Caso você deseje bons resultados, precisa ter uma equipe performando com qualidade, e para isso, é necessário ter bons colaboradores atuando. Sendo assim, o processo seletivo em vendas se mostra fundamental para as operações da empresa.
Com esse processo é possível selecionar os melhores candidatos às vagas e melhorar o desempenho da equipe de vendas. Porém é necessário se preparar e saber conduzir bem a seleção para, assim, garantir os perfis que deem o melhor match.
Neste artigo veremos tudo que você precisa saber sobre o processo seletivo em vendas: como funciona, quais as melhores perguntas e dinâmicas e como identificar o perfil certo que você precisa ter no time! Vamos lá?!
Ao longo do post aprenderemos sobre os seguintes tópicos:
- Divulgação adequada da vaga
- No processo seletivo em vendas siga o tempo estipulado
- Imagem da empresa perante o Mercado de Trabalho
- Remuneração e diferenciais da vaga
- Defina o perfil ideal do vendedor que busca
- Entenda as motivações dos candidatos
- Conclusão
Divulgação adequada da vaga
Antes de iniciar a abertura do processo seletivo em vendas, um dos pontos mais importantes a serem definidos é como a oferta será divulgada.
Não adianta nada ter a vaga mais atrativa e interessante se a oportunidade não chegar às pessoas certas que a procuram. Então assim como a venda do produto, aqui é necessário garantir bem a venda da oportunidade da pessoa entrar na sua empresa também.
Se vai abrir a vaga para um setor tão importante, alinhe com os setores de marketing a estratégia para ter o melhor alcance. Defina bem o layout da proposta, designs e canais onde ela será divulgada e garanta que ela vá ter o devido acompanhamento..
Atualmente muitas empresas divulgam as vagas em suas próprias redes sociais, como Instagram e Facebook, e principalmente pelo Linkedin. Além, claro, das tão conhecidas indicações internas.
Se você já tem um profissional com um bom perfil dentro da empresa, pode ser que ele conheça pessoas que sejam semelhantes e entreguem bons resultados também.
Mas nunca se esqueça de também considerar e investir nos perfis de contratações formais sem indicações. Afinal existem por aí diversos profissionais excelentes no Mercado só em busca da oportunidade certa.
No processo seletivo em vendas siga o tempo estipulado
Outro fator extremamente importante a ser seguido no processo seletivo em vendas é o tempo do processo e intervalo entre as etapas. Embora seja uma escolha delicada e que necessita de muita atenção, é necessário sim ter um prazo a ser seguido.
Geralmente esse tipo de vaga tem uma demanda alta no mercado. Praticamente todas as empresas desejam que seus produtos/serviços vendam bem e tenham um bom alcance, e para isso, é crucial ter bons profissionais capacitados ocupando essas vagas.
Portanto, tenha sempre em mente que da mesma forma que você prospectou o candidato, outras empresas (incluindo seus concorrentes) também podem ter tido algum interesse nele. Então não torne o processo de escolha muito vagaroso ou demorado.
Caso contrário, você pode não só perder uma boa aquisição como abrir margem para que sua concorrência a utilize e contra você.
Imagem da empresa perante o Mercado de Trabalho
Sabemos que precisamos nos preocupar sempre em como a nossa empresa, produtos e atitudes são vistas e recebidas pelas pessoas (principalmente leads e clientes.
Mas você também tem se dedicado na percepção que as pessoas têm da sua organização como um possível local para trabalharem? Pois saiba que isso também pode ser um fator decisivo para alguém decidir se deseja ou não fazer parte da sua equipe.
Também conhecida como employer branding, a reputação da sua empresa como um bom local para se trabalhar e onde os colaboradores são realmente valorizados também se mostra um fator extremamente a considerarmos no processo seletivo em vendas.
Assim como empresas que não dão devido valor às reclamações dos usuários/clientes não são bem vistas como aquisições muito seguras, lugares onde os funcionários não se vêem satisfeitos ou reconhecidos também podem ter grandes dificuldades em atrair bons perfis.
Portanto, antes de se preocupar com quem vai entrar para a equipe, tenha sempre em mente também ter qualidade com os que já estão ao seu lado e em como eles estão passando a visão da empresa adiante.
E lembre-se sempre: “Funcionários felizes, produzem melhores resultados!”
