Ninguém tem mais dúvidas que estamos vivendo na era da informatização e automação de processos.
Afinal, a cada dia que passa, descobrimos uma nova forma de simplificar o dia-a-dia a partir daquelas tecnologias que já se tornaram essenciais.
Entretanto, no caso das empresas, uma das grandes consequências dessa evolução foi o desenvolvimento dos processos de vendas automatizados.
No passado, era preciso contratar pelo menos uma pessoa para desempenhar tarefas minúsculas e de pequeno impacto.
Ou seja: isso tomava um grande tempo do profissional, mas hoje em dia não precisa mais ser assim.
Também conhecida como “automação de vendas”, a estratégia que usa a tecnologia a favor dos processos de qualquer tipo de empresa veio para economizar tempo e otimizar a entrega de serviços ou produtos.
Então, no post de hoje, Paulo Araújo, palestrante motivacional, consultor e especialista em equipes de vendas, comenta alguns pontos você precisa saber sobre o assunto.
- O que são processos de vendas automatizados?
- Quais processos de venda vale a pena automatizar?
- Quais resultados posso alcançar com processo de vendas automatizados?
O que são processos de vendas automatizadas?
Primeiramente, vamos falar um pouco sobre o conceito.
Processos de vendas automatizadas são ações estratégicas que têm como objetivo simplificar o operacional de uma empresa.
Além disso, uma outra grande meta é a otimização do tempo e inibir o surgimento de equipes de vendas ineficientes.
A principal consequência dessa ação é uma redução na necessidade de mão de obra humana para desempenhar tarefas que, após a criação de uma série de processos e definições de funcionamento, poderão se cumprir praticamente sozinhas.
Quando é o caso de ainda existir a necessidade de um profissional acompanhando, a ideia é reduzir a carga horária neste serviço ao máximo.
Assim ele possa direcionar o seu tempo e foco em atividades que de fato precisam da sua atenção.
Quais processos de venda vale a pena automatizar?
Agora que você já compreendeu o simples conceito que resume a estratégia, é hora de pensar de forma prática e entender quais processos valem a pena automatizar.
Antes de listar os principais deles, tenha em mente que qualquer processo repetitivo, que não demanda muito uso de pensamento e inteligência ou extremamente simples de fazer, pode ser automatizado.
E-mail marketing e outras ações do setor
O termo “automação de marketing” se tornou extremamente popular não por causa de alguma coincidência.
De fato existem inúmeros processos de vendas automatizados que aumentam a produtividade e a execução de uma determinada estratégia.
Um grande exemplo é o disparo de e-mail marketing.
Se você tem uma lista de e-mails com possíveis clientes, ou com aquelas pessoas que já converteram, deve-se criar uma estratégia de conteúdos periódicos que despertem a atenção e a mantenham sempre próxima do seu negócio.
Imagine, porém, ter que fazer os envios de forma manualmente.
Até mesmo naqueles casos em que a base não é tão grande, o analista poderia estar direcionando a sua atenção na análise das métricas e elaboração de planos de ação.
Outros exemplos de automação de marketing muito interessantes são:
- configuração dos fluxos de nutrição;
- lead scoring (pontuação dos leads);
- criação de call to action;
- criação de formulários.
Gestão de relacionamento com o cliente
Hoje em dia, com tanta tecnologia e inteligência a favor de um negócio, é de extrema importância investir no melhor sistema de CRM do mercado para pequenas empresas que você puder adquirir para automatizar processos que envolvem o relacionamento com o cliente.
Quando reunimos em uma só plataforma as principais informações sobre quem comprou com você, seus hábitos de compra, formas de contato e perfil de forma geral, a otimização nos processos é infinitamente maior.
Você é capaz de conhecer melhor a sua audiência e criar conteúdos segmentados, desenvolver os melhores argumentos de venda e estar pronto para impactar centenas de clientes no momento certo .
Isso reduz as chances de perder a venda por simples detalhes ou melhorar a abordagem naqueles casos mais complexos.
Além disso, o recurso também é importante para melhorar o trabalho entre a equipe de marketing e vendas, desenhando um processo integrado e muito mais eficiente, já que ambos os setores terão pleno conhecimento a respeito das atividades dos seus colegas.
Contato inicial
Imagine quantas pessoas entram em contato com a sua empresa quando, na verdade, não queriam exatamente aquele produto ou desistem nos dois primeiros minutos de conversa, seja por qualquer motivo.
Principalmente na internet, é possível contar com recursos valiosos que transformam os primeiros momentos de contato em processos automatizados que somente fazem o direcionamento para um analista se aquela pessoa for, de fato, um potencial cliente.
Uma das principais formas de fazê-lo hoje em dia é a partir da contratação de um software de chatbot.
A inteligência artificial é capaz de filtrar as conversas dentre várias possibilidades e fazer uma segmentação ideal para reduzir burocracias, otimizar processos e melhorar os processos de venda.
Dica de leitura: O que são chatbots?
Quais resultados posso alcançar com processo de vendas automatizados?
Viu como processos importantíssimos podem ser “terceirizados” sem a perda de qualidade no serviço?
Muito pelo contrário! A automação em vendas é capaz de otimizar a realidade de qualquer empresa, e é sobre isso que vamos falar agora.
Listamos os principais benefícios e resultados que você pode esperar ao adotar a prática.
Ganho de tempo da equipe
O ganho de tempo é um dos primeiros benefícios que podemos perceber com a automatização.
Ao invés de uma conversa que pode durar vários minutos, um chat é capaz de resolver questões do seu cliente em segundos.
E ainda eleva a comunicação para os responsáveis apenas quando existe real necessidade.
Dessa forma, os vendedores conseguem ganhar tempo para investir naquelas vendas que já foram “sondadas” e aparentam bons resultados no futuro.
Foco nos clientes, e não na burocracia
Com o ganho de tempo que falamos acima, a equipe de vendas tem tempo suficiente para criar conexão com o cliente, entender seus comportamentos de compra, ler o perfil dos principais grupos e estar pronto para promover conversas muito mais ricas com essas pessoas.
Aquelas pessoas que ainda não se tornaram clientes também serão impactadas de forma muito eficaz.
Afinal o vendedor terá insumos suficientes para promover uma conversa de alto nível, com bons gatilhos de compra e argumentos atrativos.
O volume de dados e insights que plataformas automatizadas entregam para a empresa é gigantesco.
Você terá uma gama infinita de informações prontas para serem transformadas em oportunidade de negócio.
Serviço otimizado
Além de otimizar o tempo da equipe, a automatização melhora o tempo na separação dos produtos e é capaz de reduzir o tempo de resposta para segundos.
Sabemos que hoje em dia a agilidade é muito prezada pelo consumidor, então invista neste serviço sem pensar duas vezes.
Quando conhecemos os benefícios dos processos de vendas automatizados, entendemos a importância de usar a tecnologia a favor de melhores resultados e encantamento por parte do cliente.
Se você gostou deste conteúdo, é hora de aprender a como estruturar uma equipe de vendas eficiente!