Pós-vendas: como criar um bom sistema

pós-vendas

O pós-vendas se trata de um etapa do processo de vendas que deve ser visto com o mesmo tipo de atenção que as fases conectadas à aquisição do produto ou serviço a ser oferecido por uma companhia, independentemente de sua especialidade.

A única coisa que deve ser levada em conta é a completa satisfação dos seus clientes, permitindo com que eles se tornassem mais do que simples clientes, e sim parceiros comerciais, que ajudem na divulgação das suas atividades comerciais.

Sendo o pós-vendas tipo de estratégia responsável para que uma marca específica de refrigerantes seja vista como referência em seu mercado. Com a mesma coisa valendo para o setor de tecnologia, de moda, entre as mais diversas alternativas presentes no cenário atual.

Um sistema que permite com que uma marca seja reconhecida como sinônimo de qualidade. Até mesmo por aqueles que não são clientes direto dos seus serviços, mas que podem atuar no processo de compartilhamento de informações sobre a empresa.

A fazer assim com que um indivíduo que se veja na necessidade de adquirir um bebedero de água para o seu escritório de advocacia, que será aberto nos próximos meses, procure diretamente por um marca em específico, diante do reconhecimento geral dela.

Mas para que esse reconhecimento seja garantido, é preciso que essa empresa trabalhe com um conjunto amplo de estratégias, levando em conta sua associação com público, além de diferentes formas de aprimorar esse contato com sua audiência.

Com o mercado desenvolvendo com frequência novas estratégias de marketing, justamente ao observar as novas ferramentas que vão sendo apresentadas tanto no meio comercial como ao público, buscando uma forma de conectar ambos.

O que leva a um serviço de calibração apostar em práticas que ajudem na percepção que esse negócio pode ter diante do seu público-alvo, independentemente da sua segmentação específica, já que todos os mercados lidam com as expectativas de sua audiência.

Por meio de uma relação que não deve terminar após a conclusão de uma compra ou contratação de um serviço. Pelo contrário, esse momento deve ser visto como a primeira etapa de uma duradoura relação com tal cliente recém-conquistado.

Veja mais sobre o controle de vendas.

Ao que se refere a etapa de pós-vendas?

Essa fase no processo de compra tem um nome bastante intuitivo, estando relacionado às ações a serem tomadas logo após a realização de uma venda. Tudo com o propósito de manter esse cliente associado a sua empresa o maior tempo possível.

Tratando-se de ações diretamente conectadas ao processo de preservar a relação de uma marca com o seu público, tanto aqueles que apresentam um potencial de compra, como aqueles que em teoria já foram atingidos por sua comunicação, adquirindo seus produtos.

Por meio de um acompanhamento pós-compra, uma companhia pode ter acesso à satisfação desse cliente em relação ao que foi comprado por ele, de forma a identificar o que pode ser melhorado em relação a tal compra para os futuros clientes.

Permitindo assim com que uma empresa não só tenha uma relação duradoura com seus antigos clientes, mas também inicie um contato cada vez mais aprimorado em relação aos novos públicos que essa marca busca atingir.

Aumentando não só o seu número de clientes, como também a intensidade de compra de cada um desses indivíduos, que após se sentirem satisfeitos com suas aquisições podem voltar a fazer-lhe. E em um nível muito mais extenso.

Como uma loja que adquire uma máquina de café para comércio, e que após ver os benefícios em relação a ter uma em seu estabelecimento comercial, opta por realizar o pedido de outras máquinas, uma para cada filial do seu negócio.

Esse acompanhamento pós-vendas pode ser feito por meio de diversos canais, tais como:

  • Telefone;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Atendimento pessoal;
  • Software de CRM.

Leitura complementar – O que é um Software de CRM?

Tudo depende do nível de especialidade de um negócio. Já que a prática de pós-venda é positiva tanto para um grande conglomerado comercial, como para um pequeno negócio que acaba de abrir em seu bairro. Diantes do benefícios associados a essa técnica.

As vantagens comerciais do pós-venda

Diversos são os motivos pelos quais um negócio deve ter atenção ao processo de pós-venda, garantindo uma série de benefícios, principalmente na forma com a qual esse projeto comercial se relaciona com o seu público, atual ou futuro.

Fidelizando clientes

Ao criar uma relação profunda com seus clientes, uma empresa passa a fidelizar essa sua audiência, o que pode levar tanto ao retorno desses consumidores, como também a uma divulgação espontânea dos seus serviços por parte dessa audiência.