Remuneração e diferenciais da vaga
Antes de definir o valor que acha que a sua vaga deve ter, faça uma breve pesquisa de mercado e veja quanto seus concorrentes oferecem por uma vaga semelhante à do seu cargo (além dos benefícios, claro).
Conforme abordado em um dos tópicos anteriores, geralmente a rotatividade dos cargos de vendas é alta. Com isso, há muita demanda e também muita procura e oportunidades para essas vagas no mercado.
Se você oferecer um valor abaixo dos demais, as chances desse colaborador receber outra proposta melhor no futuro serão maiores, fazendo com que você precise participar de um novo processo seletivo em vendas e despender mais tempo e investimentos.
Muitas vezes o que vai conquistar, de fato, o candidato nem sempre será o salário líquido que ele receberá (o que não se deve deixar de considerar também), mas sim as vantagens e diferenciais apresentados pela vaga.
Vales-alimentação, planos odontológicos e planos de saúde, dentre muitos outros benefícios podem representar um diferencial e tanto da sua vaga para as demais.
Portanto, não se esqueça que esses investimentos financeiros podem sair muitas vezes mais em conta do que precisar em um futuro breve realizar uma nova contratação.
Defina o perfil ideal do vendedor que busca
Com o processo seletivo em vendas devidamente arquitetado, é necessário ter bem definida em suas buscas qual é a persona do vendedor que você está procurando. Pode parecer algo simples, mas é muito importante que já esteja bem claro nas entrevistas.
Você possivelmente receberá perfis de pessoas que tenham várias qualidades, experiências e domínio em abordagens de técnicas de vendas, mas se não tiver em mente quais delas são as mais vantajosas para seus processos e equipes, pode acabar se equivocando.
Sendo assim, analise bem a sua situação atual e seja claro ao considerar quais necessidades precisa que o vendedor consiga dominar. Tenha isso bem definido para si e também para os candidatos e ao dialogar com eles, veja como reagem às informações.
Curiosidade: Saiba que tão importante como definir o perfil do vendedor que busca, é conseguir segmentar as bases de clientes. Para isso, ter um sistema CRM eficiente é fundamental para o sucesso de vendas!
Muitas vezes você pode pegar profissionais que já tiveram experiência em situações semelhantes mas que não são empolgados a lidar com elas, ou pessoas inexperientes em técnicas mas que demonstrem entusiasmo e alternativas criativas para lidar com desafios.
Cabe a você entender a real situação e os gaps que sua empresa têm enfrentado e encontrar o candidato ideal que melhor se enquadraria nessa resolução e com suas habilidades quais resultados poderia agregar.
Dicas de Leitura: Coaching em vendas
Entenda as motivações dos candidatos
Outro requisito muito importante ao realizar o processo seletivo em vendas é entender o que motiva os candidatos. Os questione por que eles desejam entrar para a sua empresa e preencher a vaga do setor de vendas e como se vêem lidando com os desafios futuros.
Se ele já está em uma empresa atualmente, tente compreender também o que o está fazendo abrir mão de seu cargo atual e o trocando por outro. Conforme vimos no tópico das remunerações, o turnover desse tipo de vaga é alto.
Se sua empresa proporcionar um ambiente corporativo semelhante ao da empresa anterior, provavelmente será uma questão de tempo até o candidato trocar a sua por outra oportunidade também.
Por isso é sempre importante se preocupar com fatores internos como clima e cultura da organização e sempre se atentar-se aos feedbacks e apontamentos repassados pelos seus funcionários atuais.
Tendo isso em mente, aqui também entendemos se o candidato tem valores convergentes com a cultura que almejamos estabelecer na equipe, além de quais são as motivações que o inspiram e o levam a tomar suas decisões e como isso se refletirá nos demais.
Conclusão
Neste artigo vimos os principais critérios a serem seguidos antes de iniciarmos o processo seletivo em vendas. Vimos que embora seja um setor bem disputado e concorrido no mercado, cabe às melhores ofertas a atração dos melhores profissionais.
Portanto, atente-se sempre em como sua organização está posicionada, qual imagem passam, como você apresenta as oportunidades e qual maneira elas se diferenciam e se destacam das demais.
Entenda claramente quais são as suas dores exatas hoje e defina o que busca no profissional para atuar nas resoluções destes problemas.