Todos nós e principalmente os empreendedores, buscam atingir seus objetivos gerais, não é mesmo? O planejamento estratégico, ou plano estratégico, é o documento que irá nos ajudar durante o processo.
Ele auxilia na elaboração das estratégias necessárias para que a empresa saia da zona de conforto e chegue a posição almejada, ou seja, nesse documento são elencados as ações a serem desenvolvidas ao longo do tempo!
Para entender mais como essa ferramenta funciona, continue lendo esse texto e confira abaixo os tópicos que serão abordados:
- O que é um planejamento estratégico?
- Por que fazer um planejamento estratégico?
- Quais são as vantagens de realizá-lo?
- Aprenda a realizar o seu planejamento estratégico
- Melhores chances de sucesso!
O que é um planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é o documento que vai ajudar a empresa a conquistar os seus objetivos a longo prazo, ou seja, ele determinará qual será a direção e as ações necessárias para alcançá-los, como se fosse um guia.
Ajuda a formalizar a visão que determinará o futuro da empresa, alinhados com a missão e os valores, visando os objetivos gerais da organização para 5 a 10 anos, e por esse motivo, não prevê tantos detalhes ou informações tão específicas.
O planejamento estratégico abrange a organização como um todo, agindo de maneira inteligente para colocar a empresa no caminho correto, para que os objetivos sejam alcançados com maior facilidade.
Ah, vale lembrar que ele pode ser utilizado desde a implementação, crises e até a expansão da empresa.
Para aprender mais: Sistema CRM: O que é e para que serve?
Os tipos de planejamento estratégico
Existem dois tipos de planejamento estratégico, que são o tático e o operacional, que são diferenciados por alguns fatores, como: prazo, especificidade, público e outros.
- O planejamento tático ajuda a concretizar as ideias de determinado negócio, após avaliar sua viabilidade e formalizar a maneira que será feito. Levando em consideração o contexto, já que, o planejamento tático não abrange toda a empresa.
- Já o planejamento operacional, é responsável por manter os processos alinhados com os objetivos estratégicos do negócio.
Por que fazer um planejamento estratégico?
Para começar a colocá-lo em prática, você precisa ter tempo, disposição e refletir muito sobre o assunto. Veja os motivos pelos quais você deve investir em um planejamento estratégico para a sua empresa
1. Visão clara da empresa
Todos os colaboradores da empresa têm acesso a essa ferramenta, isso permite que todos entendam a identidade e os objetivos que ela possui e podem traçar ideias para torná-los reais.
Os colaboradores farão parte da elaboração de todos os planos desenhados, essa troca ajuda a aumentar o engajamento da sua equipe e colabora com a inovação de diversos setores.
2. Faça acontecer
As ações definidas a partir do planejamento estratégico, permitem atingir os objetivos gerais do empreendimento para chegar a posição desejada. Ele irá servir como um mapa, para direcionar e tornar todos os esforços mais assertivos, além de aumentar a eficiência e reduzir o tempo necessário para alcançar as metas.
3. Vantagem competitiva
As empresas que aplicam o planejamento estratégico possuem um grande diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes.
Pois, a partir dessa estratégia, é possível remar na direção correta dos seus objetivos e se destacar no mercado, evidenciando os seus diferenciais.
3 perguntas importantes
Existem três perguntas básicas e muito importantes para entender melhor como o planejamento estratégico. Confira quais são:
- Onde está sua empresa atualmente?
- Onde pretende chegar?
- O que fazer para chegar lá?
Quando os 3 questionamentos forem respondidos, o planejamento estratégico irá acontecer de maneira automática!
Quais são as vantagens do planejamento estratégico?
Veja a seguir quais são as principais vantagens de optar pelo planejamento estratégico:
- Geração de insumos para tomada de decisão: a partir de um planejamento estratégico, você pode tomar decisões coerentes para resolver determinados problemas, e consequentemente, aumentar a assertividade nas escolhas.
- Identifica problemas: com uma estratégia bem definida, podemos gerir e identificar diversas dificuldades dentro da empresa, o que permite estruturar melhor os processos para corrigi-los.
- Alinhar a equipe: quando sua equipe está alinhada e trabalhando focada no mesmo propósito, o resultado final tende a ser muito melhor do que o esperado, além de potencializar os talentos e esforços dos colaboradores. Aumentamos também o grau de comprometimento da equipe e mantê-la mais engajada.
- Organização: ajuda a ter uma visão mais clara dos objetivos, já que o planejamento permite que se tenha itens tangíveis. Aumentando consequentemente a otimização do tempo.
- Proporciona decisões racionais: permite a tomada de decisões de maneira racional, visto que, elas serão baseadas em dados previamente mensurados, além de priorizar as tarefas que precisam ser realizadas.
Aprenda a realizar o seu planejamento estratégico?
Existem algumas etapas para realizar o seu planejamento estratégico, continue lendo e descubra quais são:
1. Entenda o cenário atual e o futuro
É muito importante que você entenda e avalie qual a fase que sua empresa se encontra, para traçar planos e poder chegar em determinado ponto no futuro.
Nesse momento, é possível antecipar e identificar as oportunidades e desafios que provavelmente serão enfrentados pelo caminho e traçar planos para a resolução dos mesmos.
É válido analisar os ambientes internos e externos para descobrir como eles podem impactar nos resultados da sua empresa, para isso você pode utilizar a matriz SWOT.
Dica de leitura: O que é Matriz SWOT?
2. A missão é o seu propósito
O posicionamento é um dos fatores centrais para guiar a sua estratégia, por isso, defina a missão, a visão e os valores da empresa.
Esses pontos são os princípios básicos para definir as atividades e comportamentos das pessoas ligadas à organização e podem ser considerados o tripé de sustentação.
3. Defina suas metas
O planejamento estratégico é um mapa para auxiliá-lo durante o percurso, suas metas serão as realizações objetivas a curto prazo, e os objetivos são aquelas mais amplas a médio e longo prazo.
Lembre-se de considerar metas realistas, mensuráveis e relevantes para o seu negócio!
4. Conheça seu público-alvo
Faça um estudo aprofundado para descobrir quem são seus clientes e identificar alguns pontos como características demográficas, comportamentais e até psicográficas.
Essa é a maneira mais inteligente para criar estratégias que engajem os clientes e tragam resultados.
5. Indicadores e métricas de sucesso
Agora você precisa de indicadores que possam medir e avaliar o progresso da sua estratégia.
Portanto, escolha alguns indicadores chave para avaliar os pontos que foram levantados por você, eles são essenciais para identificar se suas estratégias estão funcionando ou não.
6. Plano de ação
Pelo fato do planejamento estratégico ser mais amplo e utilizado para objetivos a longo prazo, as ações não são tão detalhadas. Confira as 7 principais perguntas para traçar o plano de ação:
- O que deve ser feito
- Porque deve ser feito
- Quem deve fazer
- Onde deve ser feito
- Quando deve ser feito
- Como deve ser feito
- Quando custará para ser feito
7. Acompanhe os resultados
Não adianta nada realizar todas essas etapas que citamos até aqui e não acompanhar os resultados e o progresso das ações. Nessa etapa será o momento de identificar as ações que precisam ser modificadas na sua estratégia para que seja possível conquistar os objetivos traçados.
Melhores chances de sucesso!
O planejamento estratégico oferece uma visão clara da sua empresa, vale reforçar que essa estratégia só irá funcionar se o plano for aplicado coletivamente.
Ele oferece alternativas para seguir direções mais assertivas e aumenta suas chances de sucesso no mercado, já que, você estará à frente dos concorrentes.
Coloque os ensinamentos em prática e boa sorte!