Numa realidade de mercado cada dia mais acirrada, é sempre bom atentar-se em como está a produtividade em vendas da empresa e como exatamente podemos melhorá-la.
Para isso, alguns pontos são fundamentais para ficarmos sempre de olho, como, por exemplo, definir e estruturar bem seu processo de vendas, ou ter uma equipe bem capacitada e com alto nível de conhecimento dos colaboradores envolvidos.
Mas já parou para pensar em como é possível impulsionar esse processo ainda mais?
Neste post você verá 7 dicas cruciais para compreender e implementar cada vez mais a produtividade de vendas com o seu time.
Nesse artigo abordaremos os seguintes pontos:
- Afinal, o que é a produtividade em vendas?
- Dicas para impulsionar sua produtividade:
- Defina a persona do seu cliente
- Faça uso de boas Ferramentas de Vendas
- Tenha uma equipe com um nível de conhecimento bem distribuído
- Acompanhe regularmente o ânimo dos colaboradores
- Estabeleça metas individuais e coletivas e as metrifique sempre
- Teste e avalie seus processos ocasionalmente.
- Foque na qualidade e veja o que os clientes têm a dizer de suas experiências.
Afinal, o que é a produtividade em vendas?
Antes de tudo, vamos analisar mais a fundo o que exatamente é a produtividade em vendas e qual é a sua importância.
Basicamente, aumentar a produtividade em vendas significa conseguir vender mais com o mesmo esforço e ações, assim, otimizando seus lucros e resultados.
Seja uma empresa de pequeno porte ou uma grande multinacional, qual empresa não quer aumentar o número de vendas e eventualmente ter um lucro maior? Ser produtivo em suas vendas é um dos principais pontos para impulsionar o crescimento de sua organização.
Para isso é muito importante entender bem seu fluxo e otimizar seus processos, focando em manter os pontos fortes e aprimorando os que precisarem de mais atenção.
Produtividade em Vendas: 7 principais dicas
Depois de compreender melhor o que afinal é a produtividade em vendas, acompanhe abaixo nossas super dicas para te ajudar a dar aquele impulso nelas:
1 – Defina a persona do seu cliente
Se engana quem acha que o melhor caminho para atingir as metas é empurrar o produto a qualquer custo para todo cliente que demonstrar o mínimo interesse.
Muitas vezes uma venda realizada para o cliente com um perfil que não condiz com o seu produto, futuramente pode se tornar um grande transtorno por não o atender ou até mesmo acabar sendo um detrator da sua empresa.
Portanto é muito importante, antes de tudo, ter bem definido com a sua equipe qual o perfil de clientes que desejam atingir e as melhores maneiras de identificar se o seu produto/serviço tem feat ou não.
Leitura complementar – O que é e como definir a persona ideal
2 – Faça uso de boas Ferramentas de Vendas
Além de um bom vendedor que tenha domínio do seu produto, é de suma importância utilizar boas ferramentas, no caso, bons sistemas que auxiliem verdadeiramente em todo o processo.
A sua equipe possui um bom sistema de CRM para realizar o atendimento? O processo de vendas flui bem como um todo durante a transação? Essa plataforma fica fora do ar ou sofre instabilidades frequentemente?
Essas são algumas perguntas que devem ser levadas em conta para avaliar se vale a pena continuar o uso do sistema, contratar melhorias (se fizer uso de plataformas que tenham essa funcionalidade) ou trocá-lo por um melhor.
Além disso, veja sempre o que sua equipe tem a dizer sobre as plataformas utilizadas na operação, afinal, eles são os que mais têm contato com elas e te nortearão muito a entender o que realmente é necessário ou não.
Dicas de Leitura:
O que é CRM? Entenda como funciona essa ferramenta de vendas
Vale a pena comprar um CRM de vendas?
3 – Tenha uma equipe com um nível de conhecimento bem distribuído
Falando da equipe, nossa terceira dica é voltada justamente para ela. Seu time é formado por colaboradores qualificados e que entendem a fundo o processo de vendas?
