada mais é do que uma plataforma que automatiza o processo de vendas da empresa, deixando o funil de vendas acessível e claro para os usuários. Ele permite que os vendedores organizem de uma maneira mais eficiente suas tarefas e que o gestor tenha mais controle sobre a sua equipe e os resultados das vendas.
Outra vantagem é o poder de dar aos Leads um atendimento mais personalizado e eficaz, guiando-os melhor durante o funil de vendas.
Saiba mais: O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta
Ferramenta de automação de marketing
O funil de vendas começa, na verdade, no marketing. Por isso, usar uma ferramenta que permite automatizar ações de marketing, como a captação e qualificação de Leads, impacta também na produtividade nas vendas.
Softwares de automação de marketing economizam o tempo do time também em atividades como:
- Disparo de Email marketing;
- Criação de Landing Pages;
- Geração de relatórios;
- Acompanhamento de métricas.
Ferramenta de Business Intelligence (BI)
Uma ferramenta de Business Intelligence, ou BI, ajuda a olhar para os resultados das ações da empresa e monitorá-los, orientando a gestão na tomada de decisões.
Softwares como o Power BI, da Microsoft, permitem criar dashboards atualizados em tempo real para olhar para as métricas de vendas, entendendo rapidamente se uma ação foi acertada.
Ferramenta de armazenamento de arquivos na nuvem
Usar o armazenamento na nuvem é mais vantajoso, pois permite acessar documentos de qualquer lugar, além de ser mais seguro, já que os documentos ficam salvos externamente, caso o computador do vendedor sofra qualquer dano.
Dessa forma, é recomendado que o time de vendas guarde contratos, propostas comerciais, manuais e apresentações em uma ferramenta de armazenamento de arquivos em nuvem, como Dropbox ou o Google Drive.
Ferramenta de assinatura digital de contratos
Com as vendas fechadas cada vez mais de maneira remota, outra ferramenta que ajuda a ganhar produtividade é a de assinatura digital de contratos.
Esse tipo de software elimina a necessidade de imprimir documentos e enviá-los pelo correio para assinatura. Também é mais segura, uma vez que os documentos físicos estão sujeitos a perdas e danos.
Algumas opções podem ser integradas ao sistema CRM que você já faz uso, facilitando ainda mais o fechamento do negócio.
Dica de leitura: O que considerar para automatizar Processos de Vendas
4 Dicas para aumentar a sua produtividade nas Vendas!
A seguir, listamos dicas práticas e rápidas para ajudar você no processo de estruturação de rotinas e otimização da produtividade em vendas.
1. Organize a agenda
Organizar uma agenda pode ser uma das partes mais difíceis de serem feitas, pois a rotina de um vendedor pode ser cheia de surpresas e tarefas imprevisíveis.
Caso você tente organizar sua agenda, sempre ficará refém do imprevisto. Tenha uma lista de tarefas e separe bem os horários para se preparar para reuniões e apresentações com clientes.
Estabeleça no começo da semana uma pauta das atividades que devem ser cumpridas, com os devidos prazos e informações.
2. Tenha controle dos seus e-mails
Defina os momentos do seu dia que serão destinados a olhar o email e respondê-lo. Caso contrário, você perderá o foco a todo momento.
Estabeleça horários fixos para isso, no início da manhã, no início da tarde e no fim do dia.
É importante que as pessoas que trabalham com você saibam disso, para que também se habituem aos horários. Dessa forma, você só precisará sair da rotina quando for algo realmente urgente.
3. Estabeleça uma ordem de prioridades
Ter uma ordem de prioridades é válido também para as tarefas e até mesmo para a ordem de abordagem dos Leads. Procure priorizar aqueles que possuem maior potencial de fechamento, maior ticket médio ou outro fator de urgência.
4. Estabeleça metas desafiadoras, mas aplicáveis a sua rotina
Caso as metas não forem desafiadoras, não seriam metas. Mas também elas não podem existir se forem inalcançáveis.
Há diversos casos de empresas que estabelecem metas impossíveis de serem alcançadas, porém ao invés de estimular os vendedores, os desanima.
Se a meta não tiver uma base plausível, não existem razões para perder tempo tentando alcançá-las.
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