O que pode afetar a sua confiança e fazer com que você não se sinta preparado para vender? Você sabe a importância de estar seguro durante o processo de vendas?
A confiança está em todo o processo que você segue durante as vendas!
Para te ajudar a se sentir mais preparado para vender e ainda bater suas metas separamos alguns tópicos, confira!
- Confiança em vendas: preparado para vender
- Atitudes de pessoas inseguras
- Como trabalhar sua insegurança
- Dicas sobre preparo para vendas
Confiança em vendas: preparado para vender!
A confiança transparece o que você sente para o seu lead, seja no momento de uma conversa casual ou seja no momento de fazer uma pergunta, na hora de fazer uma cold call ou até mesmo na hora de redigir um bom email.
Você já deve ter reparado que os melhores vendedores são aqueles que têm as mais altas taxas de confiança e se mostram preparados para vender.
Há meses em que você já bateu a meta e todo lead que chega você converte e aumenta sua taxa de conversão, isso provavelmente acontece pois você estava altamente confiante.
Percepção x Realidade
Um dos principais pontos sobre confiança que queremos salientar é: confiança é sobre como você se sente e a forma como você se sente preparado para vender.
Confiança não é uma questão de realidade, do que você realmente é, mas sim, de como você tem essa percepção de você mesmo.
Algumas vezes estamos com a nossa percepção abaixo da realidade e outras vezes acima, que é quando estamos confiantes demais, o que também não costuma ser de fato, bom.
A ideia é que você esteja confortável com o fracasso também, afinal, será com os fracassos que você aprenderá e se desenvolverá ao longo dos anos.
Isso não significa que você tem certeza de que não vai fracassar, significa que você vai fazer de tudo para ter sucesso, mas se não acontecer, vai ficar feliz, independente do resultado.
Pessoa corajosa x Pessoa destemida
Uma pessoa corajosa é caracterizada como diferente de uma pessoa destemida. A confiança está muito ligada a ter coragem.
Quando falamos em coragem, entendemos que ter coragem é sentir medo, mas fazer acontecer independente disso. A pessoa quando é destemida,ela é desprovida de medo e não tem insegurança.
Esse fato, algumas vezes, pode torná-la confiante demais, ou até mesmo fazer com que ela assuma riscos sem sentido.
Quando temos receio, mas escolhemos agir independentemente disso, estamos colocando em prática o mindset de confiança no nosso cotidiano.
Dica de leitura: Como criar um mindset em vendas vencedor
Atitudes de pessoas inseguras
Você vai precisar trabalhar melhor a sua confiança se, naturalmente, se considera uma pessoa insegura. As características de uma pessoa insegura são:
- São mais carentes e querem atenção;
- Trabalham empatia demais com os leads;
- Se importam muito se os leads estão inquietos ou não;
- Falam rápido demais;
- Se ofendem com facilidade;
- Focam muito em detalhes.
Se no seu caso você é o tipo de pessoa que fala rápido demais, você está transparecendo sua insegurança para o lead.
Uma boa prática aqui é você tentar adotar um tom de voz mais grave, falar pausadamente e ter mais calma em como você direciona a sua fala.
Sabemos também que, em um processo de vendas, você vai conversar com leads em diferentes cenários, com diferentes rumores e aos poucos vai se sentir mais preparado para vender.
É preciso se controlar para não se ofender facilmente, pois às vezes, por outro lado,você tem a solução certa para o lead, no momento certo.
Ele possui o problema que você facilmente resolve, mas se estiver muito preocupado em falar sobre os detalhes da sua solução vai transparecer que é uma pessoa insegura.
Saiba mais: 8 dicas para criar empatia em vendas
Como trabalhar sua insegurança e estar preparado para vender
Para ajudar nesse caminho para se tornar uma pessoa mais confiante e cada vez mais preparado para vender criamos uma lista assertiva, veja a seguir!
1. Trabalhar a sua inteligência emocional
Como comentamos anteriormente, às vezes é preciso se sentir confortável com o fracasso, afinal, no mundo das vendas é comum os casos de fracasso.