Se não for o caso, já pode atentar-se e muito nesse ponto. O vendedor é a pessoa que precisa conduzir o atendimento, tendo parcimônia e boa argumentação para lidar com todo tipo de pessoas e representar bem o seu produto.
Além disso, é importante ter o conhecimento distribuído de maneira igualitária para todos os integrantes da equipe. Afinal, quanto mais conhecimento do seu produto e dos processos o colaborador tiver, maiores serão as chances dele convencer o cliente a efetivar a compra.
Invista sempre em treinos, reciclagens e avaliações de conhecimento da sua equipe, seja de maneira bimestral, trimestral ou até mesmo semestral.
Também vale muito investir em cursos de vendas para impulsionar cada vez mais o desenvolvimento do seu time.
4 – Acompanhe regularmente o ânimo dos colaboradores
Mentalize o seguinte cenário: um artista tem o melhor atelier, com ferramentas de ótima qualidade e é versado nas técnicas mais avançadas e precisa produzir uma obra.
Somente com isso podemos afirmar que teremos uma verdadeira obra de arte?
Se você chutou “nem sempre”, acertou precisamente, porque somente isso não é suficiente para a criação de uma obra de arte. É necessário inspiração profunda para atingir os melhores resultados.
Assim como um artista diante de sua criação, para todo o processo rodar da melhor maneira possível é necessário que seus colaboradores estejam devidamente inspirados para realizarem os atendimentos.
Lembre-se que colaboradores felizes geram clientes felizes, então você nunca perde tempo ao ver como anda a moral de sua equipe. E claro, reconhecer e gratificar bons resultados não é só importante como necessário para incentivar o desenvolvimento do time.
Leia também: Alto Astral em Vendas
5 – Estabeleça metas individuais e coletivas e as metrifique sempre
É complicado saber onde podemos melhorar se não temos registros do processo, correto?
Veja a média de atendimentos por dia que cada vendedor costuma realizar, o tempo investido em cada atendimento e o CSAT (avaliação) e registre constantemente.
Alinhe com sua equipe números alcançáveis e estabeleça de maneira clara como isso pode ser atingido e faça o acompanhamento. Nesses momentos feedbacks de melhorias pontuais e brainstormings de aprimoração do processo são sempre bem-vindos.
6 – Teste e avalie seus processos ocasionalmente para aumentar sua produtividade em vendas
Se coloque no lugar de um cliente que está vendo seu produto pela primeira vez e tente recriar todo o fluxo. Não há maneira melhor para identificar furos no processo e verificar pontos de melhoria.
Quantas vezes vemos que algo é tão bem estruturado na teoria e acaba sendo completamente diferente na prática? Só descobrimos se uma ideia realmente é efetiva quando a colocamos em prática, então não hesite em recorrentemente testar o seu processo.
Você pode criar simulações combinadas junto à equipe, ou até mesmo se passar por um cliente oculto. O importante é colocar a inversão de papéis em prática e ver se realmente o fluxo de vendas está funcional ou não.
7 – Foque na qualidade e veja o que os clientes têm a dizer de suas experiências
E falando neles, não poderíamos deixar de lado as pessoas a quem sua empresa busca atingir: os tão almejados clientes. Experimente incluir de maneira orgânica e fluida a sugestão de avaliação do atendimento.
Temos muito a aprender com os clientes, pois como os verdadeiros usuários do produto, são as pessoas que darão as sugestões mais pontuais de melhorias.
Tanto os clientes satisfeitos quanto os insatisfeitos têm muito a dizer sobre onde você está indo bem e onde pode melhorar. Por fim, para dar aquela impulsionada na produtividade, sempre solicite feedbacks do produto, colaborador, atendimento ou processos.
Dica de leitura: Como montar uma equipe de vendas vencedora
Conclusão
E aí, o que achou das dicas? Interessantes, não?
Aproveite e nos conte abaixo outras dicas que podem ter ficado de fora dessa lista.
Assim como mostrado anteriormente, é muito importante para nós saber o que você tem a dizer 😉