Uma realidade que permite com que uma empresa responsável por serviços de portaria consiga não só aumentar o seu número de clientes, como também apresentar outros serviços oferecidos por tal companhia ao seu público conquistado.

Maior reconhecimento da empresa

Diretamente associado a isso, é perceptível o crescimentos sobre a percepção do público geral em cima da sua companhia. Com um atendimento diferenciado sendo algo a ser reconhecido, atuando na experiência do cliente. Temática de destaque no cenário atual.

Redução de gastos

Adotar uma comunicação contínua com o seu público de clientes pode exigir uma maior aplicação financeira, contudo, essa ação não deve ser vista como um gasto e sim como um investimento, diante da redução de custos ao qual essa empresa terá acesso.

Impactando, por exemplo, no custo de aquisição de clientes associados a uma companhia que confecciona brindes personalizados para empresas, pois quando um negócio passa a contar com o retorno do seu público, menores são os custos para adquirir novos clientes.

Agora, para garantir que esses benefícios referentes ao pós-venda sejam alcançados pelo seu projeto comercial, é necessário desenvolver um sistema otimizado de implementação.

5 passos para criar um sistema de pós-vendas

Um bom sistema de pós-vendas lida com uma série de fatores e informações, referentes tanto ao seu público como também às práticas já adotadas por uma empresa. Tudo tendo que ser visto com atenção, para a criação do melhor sistema nesse sentido.

1. Conheça o seu público

Para que sejam adotadas ações capazes de otimizar a reação de uma empresa com o seu público, primeiro é importante conhecer essa audiência, de forma a adotar ações que correspondam aos interesses e expectativas desse público.

Isso em um cenário que permita com que os funcionários de uma companhia saibam inclusive qual o melhor tom de diálogo a ser adotado, assim como canal de comunicação poderá surtir mais efeito no propósito de manter contato com seus clientes após a compra.

2. Mantenha contato

Erra quem pensa que o pós-vendas lida somente com o tradicional e-mail enviado após uma compra online, perguntando sobre a satisfação do cliente com essa aquisição. Essa prática se trata apenas de uma entre as várias ações que devem ser adotadas por uma empresa.

Sendo importante manter um contato também a longo prazo, indo além das felicitações de aniversário, por mais que elas tenham uma importância nesse processo conhecido como follow up. É preciso variar sua comunicação, enviar brindes, entre outras ações.

A ferramenta de CRM é ideal para registrar de follow up e troca de informações entre empresa e cliente. Vale a pena pesquisar sobre o assunto e adotar esse software de gestão comercial em seu negócio.

3. Lance novos produtos e serviços

Uma empresa parada no tempo dificilmente conseguirá se desenvolver, por isso sendo importante de tempos em tempos renovar a sua linha de produtos e serviços. Como uma fábrica de etiqueta tag, que pode oferecer uma série de diferentes cores, por exemplo.

Outra questão é que esse processo de lançamento garantirá também que a companhia ganhe uma maior atenção por parte do seu público, a se interessar por essa nova modalidade de serviços oferecida.

4. Otimize seu atendimento

Para garantir que o pós-vendas alcance os melhores resultados diante da relação da sua empresa com o seu público, é importante otimizar as técnicas associadas aos seus canais de atendimento, disponibilizando um contato direto com os seus clientes.

A permitir com que esses indivíduos possam tirar qualquer dúvida em relação ao serviço recém-adquirido, como a realização de ensaios não destrutivos sobre os materiais a serem usados na confecção dos seus produtos.

No seu CRM de Vendas deve ficar registrado os contatos com os clientes e o resultado final de cada atendimento.

Nada de perder o foco na gestão da carteira dos seus clientes.

5. Atenção aos seus funcionários

Se a relação com os seus clientes é tão importante para o progresso de uma companhia, é preciso ter atenção também a outro público associado aos seus serviços, que é a sua audiência interna, ou seja, o seu número de colaboradores.

Nesse sentido os seus funcionários agem como o rosto da empresa, sendo responsáveis por agir como uma ponte entre a companhia e o seu público. Principalmente por meios dos vendedores, que devem manter contato com seus clientes após a realização de uma venda.

A partir da aplicação dessas 5 estratégias o seu empreendimento poderá ter acesso a uma relação otimizada junto ao seu número de clientes.

Garantindo dessa forma com que uma empresa que presta serviços de treinamentos de segurança do trabalho, consiga ter a melhor relação possível junto do seu público, alcançando assim os melhores benefícios em seu mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

E-books

Compartilhe