Um bom exemplo disso é o atleta Michael Jordan, o qual foi diversas vezes tirado dos times e tem um coach famoso em que ele errou mais de 9 mil arremessos finais.
Entretanto, é exatamente por isso que ele se considera um sucesso. Você ter um mindset de que o fracasso faz parte da sua trajetória é importante para você ter mais confiança!
Inteligência emocional é exatamente isso, é você ter a percepção de como você controla suas emoções em diferentes situações.
Você é capaz de controlar se o lead está feliz ou não, você não consegue controlar o quanto o lead percebe o problema que ele possui ou não.
Você pode controlar como o seu discurso se adapta àquele cenário e como você se prepara para trabalhar esse lead.
Um bom ponto em inteligência emocional, que eu tenho trabalhado muito, é exatamente esse: separar o que eu controlo e o que eu não controlo para ter percepções diferentes desses inputs.
2. Desenvolver um script direcionado
É preciso desenvolver um script de direcionamento. Esse não deve ser um script que você vai ler até o final e ficar preso a ele.
Assim como a matriz de objeções, a ideia é que esse script seja um plano B, caso aconteça alguma situação que você estava prevendo.
Você sempre pode voltar ao seu script para garantir que o seu discurso esteja alinhado e direcionado, minimamente, segundo a sua proposta de valor.
Esse tipo de material, quando bem estruturado, é interessante porque nos ajuda, exatamente, na parte dos controláveis.
Os scripts ajudam a controlar suas ações e reações, para que consiga entrar nesse mindset e transparecer confiança para o lead.
Leia também: 5 passos para estruturar uma equipe de vendas
Dicas para ficar bem preparado para vender
Algumas dicas também são bem interessantes no momento de criar e manter essa confiança em seu processo de vendas. Veja abaixo:
1. Desapegue do resultado
Essa dica é sobre o que citamos durante o artigo, que é ter conforto no fracasso, ou seja, estar feliz independente da situação.
Exemplo: Há um momento que você precisa entrar em uma reunião e, independente desse lead me responder com sim ou não, você vai estar satisfeito, pois sabe que o seu produto gera valor.
Pode não gerar para esse lead em específico, porém gera para os outros. É isso que me faz ficar satisfeito, é isso que deve te dar confiança para entrar nessa reunião e mostrar que você pode gerar valor.
2. Trabalhe a linguagem corporal
A linguagem corporal também é um ponto muito importante, até mesmo para inside sales.
Diversas pesquisas mostram que, quando você fica em uma posição que transpareça confiança, por alguns minutos, você começa a liberar neurotransmissores que fazem você ficar, de fato, mais confiante e preparado para vender.
Então, antes de uma reunião, ou antes de qualquer conversa em que você está se sentindo um pouco mais inseguro:
- Fique por mais de dois minutos parado de pé com as pernas mais abertas e as mãos na cintura.
- Sente-se com as mãos atrás da cabeça e com as pernas cruzadas.
Só por ficar em duas dessas posições, respirando fundo e relaxando por alguns minutos, você consegue se sentir mais preparado para vender, e consegue até trabalhar a sua ansiedade.
3. Preparado para vender? Visualize o sucesso
Antes de entrar em uma reunião, por exemplo, visualize o cenário em que tudo dá certo.
Desenhe um cenário de sucesso, não só pensando na conversão do lead, mas visualizando o cenário de sucesso como um todo. Isso vai te deixar mais otimista, ativando um mindset positivo, preparado para vender e gerando mais confiança.
Leia também: 11 hábitos de sucesso em vendas
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Assim, é preciso se sentir preparado para vender mais, porém é preciso também contar com o auxílio de boas ferramentas para atingir o melhor desempenho possível.
Uma ferramenta essencial no mundo das vendas é o software CRM, afinal, essa plataforma é um suporte para os vendedores, uma vez que armazena dados dos clientes, dos vendedores e todo o histórico de vendas.
A plataforma CRM pode ser fundamental para ajudar as pessoas a se sentirem preparadas para vender!
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